Ferramenta para a comunicação aumentativa: apresentação do Software “Verbo” turma 1
Apresentação
Em plena era digital e com a evolução tecnológica que estamos a viver, as tecnologias também podem ser utilizadas como um meio para incluir as crianças e jovens com deficiência nas escolas. Atualmente, não falar, não conseguir escrever ou até mesmo não conseguir ler, não são impedimentos para que as crianças e jovens não frequentem o ensino regular e não tenham as mesmas oportunidades que as crianças e jovens sem deficiência. As tecnologias apresentam-se como um meio facilitador para tornar as tarefas e funções mais fáceis e possíveis. Na área da acessibilidade, chamamos a este tipo de tecnologia, tecnologias de apoio. Segundo, Encarnação et al., 2015 uma “Tecnologia de apoio é qualquer dispositivo, equipamento ou sistema – adquirido comercialmente, modificado ou personalizado – usado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais de um indivíduo com deficiência.”. Assim as tecnologias de apoio vêm facilitar a aprendizagem e a educação para que todos os jovens, com e sem deficiência, possam ter o mesmo acesso à escola, à informação e às oportunidades. Estamos a falar de equidade e não de igualdade, pois utilizando diversas estratégias e/ou tecnologias conseguimos chegar ao mesmo objetivo que é a educação inclusiva, ou seja, para todos!
Destinatários
Professores da Educação Especial e técnicos da área de influência do CRTIC.
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Apresentação de ferramentas digitais adaptadas para aluno com necessidades educativas especificas.
Conteúdos
- Apresentação da ferramenta Verbo; - Utilização da comunicação aumentativa em contexto escolar; - Desenvolvimento de tabelas de comunicação na ferramenta apresentada; - Exploração de atividades lúdico didáticas na mesma ferramenta; - Adquisição de competências pedagógicas na utilização da ferramenta na prática letiva com alunos com limitações motoras, da fala e cognitivas.
Metodologias
Workshop e demonstração
Avaliação
Preenchimento de questionário de avaliação fornecido pelo CFAE
Modelo
Preenchimento de questionário de avaliação fornecido pelo CFAE
Formador
Maria Leonor Pereira Pires
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 01-02-2023 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |