
Uma Voz, Uma História - Promover a leitura e a oralidade em alta voz turma 01
Apresentação
Tanto a leitura silenciosa como a leitura em voz alta e a narração oral são transversais a qualquer área de aprendizagem, Língua Portuguesa, Ciências, Artes, Matemática e Cidadania. E cada vez mais presentes em contexto da Biblioteca Escolar. E no processo de aprendizagem surgem vários desafios tanto para quem ensina como para quem aprende. Desafios estes que podem ser trabalhados e canalizados de forma consciente para uma melhoria no ensino e na aprendizagem das várias temáticas escolares. Neste curso as aulas são realizadas de forma progressiva, abordando temas como os livros ilustrados, a leitura em voz alta, a oralidade, a tradição oral, a expectativa, a técnica, a sabedoria, a imaginação, a relação com a história e os ouvintes, memorização, resumo e detalhes da história, o que se pode ensinar/aprender a ler em voz alta/contar uma história, formas de narrar, recursos utilizados, e a identidade de cada um a contar histórias. As histórias não são importantes apenas na vida das crianças e podem transformar a vida dos jovens e de muitos adultos: Não apenas as crianças, mas também adultos podem descobrir numa história a solução de algum problema... (SILVA, 1998, p.52). E com esta verdade vieram os livros ilustrados para todas as idades e não só. Na última década tem havido um crescimento na edição de livros ilustrados, uns inspirados nos clássicos outros de autores contemporâneos, tanto autores portugueses como autores traduzidos.
Destinatários
Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220, 300, 910
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220, 300, 910. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220, 300, 910.
Objetivos
1. Conhecer a história do contador de histórias 2. Descobrir o potencial do livro ou história tradicional aperfeiçoando os mecanismos de seleção documental 3. Identificar as diferenças da leitura em voz alta e a oralidade 4. Interligar a leitura silenciosa e a leitura em voz alta 5. Desenvolver a capacidade de interpretação 6. Abordar várias técnicas de contar histórias investindo na (re)escrita. 7. Praticar a projeção de voz e a dicção 8 Melhorar a expressividade e a criação de contextos de narração oral. 9. Contar uma história com livro e sem livro
Conteúdos
1. Quem é o contador de histórias e sua história. 1.1 Seleção documental: diversificação de suportes e valores das mensagens. 1.2 Seleção de textos e exercícios para ler em voz alta e em suportes variados. 1.3 Identificação de intenção persuasiva, valores e modelos projetados, sentidos poéticos e metafóricos. 1.4 Apropriação do sentido global de um texto. 1.5 Registos orais indutores de significantes. 1.6 A utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto. 1.7 Compreensão e expressividade. (8 horas presencial ou online). 2. A performance literária: O contemporâneo: 2.1 A história com livro, a leitura em voz alta, técnicas vocais, a importância da relação: livro, voz, dicção, emoção e corpo na arte de contar histórias. 2.2 Semelhanças e diferenças: leitura em voz alta e narração oral: contar com livro e a oralidade. (5 horas presencial ou online). 3. Os vários pontos de partida para contar uma história: 3.1 Livro ilustrado, A ilustração/ uso e linguagem das imagens na leitura em voz alta e a narração oral. 3.2 A leitura e a escrita com domínio seguro da organização em parágrafos e dos mecanismos de coerência e de coesão textual. 3.3 Reescrita de textos com adequação ao contexto, a correção linguística (ortografia, e pontuação), potenciado o reconto oral e mantendo a coesão e coerência textuais: real, vivida ou ouvida. 3.4 Conto tradicional. (5 horas presencial ou online). 4. A oralidade, o conto tradicional, a importância da relação: 4.1 Oralidade, voz, dicção, emoção e corpo na arte de contar histórias. 4.2 Estilos da Arte de Contar: jogos e atividades para adaptar, transformar ou criar histórias. 4.3 Trabalhar uma história com livro ou sem livro: apresentação em grande grupo. (7 horas presencial ou online).
Metodologias
Este curso de formação terá a duração de 25 horas com cinco sessões. Será organizado e desenvolvido no formato presencial e /ou a distância com apresentação teórico-prática em atividades práticas e fóruns de discussão. O(s) formador(s) e/ou palestrante(s) terá um papel de promotor e facilitador da reflexão sobre as questões atuais. Com base na tradição oral, serão criadas oportunidades de partilha de acervo, de treino das habilidades de leitura individuais e em grupo, privilegiando propostas integradoras de carácter laboratorial com textos tradicionais através de processos e suportes diversificados. Sempre que possível potenciar-se-ão os projetos de cada formando no contexto do seu trabalho. Sempre que se julgue oportuno poderão ser convidados especialistas para alagar horizontes quanto aos conteúdos e aos projetos enunciados. As sessões partem de um breve enquadramento teórico, mas são eminentemente práticas, baseadas na realização de exercícios práticos e jogos pedagógicos. Para além do acompanhamento, tendencialmente personalizado a cada participante, a previsão é que se concretize um produto final, uma história e uma leitura, por cada formando.
Avaliação
Os critérios de avaliação serão elaborados de acordo com o Regulamento Jurídico da formação Contínua e cartas circulares sobre a avaliação da formação contínua.Avaliação individual, na esala de 1 a 10 valores. Referenciais a considerar: Empenho e participação nas sessões; Trabalho individual: escrito e oral.
Bibliografia
Bastos, Glória (1999). Literatura Infantil e Juvenil, Universidade Aberta.Cléo Busatto (2003). Contar e encantar: Pequenos segredos da narrativa. Petrópolis, RJ: Vozes, p 45/51.Jean, Georges (1999). A Leitura em Voz Alta, Instituto Piaget.Sorsy, Inno, Gislayne Avelar (2005). O Ofício do Contador de Histórias, Martins Fontes.Vilhalva, Shirley (2007). A marca individual do Contador de histórias. In IV Encontro Regional Sul de História Oral - Culturas, Identidades e Memória.
Observações
Inscrições a partir de 3 de fevereiro
Formador
Elsa Marina Alves Lopes Marques Serra
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-03-2025 (Sábado) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 08-03-2025 (Sábado) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 13-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 18-03-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 27-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 03-04-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Online síncrona |
7 | 05-04-2025 (Sábado) | 09:30 - 13:00 | 3:30 | Presencial |
8 | 05-04-2025 (Sábado) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |