Organização e Gestão de Bibliotecas Escolares turma 01

Apresentação

A afirmação das novas tecnologias da informação e comunicação introduziu um novo paradigma educativo na escola atual. O livre acesso à informação colocou novas questões e desafios ao processo de ensino-aprendizagem, bem como a aquisição de novas competências literácicas. A biblioteca escolar adquiriu um novo estatuto no âmbito do apoio ao currículo, instituindo-se como centro de aprendizagem e capacitação nos domínios das literacias da leitura, da informação e dos media. Neste contexto configura-se de grande interesse a proposta desta ação de formação, como contributo para a atualização dos percursos profissionais dos Assistentes Operacionais, parceiros fundamentais no apoio ao bom funcionamento da Biblioteca Escolar e como resposta eficaz e adequada às necessidades da comunidade educativa. A presente ação de formação, dirigida a Assistentes Operacionais, resulta da necessidade de formar técnicos com conhecimentos e competências na área das Bibliotecas Escolares, que respondam às necessidades e exigências do novo paradigma educativo. Estes profissionais integram as equipas das Bibliotecas Escolares e desempenham um papel fundamental na organização e funcionamento destes centros de aprendizagem, funcionando como verdadeiros mediadores do acesso à informação. A aquisição de competências nos domínios da gestão dos serviços e dos recursos, bem como na promoção da leitura e das literacias da informação e dos media, constituem pilares fundamentais de competência profissional, que esta formação pretende assegurar a estes agentes educativos.

Destinatários

Assistentes Operacionais em exercício de funções em bibliotecas escolares

Objetivos

1. Capacitar os assistentes operacionais no domínio das TIC, designadamente na utilização da plataforma Moodle, programas de edição de texto, imagem e vídeo, trabalho com folhas de cálculo e domínio aplicações utilizadas nas Bibliotecas Escolares para curadoria de conteúdos e difusão da infirmação. 2. Refletir sobre a Sociedade da Informação e a importância das redes. 3. Compreender a biblioteca como elemento funcional de desenvolvimento pedagógico incorporado nas estruturas da escola, na Rede de Bibliotecas Escolares e na Sociedade da Informação e do Conhecimento. 4. Identificar o papel, missão, função e objetivos das Bibliotecas Escolares no contexto educativo formal e não formal. 5. Dominar procedimentos de organização e gestão documental no âmbito da Biblioteca Escolar. 6. Reconhecer a importância dos serviços da Biblioteca Escolar no apoio ao currículo e capacitação dos alunos nas diferentes literacias, nomeadamente da leitura, da informação e dos media. 7. Conhecer normas e procedimentos de atendimento ao público favoráveis ao correto desempenhos das suas funções ao serviço das Bibliotecas Escolares.

Conteúdos

Conteúdos: Módulo 1 - Capacitação digital: uso das TIC âmbito do trabalho na Biblioteca Escolar (25 horas – 15 horas presenciais e 10 horas on-line assíncronas) - Plataforma Moodle: funcionalidades como plataforma de formação - Plataforma Moodle: funcionalidades no processo de produção e difusão da informação no âmbito da Biblioteca Escolar - Programas de edição de texto, folhas de cálculo e criação de apresentações (Word, Excel e PowerPoint…) - Programas de edição de imagem e vídeo (Paint e Adobe Spark Video…) - Aplicações bibliotecas digitais e para curadoria de conteúdos (Calibre, Wakelet…) - Blogues e redes sociais: princípios base de funcionamento e publicação de notícias - Cidadania digital: segurança, direitos de autor e proteção de dados Módulo 2 - Missão e organização da Biblioteca Escolar (25 horas – 13 horas presenciais e 12 horas on-line assíncronas) - Estrutura e modo de articulação da Rede de Bibliotecas Escola ao serviço das escolas - Orientações da Rede de Bibliotecas Escolares relativas à organização e gestão das Bibliotecas Escolares - Missão da Biblioteca escolar no quadro da concretização do projeto educativo da escola e do seu plano anual de atividades - Organização do espaço físico e do acervo documental da Biblioteca: normas, procedimentos e boas práticas - Funções do assistente operacional na equipa da Biblioteca Escolar e nos serviços por esta assegurados Módulo 3 - Gestão e tratamento de documentação/Informação (25 horas – 13 horas presenciais e 12 horas on-line assíncronas) - Conceito de gestão da coleção e dos procedimentos a ela associados: avaliação da coleção, gestão de aquisições e doações, desbaste e crescimento da coleção - Tratamento documental: circuito do documento, catalogação, classificação, indexação, cotação, registo e etiquetagem - Programas de gestão documental (Prisma, Biblio.NET…): exercícios práticos e criação e edição de registos - Arrumação da coleção e normas de acesso quer físico quer digital - Utilização de catálogo: pesquisa simples e booleana. - Acesso e difusão da informação: princípios, procedimentos e boas práticas Módulo 4 - Gestão dos serviços documentais e pedagógicos da biblioteca (25 horas – 14 horas presenciais e 11 horas on-line assíncronas) - Gestão do serviço de circulação e empréstimo: tipos de empréstimos suas normas e procedimentos. - Programas de gestão de empréstimos (Prisma, Biblio.NET…): exercícios práticos de criação de leitores e registo de empréstimos e devoluções. - Gestão dos serviços de receção e apoio aos utilizadores: normas de conduta, procedimentos e instrumentos de registo. - Programa da Biblioteca Escolar para apoio ao currículo nomeadamente no que se refere à implementação do Referência Aprender com a Biblioteca Escolar: identificação, apoio e dinamização do trabalho com turmas. - Formação de utilizadores: princípios, programas e boas práticas.

