Construção e Utilização de Recursos Digitais em contexto de sala de aula - "Vídeo" turma 01
Apresentação
Pretende-se capacitar os docentes no desenvolvimento de estratégias de planificação de conteúdos audiovisuais de âmbito pedagógico e na criação/produção de vídeos educativos para apoio às turmas que lecionam.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Sensibilizar para as potencialidades comunicativas do vídeo em contexto educativo Promover a utilização do vídeo no processo pedagógico Transmitir conhecimentos que habilitem a melhor conceber, aplicar, analisar e avaliar soluções que tenham a imagem como mediadora. Analisar as funções e o papel do vídeo no processo de ensino-aprendizagem. Aprofundar as aplicações do vídeo na investigação educativa. Desenvolver sentido crítico na análise de software vídeo.
Conteúdos
1.Apresentação da ação de formação: Objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação 2h 2.Aplicativos adicionais a considerar - 2h 3.Noções básicas de gravação de vídeo - 2h 4.Equipamentos auxiliares - 2h 5.Pré Produção 2h 6.Produção 6h 7.Pós produção 6h 8.Publicação 2h 9.Conclusão.Avaliação. 1h
Metodologias
A formação é de cariz teórico-prático e orientada para as necessidades concretas do grupo de participantes. No que diz respeito a metodologias pedagógicas, e tendo em conta o pressuposto de que a aprendizagem deverá ser significativa e, como tal, assente numa lógica construtivista, a formação está estruturada com base no método ativo, colaborativo com o envolvimento do formando na construção de videogramas aplicáveis em contexto de sala de aula com os alunos.
Avaliação
Relatório individual, classificado na escala de 1 a 10 valores, conforme o Regulamento Jurídico da Formação Contínua, e cartas circulares do CCPFC e da DGAE.
Bibliografia
AFONSO, Paulo (1995). O vídeo como recurso didáctico para a identificação e desenvolvimento de processos metacognitivos em futuros professores de matemática durante a resolução de problemas. Braga:Universidade do Minho.BOURRON, Yves, CHADUC, Jean-Pierre & CHAUVIN, Marc (1998). LImage de Soi par la Vidéo: Pratique de lAutoscopie. Paris: Top Éditions.IMA, Artemilson Alves de. O uso do vídeo como instrumento didático e educativo: um estudo de caso do CEFET RN. Florianólpolis, 140f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de produção) programa de Pós-Graduação em Engenharia de produção.UFSC,2001MORAN, José Manuel.O vídeo na sala de aula. In: Revista Comunicação & Educação.São Paulo, ECAD Editora Moderna [2]: 27 a 35 Jan./Abr.de 1995 (com bibliografia atualizada).SIMÃO, Ana (2001). O vídeo como meio de estimular a prática reflexiva dos professores. In Albano Estrela & Júlia Ferreira (Org.). Tecnologias em Educação: Estudos e Investigações, Actas do X Colóquio. Lisboa: AFIRSE, 455-461.
Formador
Rui Manuel Angelino Miguel
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-02-2023 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 27-02-2023 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 06-03-2023 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 15-03-2023 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 21-03-2023 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 28-03-2023 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 19-04-2023 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 26-04-2023 (Quarta-feira) | 18:30 - 22:30 | 4:00 | Presencial |