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Educação Ambiental para a Sustentabilidade suportada nos ODS e no REAS turma 01

Apresentação

Considerando que o papel da Educação Ambiental na sociedade tem como finalidade formar uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os seus problemas, uma população que tenha os conhecimentos, as competências, o estado de espírito, as motivações e o sentido de compromisso que lhe permitam trabalhar individual e coletivamente na resolução das dificuldades atuais, e impedir que elas se apresentem de novo…” (Carta de Belgrado - “Colóquio sobre Educação Ambiental”, organizado pela UNESCO e pelo PNUA, em Belgrado,1975) e que dentro do Referencial da Educação para a Cidadania, a Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, é recentemente um tema obrigatório nas nossas escolas. Com o objetivo de promover um processo de consciencialização ambiental, de promoção de valores, de mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, de forma a preparar os alunos para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais, é cada vez mais importante que os alunos aprendam a utilizar o conhecimento para interpretar e avaliar a realidade envolvente, para formular e debater argumentos, para sustentar posições e opções, capacidades fundamentais para a participação ativa na tomada de decisões fundamentadas no mundo atual. Tendo como base os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o REAS - Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, este último inserido no conjunto de Referenciais preparados pela Direção-Geral da Educação no âmbito da Educação para a Cidadania, pretende-se com a referida formação facultar os docentes com ferramentas que lhes permitam o desenvolvimento de projetos e iniciativas que tenham como objetivo contribuir para a formação pessoal e social dos alunos, na área do ambiente e da sustentabilidade, com vista à adoção de comportamentos sustentáveis e à participação ativa na tomada de decisões na área de cidadania.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Promover nas Escolas a Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Identificar conteúdos integrados nos Currícula relacionados com a sustentabilidade ambiental. Conhecer a Organização e Estrutura do Referencial de Educação para a Sustentabilidade. Relacionar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória com as Aprendizagens Essenciais. Integrar Planificações Didáticas na gestão do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Identificar recursos didáticos e pedagógicos relacionados com a Sustentabilidade Ambiental.

Conteúdos

ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. REAS - Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Metodologias

SESSÃO TEÓRICO-PRÁTICA

Avaliação

Questionário

Modelo

Questionário

Bibliografia

Conselho Nacional de Educação (2012). Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Lisboa: CNE. DGE - REFERENCIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE, Lisboa, 2018 – DGE.

Observações

Ação destinada exclusivamente aos docentes do Agrupamento de Escolas do Cadaval

Ação de Formação destinada exclusivamente aos Docentes do AE do Cadaval. Auditório dos Bombeiros Voluntários do Cadaval.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 30-03-2023 (Quinta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 30-03-2023
Fim: 30-03-2023
Acreditação: ACD22022023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: AE do Cadaval