253

Inteligência Emocional – Noções Básicas turma 1

Apresentação

Esta proposta de formação surge no seguimento do email enviado pela Coordenação da escola a alertar para questões relacionadas com a problemática da indisciplina na escola, traduzida num conjunto de comportamentos desajustados apresentados por uma grande parte dos alunos, quer em sala de aula, quer durante as pausas letivas. Face ao exposto, alguns elementos da comunidade educativa manifestaram a sua preocupação e apresentaram, com base nas suas experiências e conhecimentos, sugestões válidas e possíveis de melhoria, das quais se destaca o Modelo SEL. Tendo como base os paradigmas deste modelo, entendemos que as emoções podem facilitar ou bloquear a aprendizagem e o sucesso dos alunos. E neste sentido, parece-nos que, se as questões relacionadas com a indisciplina, o desafeto, a ausência de compromisso, a alienação e o abandono limitam o sucesso na escola e conduzem ao fracasso, torna-se fulcral responder e atuar nos diversos desafios socio emocionais que interferem com a capacidade dos alunos para se comprometerem e envolverem na escola e de terem melhor rendimento académico. Este modelo prevê a intervenção em 3 eixos: 1. Alunos 2. Família+Parceiros 3. Corpo Docente e não Docente Ao nível do terceiro Eixo, verificou-se a necessidade de organizar esta acção de formação que permita a sensibilização dos Assistentes Técnicos e Operacionais para a importância da implementação de estratégias de Educação Emocional em contexto escolar.

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

• Entender o papel abrangente da escola, como espaço social e de aprendizagem, na promoção do desenvolvimento e na formação global de crianças e adolescentes, não incidindo apenas no seu desenvolvimento cognitivo, mas também no seu desenvolvimento social e emocional; • Descrever e aplicar conceitos relacionados com a Inteligência Emocional e a Gestão de Emoções e relacionar os mesmos com a saúde mental do Assistente Educativo.

Conteúdos

A - O que é uma emoção? 1. O que caracteriza uma emoção?; 2. Funções básicas das emoções; 3. Classificação das emoções; 4. Emoções e sentimentos são a mesma coisa? B - A representação das emoções nas nossas vidas & autoconhecimento. 1. Emoção e razão; 2. O papel das emoções; 3. A regulação emocional; 4. Princípios da Inteligência Positiva, Sabotadores e Técnicas para Regulação Emocional C - Os pilares da inteligência emocional segundo goleman 1.Autoconsciência 2.Gestão das emoções 3.Automotivação 4.Empatia 5.Relacionamento interpessoal D - Saúde mental & autocuidado

Metodologias

Metodologia: Ação de formação de curta duração, com uma parte dedicada a apresentação expositiva e interrogativa dos conteúdos e outra à prática e simulação de exercícios e dinâmicas de grupo.

Avaliação

Preenchimento de formulário de avaliação da ação para todos os participantes, a enviar pelo CFAE, por email.

Modelo

Preenchimento de formulário de avaliação da ação para todos os participantes, a enviar pelo CFAE, por email.

Observações

Fará parte da pasta a entregar aos participantes, um questionário de avaliação do evento que será devolvido no final do mesmo.

Por ordem de inscrição. Local de realização: Auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro-Caldas da Rainha.

Formador

Patrícia Isabel Duarte dos Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-02-2023 (Quarta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
Início: 22-02-2023
Fim: 22-02-2023
Acreditação: Seminário/10022023
Modalidade: ACD
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: AE Rafael Bordalo Pinheiro