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Construção e Utilização de Recursos Digitais em contexto de sala de aula - "Vídeo" turma 01

Apresentação

Pretende-se capacitar os docentes no desenvolvimento de estratégias de planificação de conteúdos audiovisuais de âmbito pedagógico e na criação/produção de vídeos educativos para apoio às turmas que lecionam.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

•Sensibilizar para as potencialidades comunicativas do vídeo em contexto educativo •Promover a utilização do vídeo no processo pedagógico •Transmitir conhecimentos que habilitem a melhor conceber, aplicar, analisar e avaliar soluções que tenham a imagem como mediadora. •Analisar as funções e o papel do vídeo no processo de ensino-aprendizagem. •Aprofundar as aplicações do vídeo na investigação educativa. •Desenvolver sentido crítico na análise de software vídeo.

Conteúdos

1.Apresentação da ação de formação: Objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação 2h 2.Aplicativos adicionais a considerar - 2h 3.Noções básicas de gravação de vídeo - 2h 4.Equipamentos auxiliares - 2h 5.Pré Produção 2h 6.Produção 6h 7.Pós produção 6h 8.Publicação 2h 9.Conclusão.Avaliação. 1h

Metodologias

A formação é de cariz teórico-prático e orientada para as necessidades concretas do grupo de participantes. No que diz respeito a metodologias pedagógicas, e tendo em conta o pressuposto de que a aprendizagem deverá ser significativa e, como tal, assente numa lógica construtivista, a formação está estruturada com base no método ativo, colaborativo com o envolvimento do formando na construção de videogramas aplicáveis em contexto de sala de aula com os alunos.

Avaliação

Relatório individual, classificado na escala de 1 a 10 valores, conforme o Regulamento Jurídico da Formação Contínua, e cartas circulares do CCPFC e da DGAE.

Bibliografia

AFONSO, Paulo (1995). O vídeo como recurso didáctico para a identificação e desenvolvimento de processos metacognitivos em futuros professores de matemática durante a resolução de problemas. Braga:Universidade do Minho.BOURRON, Yves, CHADUC, Jean-Pierre & CHAUVIN, Marc (1998). L’Image de Soi par la Vidéo: Pratique de l’Autoscopie. Paris: Top Éditions.IMA, Artemilson Alves de. O uso do vídeo como instrumento didático e educativo: um estudo de caso do CEFET –RN. Florianólpolis, 140f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de produção) –programa de Pós-Graduação em Engenharia de produção.UFSC,2001MORAN, José Manuel.O vídeo na sala de aula. In: Revista Comunicação & Educação.São Paulo, ECAD –Editora Moderna [2]: 27 a 35 Jan./Abr.de 1995 (com bibliografia atualizada).SIMÃO, Ana (2001). O vídeo como meio de estimular a prática reflexiva dos professores. In Albano Estrela & Júlia Ferreira (Org.). Tecnologias em Educação: Estudos e Investigações, Actas do X Colóquio. Lisboa: AFIRSE, 455-461.

Formador

Rui Manuel Angelino Miguel

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-02-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 27-02-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 06-03-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 15-03-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 21-03-2023 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
6 28-03-2023 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
7 19-04-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
8 26-04-2023 (Quarta-feira) 18:30 - 22:30 4:00 Presencial
Início: 15-02-2023
Fim: 18-04-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-110371/21
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: AE Rafael Bordalo Pinheiro