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FORMAÇÃO INICIAL EM SCRATCH turma 01

Apresentação

O documento das novas Aprendizagens Essenciais de Matemática, homologado a 19 de agosto de 2021, define um conjunto de objetivos gerais para a aprendizagem da Matemática, sendo um deles o Pensamento computacional “Desenvolver e mobilizar o pensamento computacional, capacidade que tem vindo a assumir relevância nos currículos de Matemática de diversos países. O pensamento computacional pressupõe o desenvolvimento, de forma integrada, de práticas como a abstração, a decomposição, o reconhecimento de padrões, a análise e definição de algoritmos, e o desenvolvimento de hábitos de depuração e otimização dos processos. Estas práticas são imprescindíveis na atividade matemática e dotam os alunos de ferramentas que lhes permitem resolver problemas, em especial relacionados com a programação.” Uma das linguagens de programação referidas é o Scratch, que por não exigir o conhecimento prévio de outras linguagens de programação, é ideal para ajudar na aprendizagem de conceitos matemáticos e computacionais.

Destinatários

Docentes dos Grupos 230 e 500

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Capacitar os docentes envolvidos para a utilização do ambiente de programação visual Scratch. - Criar programas em Scratch para introduzir ou consolidar conhecimentos matemáticos.

Conteúdos

 Apresentação dos objetivos da ação. Iniciação à programação em Scratch (3 horas).  Atividades matemáticas com Scratch (3 horas).

Metodologias

Esta ação terá uma duração 6 horas, distribuídas por duas sessões de 3 horas cada. As sessões terão um carácter presencial teórico-prático. Os formandos terão oportunidade de trabalhar individualmente e/ou em grupo, em ligação com os contextos de cada escola/agrupamento, as experiências e conhecimentos prévios dos formandos. As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão.

Avaliação

 Obrigatoriedade de frequência das 6 horas de formação.  Participação e realização das tarefas propostas na ação. Aplicação do Despacho n.º 5741/2015

Modelo

Questionário de satisfação.

Bibliografia

DGE. (2012). Aprendizagens Essenciais de Matemática. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/3_ciclo/aemat_7a_2021-08-19.pdf [Consultado em 10/05/2022] NEVES, Maria Augusta Ferreira Neves; João Sá Duarte; José Martins; Luísa Faria (2022) MX7 - MXOn do Professor. Porto. Porto Editora.

Formador

José Manuel Araújo Martins

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-03-2023 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 09-03-2023 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 03-03-2023
Fim: 09-03-2023
Acreditação: ACD24022023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro - Caldas da Rainha