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IPI - Ação centrada na família e nos contextos naturais de vida turma 01

Apresentação

De acordo com o Dec. Lei n.º 281/2009 de 6 de outubro, o Sistema Nacional Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) é uma atuação coordenada de 3 Ministérios (Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social), que “procura dar respostas a famílias e crianças em situação de vulnerabilidade, devido à presença de uma alteração ou risco de atraso no normal desenvolvimento da criança. Quanto mais precocemente forem acionados os mecanismos de intervenção, maior será o potencial de desenvolvimento e autonomia da criança e menor o impacto das suas limitações funcionais de origem”. Assim a Intervenção Precoce na Infância - IPI centra-se num conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e na família, incluindo ações de natureza preventiva e reabilitativa, designadamente no âmbito da educação, da saúde e da ação social, procurando dar as respostas adequadas as crianças dos 0 aos 6 anos acima identificadas e suas famílias. A ação do SNIPI no terreno é implementada pelas Equipas Locais de Intervenção (ELI). Estas são equipas multidisciplinares, com base em parcerias institucionais, envolvendo vários profissionais de diferentes ministérios. Procuram promover uma abordagem transdisciplinar para garantir uma resposta eficaz à multiplicidade e complexidade das necessidades das crianças e suas famílias no sentido da capacitação das mesmas. Tal como preconizado pelas Boas Práticas Recomendadas em IPI, a ELI procura assegurar uma intervenção: centrada na família; inclusiva; em contextos naturais de aprendizagem; baseada nas rotinas diárias da criança; assente na capacitação dos cuidadores; alicerçada num trabalho de equipa, preferencialmente transdisciplinar; que privilegie uma coordenação de serviços e recursos. Esta ação surge após o 1º Encontro Regional do Oeste do SNIPI realizado a 30 de novembro de 2023 nas Caldas da Rainha, e o facto de nos termos apercebido que dado o horário em que o mesmo decorreu, impossibilitou alguns docentes e técnicos de participar e que os mesmos manifestaram interesse nos conteúdos. Perante isto, lançamos este desafio, estando aberto a todos os docentes diretores, coordenadores e técnicos que manifestem interesse na temática, preferencialmente aos da nossa zona de intervenção.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Dar visibilidade à ação das Equipas Locais de Intervenção Precoce na Infância – ELI, do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na infância - SNIPI; - Sensibilizar para as dinâmicas da Intervenção Precoce na Infância - IPI, centradas na família e nos contextos naturais de vida; - Envolver a comunidade em geral e os contextos naturais de vida numa dinâmica de práticas colaborativas em Intervenção

Conteúdos

Enquadramento SNIPI Cuidar e Educar nos Primeiros Anos de Vida e a Intervenção Precoce na Infância O que é a Intervenção Precoce na Infância nas práticas das ELI, acção centrada na família e contextos naturais de vida Modelo de Consultoria Colaborativa nas Estruturas Educativas / Programas de IPI Baseados nas Rotinas

Metodologias

Seminário ação sensibilização Abordagem teórica/prática Dinâmica reflexiva e envolvente dos participantes

Avaliação

Presença e preenchimento do questionário de avaliação da ação a enviar pelo CFAE, aos formandos

Modelo

Preenchimento do questionário de avaliação da ação a enviar pelo CFAE, aos formandos

Formador

Maria Teresa Nunes Marques da Silva Dias

Início: 14-05-2024
Fim: 14-05-2024
Acreditação: 21032024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Auditório da Câmara Municipal de Peniche

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