Metodologias

Realização de sessões teórico-práticas presenciais (mínimo de 50%) com apresentação dos conteúdos propostos e trabalhos individuais e/ou em grupo, sendo o tempo online síncrono ou assíncrono e destinado exclusivamente à realização de exercícios e trabalhos práticos. Demonstração do uso de programas, ferramentas e instrumentos ligados à gestão da Biblioteca Escolar seguidos de realização de exercícios práticos com os mesmos. Partilha de práticas relativas a procedimentos de organização e gestão da Biblioteca, reflexão e avaliação dessas práticas com o apontar de boas práticas em cada um dos domínios. Verificação das aprendizagens - oral e escrita - e observação da execução de um trabalho.

Avaliação

Expressão final da avaliação (quantitativa / qualitativa): Qualitativa Quantitativa (0 a 20 valores) Excelente 18-20; Muito Bom 15-17; Bom 13-14; Regular 10-12; Insuficiente <10

Modelo

Inquérito e Relatório.

Bibliografia

PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. O que queremos para o futuro das bibliotecas escolares [Em linha]. Lisboa: RBE. Retirado de: http://www.rbe.mec.pt/np4/396 .html PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Programa Rede de Bibliotecas Escolares: Quadro Estratégico 2021-2027[Em linha]. Lisboa: RBE. Retirado de: https://rbe.mec.pt/np4/?newsId=890&fileName=qe__21.27.pdf PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Prioridades 20/21 escolares [Em linha]. Lisboa: RBE. Retirado de: https://rbe.mec.pt/np4/Prioridades.html PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. A Biblioteca Escolar no Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola [Em linha]. Lisboa: RBE. Retirado de: https://rbe.mec.pt/np4/file/635/padde_be.pdf PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Gestão de coleções [Em linha]. Lisboa: RBE. Retirado de: https://rbe.mec.pt/np4/file/1096/gestao_colecao.pdf

Observações

Formadoras: Paula Ribeiro e Eduarda Mota

Ação a iniciar na semana de 10 a 15 de outubro. Horário a definir até ao dia 15 de setembro/22

Formador

Eduarda Maria da Silva Ribeiro Mota

Paula da Conceição Rodrigues Ribeiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-10-2022 (Sexta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
2 24-10-2022 (Segunda-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Online assíncrona
3 28-10-2022 (Sexta-feira) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
4 31-10-2022 (Segunda-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Online assíncrona
5 11-11-2022 (Sexta-feira) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
6 14-11-2022 (Segunda-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Online assíncrona
7 25-11-2022 (Sexta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
8 06-12-2022 (Terça-feira) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
9 07-12-2022 (Quarta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Online assíncrona
10 13-12-2022 (Terça-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
11 14-12-2022 (Quarta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Online assíncrona
12 03-01-2023 (Terça-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
13 04-01-2023 (Quarta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Online assíncrona
14 17-01-2023 (Terça-feira) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
15 24-01-2023 (Terça-feira) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
16 25-01-2023 (Quarta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Online assíncrona
17 31-01-2023 (Terça-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
18 01-02-2023 (Quarta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Online assíncrona
19 07-02-2023 (Terça-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
20 08-02-2023 (Quarta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Online assíncrona
21 14-02-2023 (Terça-feira) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
22 28-02-2023 (Terça-feira) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
23 01-03-2023 (Quarta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Online assíncrona
24 07-03-2023 (Terça-feira) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
25 08-03-2023 (Quarta-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Online assíncrona
26 14-03-2023 (Terça-feira) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
27 15-03-2023 (Quarta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Online assíncrona
28 21-03-2023 (Terça-feira) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
Início: 21-10-2022
Fim: 21-03-2023
Acreditação: DGAE/2022
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: b-learning
Duração: 100 h
Local: Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro - Caldas da Rainha