Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva: Da promoção da educação inclusiva à recuperação de aprendizagens turma 01
Apresentação
Esta ação de formação decorre do trabalho desenvolvido desde 2017/2018 pelo CFAE Centro Oeste, no apoio às Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), para a implementação dos Dec. Lei n.º 55/2018 e n.º 54/2018, de 6 de julho. No ano letivo de 2021/2022 foi desenvolvida uma ação de formação A ação das EMAEI na promoção da educação inclusiva: trabalho em rede, com registo de acreditação CCPFC/ACC-112695/21 que proporcionou um excelente suporte ao trabalho em rede de todos Agrupamentos de Escolas. Feita uma avaliação muito positiva, formandos e formadores concluíram ser fundamental continuar este projeto formativo, no ano letivo de 2022/2023, mantendo a rede de cooperação entre EMAEI, apoiando, deste modo, o trabalho destas equipas. Pretendemos manter o foco no alargamento a mais docentes dos agrupamentos de escolas, continuando a implementar ACD (3h) em torno de temáticas pertinentes, orientadas por especialistas convidados. Esta ação irá contemplar ainda a partilha de experiências e práticas inclusivas, numa rede mais ampla, envolvendo outros Centros de Formação da área da Equipa Regional de Lisboa e Vale do Tejo para a Autonomia e Flexibilidade Curricular. Esta vertente surge da necessidade sentida pelos elementos desta e outra redes e de Representantes AFC, integrando-a ainda no Plano de Recuperação de Aprendizagens.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Construir conhecimento para a melhoria da ação a partir da partilha de outras práticas desenvolvidas por equipas da área do CFAE Centro Oeste e outros CFAE da área da ERLVT; - Aprofundar práticas de implementação da intervenção multinível, diferenciação pedagógica; trabalho de projeto; articulação entre aprendizagens essenciais e perfil do aluno à saída da escolaridade; avaliação para as aprendizagens; - Aprofundar a reflexão sobre o papel dos professores de educação especial no contexto duma educação inclusiva, bem com o papel dos psicólogos e outros técnicos, para uma visão holística e integrada de ação educativa e pedagógica especializada; - Aprofundar o conhecimento da comunidade docente dos vários agrupamentos para a implementação eficaz das medidas universais previstas no Dec. Lei n.º 54/2018; - Preparar e implementar Ações de Curta Duração (3h) ou workshops para aprofundamento de temas específicos de interesse coletivo. -Perspetivar estratégias de intervenção ao nível da recuperação das aprendizagens promovendo a inclusão.
Conteúdos
1. Apresentação da ação de formação no quadro do trabalho em rede: objetivos, metodologia e avaliação. Elencar temáticas pertinentes para a elaboração de ACDs workshops e tertúlias sua calendarização, com convite a especialistas 3h 2. A perspetiva da intervenção multinível das medidas de suporte à aprendizagem e inclusão. Reforçar a compreensão da importância das medidas universais, como um dos fatores determinantes para a melhoria da aprendizagem de todos os alunos 3h 3. Intervenção precoce e o trabalho das Equipas Locais de Intervenção (ELI) e Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) 3h 4. Os Centros e Apoio à Aprendizagem (CAA), modelos de organização e funcionamento à luz do quadro legal vigente 3h 5. O papel e ação das EMAEI no contexto mais geral da promoção da educação para todos, na equidade da ação pedagógica e na sensibilização para práticas de diferenciação e gestão curricular 3h 6. O papel e intervenção dos professores de educação especial, psicólogos e outros técnicos, como promotores diretos e indiretos, da aprendizagem e inclusão de alunos mais vulneráveis mesa redonda - 3h 7. Recursos educativos digitais adaptados -2h 8. Práticas pedagógicas inclusivas. Recursos, estratégias e metodologias de recuperação de aprendizagens partilha entre EMAEIs 8 10.9. Avaliação da ação e definição do modelo formativo de continuidade 2h
Metodologias
Será adotada uma metodologia ativa de trabalho, através de sessões reflexivas em torno das temáticas previstas, numa perspetiva de comunidade de aprendizagem. Haverá momentos de apresentação e reflexão sobre práticas implementadas nas EMAEIs. Criação de grupos de trabalho para a elaboração de planos de formação, workshops e tertúlias, preparando temáticas especificas para reflexão. Convite a especialistas para colaboração na reflexão. Debates orientados. Elaboração de um padlet de suporte ao curso de formação.
Avaliação
De acordo com o RJFCP Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro e nos termos dos números 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2005, de 6 de maio, valorizando-se a lógica formativa e de acompanhamento. Assim, a avaliação dos formandos terá incidência na: . Participação e envolvimentos dos formandos nas sessões de trabalho. . Relatório critico individual
Bibliografia
Dec. Lei n.º 55/2018 de 6 julhoDec. Lei n.º 54/2018 de 6 julhoDGE (2018). Manual de Apoio à PráticaAinscow, Mel (2020) Promovendo a inclusão e a equidade na educação: lições de experiências internacionais; https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/20020317.2020.1729587Cosme, Ariana (2021) Metodologias, métodos e situações de aprendizagem Propostas e estratégias de ação Porto Editora.
Formador
Carlos Alberto da Pedreira Simões
Ana Maria Feliciano dos Santos Moniz
Fernanda de F. C. M. Portugal
Maria da Conceição do C. F. R. Henriques
Maria Leonor Pereira Pires
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-11-2022 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 05-01-2023 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 26-01-2023 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 23-02-2023 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 23-03-2023 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 20-04-2023 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 11-05-2023 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 01-06-2023 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
9 | 13-07-2023 (Quinta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Online síncrona |
10 | 13-07-2023 (Quinta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |