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Literacia digital docente para as Necessidades Educativas Especiais turma 2

Apresentação

['Necessidade do desenvolvimento de competências nos docentes para a utilização de recursos didáticos tecnológicos e digitais para a eliminação de barreiras à participação e aprendizagem, promovendo a implementação de metodologias ativas que favoreçam os alunos com necessidade de medidas seletivas e adicionais, previstas no Dec. Lei n.º 54/2018 de 7 de julho. A utilização de tecnologias de informação e comunicação constitui um desafio da atualidade numa sociedade cada vez mais digitalizada. Para além do acesso aos meios tecnológicos por parte dos alunos, importa potenciar a sua utilização adequada, proporcionando a participação, experimentação e domínio, para facilitador a aprendizagem e a inclusão. A utilização das tecnologias pelos alunos com necessidades de apoio à aprendizagem assume um particular relevo no contexto atual de maior isolamento nas aulas à distancia, decorrentes do quadro pandémico. Estes alunos, pelas suas características e necessidades educativas especiais, apresentam uma maior fragilidade educativa, pelo que importa identificar, caracterizar e ensinar a lidar com instrumentos tecnológicos facilitadores da aprendizagem.']

Destinatários

Professores dos Grupos 910, 920, 930

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 910, 920, 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 910, 920, 930.

Objetivos

['. identificar e conhecer ferramentas digitais de apoio ao processo de aprendizagem. Inventariar e categorizar as potencialidades de utilização (Bilhete de identidade do recurso). Saber utilizar as ferramentas digitais na intervenção /apoio aos alunos com necessidades educativas especiais (NEE) em contexto de sala de aula, ação individualizada e/ou em contexto de confinamento na forma síncrona.']

Conteúdos

1.Apresentação do circulo de estudos: 2. Exploração de programas e plataformas digitais como recursos de comunicação direta digital. Perfis de aprendizagem, potencialidades e dificuldades dos alunos com necessidades educativas, com medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem. A importância da utilização e potencialidades dos meios tecnológicos de comunicação na ação pedagógica. Identificar, catalogar e explorar potencialidade de dispositivos didáticos existentes na internet com impacto favorável na aprendizagem dos alunos. Construção de um padlet(portefólio digital) como instrumento de acesso e partilha de recursos educativos de fácil acesso e utilização por parte dos alunos. Construção de um padlet(portefólio digital) como instrumento de acesso e partilha de recursos educativos de fácil acesso e utilização por parte dos alunos. Construção/elaboração de um recurso didático digital sobre temática inclusiva(NEE), publicável no Padlet e passível de, modo colaborativo e partilhável, poder ser utilizado em contexto de sala de aula, em trabalho com alunos com Necessidades Educativas Especiais. Avaliação da Oficina de formação.

Metodologias

O circulo de estudos é uma modalidade de formação cujo fim essencial é o questionamento da realidade educativa, tanto do sistema educativo, como da escola e da sala de aula. Trata-se, pois, de uma modalidade que ganha sentido na eleição de princípios, procedimentos e instrumentos pedagógico-didáticos suscetíveis de gerar mudanças profissionais positivas, para o efeito lançando mão, entre outras metodologias de trabalho, dos estudos de casos e de situações, bem como da elaboração de guiões e projetos. Privilegiará o debate, a discussão, a interação e a investigação].

Avaliação

['Avaliação de cada formando incide sobre as evidências dos trabalhos produzidos em contexto do circulo de estudo (investigação) e o nível de participação/envolvimentos, com um peso de 60% e 40%, respetivamente, classificação na escala de 1 a 10 valores, em conformidade com o Regulamento Jurídico da Formação Contínua e demais Cartas Circulares do CCPFC e da DGAE sobre a avaliação e classificação da formação contínua de professores.']

Modelo

Questionário de avaliação da formação em uso no CFAE Centro Oeste.

Bibliografia

As tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na educação especial – European Agency: https://www.european-agency.org/sites/default/files/ict-in-sne_ict_pttext.pdfEstratégia Europeia para a Deficiência 2010-2020: Compromisso renovado a favor de uma Europa sem barreiras – Comissão Europeia 2010: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/estrategia_ue_deficiencia_2010_2020.pdfManual para a medição da equidade na educação – UNESCO 219: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_para_a_medicao_da_equidade_em_educacao_unesco.pdfComo está a literacia digital de alunos e professores –Oliveira, Sara (2020) – educare.pt https://www.educare.pt/noticias/noticia/ver/?id=169986&langid=1Para uma educação inclusiva – Manual de apoio à prática – Ministério da Educação /DGE (2018)

Observações

Pode haver necessidade de ajustar horários de acordo com a dinâmica do circulo de estudos.

Formador

Paulo João Marques Leonardo

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 31-01-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 08-02-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 28-02-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 07-03-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 14-03-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 28-03-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 31-01-2023
Fim: 28-03-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-111182/21
Modalidade: Círculo
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 36 h
Local: AE Rafael Bordalo Pinheiro e online