Desenvolvimento do Plano de Recuperação das Aprendizagens suportado por tecnologias digitais turma 01

Apresentação

O Plano 21I23 Escola+ é um programa do Ministério da Educação com o objetivo de promover a recuperação das aprendizagens dos alunos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário - incluindo o ensino profissional - que revelam dificuldades decorrentes da situação pandémica. Trata-se de um conjunto de medidas a adotar pelas escolas com base em estratégias educativas diferenciadas dirigidas à promoção do sucesso escolar de todos os alunos e, sobretudo, ao combate às desigualdades. Considera-se, ainda, fundamental que os docentes desenvolvam a CD necessária para poderem exercer uma cidadania ativa e usar as tecnologias digitais em contexto profissional, pedagógico e didático, promovendo, posteriormente, o desenvolvimento da CD dos alunos, aplicando essas competências em contextos disciplinares múltiplos.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Objetivos

⦁ Conhecer os documentos de enquadramento das políticas educativas no que se refere ao Plano 21|23 Escola+ - Plano para a Recuperação das Aprendizagens e Plano de Ação para a Transição Digital na Educação; ⦁ conhecer os eixos de atuação e as principais medidas do Plano 21|23 Escola+; ⦁ potenciar os equipamentos disponibilizados no âmbito da Escola Digital e colocá-los ao serviço das estratégias definidas pelas escolas no âmbito do Plano 21|23 Escola+ ; ⦁ refletir ao nível das estratégias de recuperação dos conhecimentos e das competências mais afetadas pelos alunos durante a pandemia, nomeadamente ao nível da planificação, das metodologias e da avaliação,, integrando o digital nas propostas educativas; ⦁ promover o envolvimento dos docentes em comunidades de prática para estimular a reflexão, a partilha e a utilização crítica das tecnologias digitais em contexto educativo.

Conteúdos

Módulo 1 - Políticas Educativas - 6 horas Dar a conhecer o Plano para a Recuperação das Aprendizagens e o Plano de Ação para a Transição Digital, relativamente às/ao: ⦁ finalidades, enquadramento e objetivos estratégicos; ⦁ potencial do digital nos processos de ensino e aprendizagem. Módulo 2 - Ensinar e aprender - 6 horas Adotar meios para um desenvolvimento curricular mais flexível, centrado no apoio aos alunos, nos domínios da; ⦁ Leitura e Escrita ⦁ Autonomia Curricular ⦁ Recursos Educativos ⦁ Avaliação e Diagnóstico ⦁ Inclusão e Bem-Estar Módulo 3 - Apoiar as comunidades educativas - 6 horas Reforçar a capacidade de resposta das famílias para a melhoria das aprendizagens, através do desenvolvimento de ações de capacitação digital; Módulo 4 - Conhecer e avaliar - 6 horas Reforçar estratégias de implementação e instrumentos de monitorização do Plano da escola, promovendo a divulgação de relatórios, a partilha de práticas e a reavaliação das medidas adotadas, de modo esclarecido e informado. Avaliação da ação de formação - 1 hora. As sessões presenciais serão realizadas na sala de formação do CFAE Centro-Oeste, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha.

Metodologias

A presente ação é dinamizada na modalidade de b-learning, com recurso a diversas ferramentas, nomeadamente um sistema de gestão de aprendizagem (LMS) e ferramentas de comunicação síncrona. A formação decorrerá num espaço virtual organizado com os conteúdos de formação disponibilizados e onde decorrem interações múltiplas entre formador-formando e formando-formando. O contexto de formação visa estimular a criação de comunidades de partilha de conhecimento e de experiências, onde os formandos são incentivados, através dos vários problemas e desafios colocados, a realizarem aprendizagens significativas. A ação de formação tem como quadro geral de referência, em termos de metodologia, um modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da aprendizagem colaborativa e da resolução de problemas.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos.

Bibliografia

Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (2022). Plano 21|23 Escola+: Segundo relatório de monitorização. Disponível em: https://www.dgeec.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=1369&fileName=DGEEC_SegundoRelatorio_de_Monitorizacao_.pdfComissão Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018DC0022&from=ENComissão Europeia (2020). Blended learning in school education – guidelines for the start of the academic year 2020/21. Disponível em: https://www.schooleducationgateway.eu/pt/pub/resources/ publications/blended-learning-guidelines.htmDias, P. (2012). Comunidades de educação e inovação na sociedade digital. Educação, Formação e Tecnologias, 5 (2), 3-9.Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora.

Observações

As sessões presenciais serão realizadas na sala de formação do CFAE Centro-Oeste, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha.

Formador

António Manuel Marques Silva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-05-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 17-05-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 24-05-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
4 31-05-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 07-06-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
6 14-06-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
7 21-06-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
8 28-06-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
Início: 10-05-2023
Fim: 26-06-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-118312/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: B-learning