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Educação Ambiental para a Sustentabilidade suportada nos ODS e no REAS turma 01

Apresentação

O Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade insere-se no conjunto de Referenciais preparados pela Direção-Geral da Educação no âmbito da Educação para a Cidadania. O Referencial, de natureza flexível, pode ser usado em contextos muito diversos, no seu todo ou em parte, no quadro da dimensão transversal da Educação para a Cidadania, através do desenvolvimento de projetos e iniciativas que tenham como objetivo contribuir para a formação pessoal e social dos alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário.

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário..

Objetivos

Promover nas Escolas a Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Identificar conteúdos integrados nos Currícula relacionados com a sustentabilidade ambiental. Conhecer a Organização e Estrutura do Referencial de Educação para a Sustentabilidade. Relacionar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória com as Aprendizagens Essenciais. Integrar Planificações Didáticas na gestão do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Identificar recursos didáticos e pedagógicos relacionados com a Sustentabilidade Ambiental.

Conteúdos

1. Sustentabilidade, Ética e Cidadania | ODS - 2 horas; 2. Biodiversidade - 4 horas; Trabalho de campo - Visitas em contexto, comentadas e apoiadas. Saída de Campo CEEPT e Paul de Tornada; Litoral, Paisagem e Alterações Climáticas; Projeto Coastwatch e Rede de Percursos Pedestres da Lagoa de Óbidos 3. Território e Paisagem (4 horas); Trabalho de campo: Visitas ao Centro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto; Resíduos e Economia Circular (Visitas ao Centro de Triagem do Oeste (Valorsul). 4.Produção e Consumo Sustentáveis | Água e Energia | Economia Circular - 4 horas; 5. – Trabalho de campo (8 horas) - Visitas comentadas: Visita ao Museu da Água da EPAL Visita ao CEA da Águas do Tejo Atlântico e à Fábrica de Água de Beirolas Estuário do Tejo Estas visitas e saídas de campo permitem momentos de aprendizagem e de sistematização: reconhecimento de realidades concretas e sensibilização à sustentabilidade Ambiental. 6. Avaliação da ação de formação. Apresentação dos Trabalhos finais e avaliação da ação de formação. 3 horas.

Metodologias

Sessões teóricas com recursos a especialistas convidados; Sessões práticas de trabalho em grupo incidente nos referenciais para a Sustentabilidade Ambiental(Temas, Subtemas, Objetivos e Descritores de Desempenho), identificando pontos comuns nos programas curriculares geridos pelos formandos de forma a potenciar a criação de recursos pedagógico-didáticos passíveis de serem integrados numa gestão eficiente e flexível curricular, realizadas na metodologia de trabalho de campo/visitas.

Avaliação

Relatório individual sobre o percurso formativo e identificação do trabalho produzido em contexto formativo, avaliado e classificado em conformidade com o Regulamento Jurídico da formação contínua de Professores, traduzido numa notação de 1 a 10 valores conforme regulamentação em vigor.

Modelo

Relatório do formador; Inquérito de satisfação dos formandos.

Bibliografia

DGE - REFERENCIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE, Lisboa, 2018 – DGE. Fernandes, J. A. (1983). Manual de Educação Ambiental. Coleção O Ambiente e o Homem, Secretaria de Estado do Ambiente. Lisboa: Comissão Nacional do Ambiente – GEP. Gomes, M. (2010). No terreno. Educação para o desenvolvimento sustentável: das teorias às práticas. Revista Noesis, 80, 30-33. IA (2006) Estratégia da CEE/ONU para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Adotada na Reunião de Vilnius, 17-18 de março de 2005. IA, Amadora.

Observações

Ação de Formação destinada exclusivamente aos docentes do Agrupamento de Escolas do Cadaval.

Ação de formação destinada exclusivamente aos docentes do AE do Cadaval. Coordenação: Sara Duarte. Apoio: Águas de Portugal.

Formador

SARA MARIA LEAL DUARTE

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 30-03-2023 (Quinta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
2 18-04-2023 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
3 20-04-2023 (Quinta-feira) 13:30 - 18:00 4:30 Presencial
4 27-04-2023 (Quinta-feira) 13:30 - 18:00 4:30 Presencial
5 02-05-2023 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
6 06-05-2023 (Sábado) 09:00 - 18:00 9:00 Presencial
7 16-05-2023 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
Início: 30-03-2023
Fim: 31-05-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-119667/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: AE do Cadaval