242

Ferramenta para a comunicação aumentativa: apresentação do Software “Verbo” turma 1

Apresentação

Em plena era digital e com a evolução tecnológica que estamos a viver, as tecnologias também podem ser utilizadas como um meio para incluir as crianças e jovens com deficiência nas escolas. Atualmente, não falar, não conseguir escrever ou até mesmo não conseguir ler, não são impedimentos para que as crianças e jovens não frequentem o ensino regular e não tenham as mesmas oportunidades que as crianças e jovens sem deficiência. As tecnologias apresentam-se como um meio facilitador para tornar as tarefas e funções mais fáceis e possíveis. Na área da acessibilidade, chamamos a este tipo de tecnologia, tecnologias de apoio. Segundo, Encarnação et al., 2015 uma “Tecnologia de apoio é qualquer dispositivo, equipamento ou sistema – adquirido comercialmente, modificado ou personalizado – usado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais de um indivíduo com deficiência.”. Assim as tecnologias de apoio vêm facilitar a aprendizagem e a educação para que todos os jovens, com e sem deficiência, possam ter o mesmo acesso à escola, à informação e às oportunidades. Estamos a falar de equidade e não de igualdade, pois utilizando diversas estratégias e/ou tecnologias conseguimos chegar ao mesmo objetivo que é a educação inclusiva, ou seja, para todos!

Destinatários

Professores da Educação Especial e técnicos da área de influência do CRTIC.

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Apresentação de ferramentas digitais adaptadas para aluno com necessidades educativas especificas.

Conteúdos

- Apresentação da ferramenta Verbo; - Utilização da comunicação aumentativa em contexto escolar; - Desenvolvimento de tabelas de comunicação na ferramenta apresentada; - Exploração de atividades lúdico didáticas na mesma ferramenta; - Adquisição de competências pedagógicas na utilização da ferramenta na prática letiva com alunos com limitações motoras, da fala e cognitivas.

Metodologias

Workshop e demonstração

Avaliação

Preenchimento de questionário de avaliação fornecido pelo CFAE

Modelo

Preenchimento de questionário de avaliação fornecido pelo CFAE

Formador

Maria Leonor Pereira Pires

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-02-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 01-02-2023
Fim: 01-02-2023
Acreditação: ACD18012023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: EBI Santo Onofre - AE Raúl Proença