212

Storytelling com recurso a ferramentas de apresentação eletrónica turma 01

Apresentação

Contar histórias é uma tradição bastante antiga. A revolução que uma narrativa propaga é simplesmente incontestável e bastante marcante. A ligação é tão forte que nos permite lembrar de factos que estão guardados na memória, mesmo com o passar dos anos. As técnicas do Storytelling na educação permitem ir além de contar histórias, criam laços que superam o entendimento de ser apenas entretenimento/imaginação. Essas estratégias permitem construir familiaridade; humanizar os conteúdos; transmitir significado à aprendizagem; reproduzir histórias pessoais e vivencias profissionais; assimilar a aprendizagem; maior envolvimento e novas experiências de aprendizagem de forma dinâmica, criativa entre outros fins. O Storytelling Digital consiste na combinação de narrativa com conteúdo digital, criando uma história digital através de vídeos interativos, com efeitos de áudio e visuais, ou apresentações de diapositivos com narrativa e som. A construção de uma narrativa e a sua comunicação requer que seja considerado não só o tópico como a perspetiva da audiência. O crescer com acesso ilimitado a tecnologia modificou a forma como os jovens, “nativos digitais”, comunicam, interagem, processam a informação e aprendem. Martin, C., Chesi, P., Barroca, A., Broer, Y., & Bratitsis, T. (2014). Storytelling aplicado à formação. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (4). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i4.2073

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Criar uma história que aborde um conteúdo didático e contá-la com recurso a ferramentas de apresentação eletrónica.

Conteúdos

Conteúdos Definição de storytelling Elementos da história Identidade visual Recursos para montar o layout

Metodologias

Teórico-prática

Avaliação

Questionário

Observações

ACD destinada exclusivamente a educadores e docentes do AE Raul Proença| Caldas da Rainha

ACD destinada exclusivamente a Educadores e Docentes do AE Raul Proença.

Formador

Elsa Maria Chaves do Rosário

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-02-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 09-02-2023
Fim: 09-02-2023
Acreditação: ACD07122022
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Online - Plataforma digital