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Encontro "Inteligência Emocional e a Escola"- Práticas e Desafios turma 1

Apresentação

Esta proposta surge no seguimento do email enviado pela Coordenação da escola a alertar para questões relacionadas com a problemática da indisciplina na escola, traduzida num conjunto de comportamentos desajustados apresentados por uma grande parte dos alunos, quer em sala de aula, quer durante as pausas letivas. Face ao exposto, alguns elementos da comunidade educativa manifestaram a sua preocupação e apresentaram, com base nas suas experiências e conhecimentos, sugestões válidas e possíveis de melhoria, das quais se destaca o Modelo SEL. Tendo como base os paradigmas deste modelo, entendemos que as emoções podem facilitar ou bloquear a aprendizagem e o sucesso dos alunos. E neste sentido, parece-nos que, se as questões relacionadas com a indisciplina, o desafeto, a ausência de compromisso, a alienação e o abandono limitam o sucesso na escola e conduzem ao fracasso, torna-se fulcral responder e atuar nos diversos desafios socio emocionais que interferem com a capacidade dos alunos para se comprometerem e envolverem na escola e de terem melhor rendimento académico. Este modelo prevê a intervenção em 3 eixos: 1. Comunidade Educativa - mudanças de ambiente e políticas de escola 2. Família+Parceiros - envolvimento da família e parceiros 3. Corpo Docente - integração das aprendizagens socioemocionais na sala de aula Ao nível do terceiro Eixo, verificou-se a necessidade de organizar um Encontro de Especialistas nesta temática que permita a sensibilização dos Professores e outros Técnicos para a importância da implementação de estratégias de Educação Emocional em contexto escolar.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Entender o papel abrangente da escola, como espaço social e de aprendizagem, na promoção do desenvolvimento e na formação global de crianças e adolescentes, não incidindo apenas no seu desenvolvimento cognitivo, mas também no seu desenvolvimento social e emocional;

Conteúdos

Oradores: Dr. David Sousa - Presidente da Associação Portuguesa de Inteligência Emocional – Tema: "A inteligência emocional na docência.” Drª Regina Ponces - Psicóloga e Coach - Maestra: Desenvolvimento Pessoal, Formação e Terapias - Tema: "Crescer com as emoções... Um olhar sobre o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional" Drª Andreia Spain - Professora e Presidente da Associação Mente de Principiante – Responsável pelo Programa Calmamente: Aprender a Aprender-se – Tema: "A promoção de competências de socio emocionais em contexto escolar." Moderadora: Patrícia Santos - Psicóloga do AERBP

Metodologias

Formato de Encontro/Mesa Redonda, em que 3 oradores fazem uma apresentação expositiva de cerca de 30m sobre uma determinada temática. No final das três apresentações será aberto um espaço de discussão de algumas questões.

Avaliação

Questionário de avaliação da ação a fornecer pelo CFAE de preenchimentos obrigatório

Modelo

Questonário

Formador

Patrícia Isabel Duarte dos Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-02-2023 (Sexta-feira) 15:30 - 18:30 3:00 Presencial
Início: 10-02-2023
Fim: 10-02-2023
Acreditação: ACD30012023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Básica de SANTA CATARINA