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"Arte e Escrita Selvagem" turma 01

Apresentação

O PASEO enuncia um conjunto de competências fundamentais para os alunos: ….expressarem-se sem preocupação imediata com gramática; expressarem os seus pensamentos, as suas palavras e histórias, sem medo do que é bom/mau; exprimirem sentimentos acerca dos quais não sabem falar (muitas vezes não têm com quem o fazer); conectarem-se a si mesmos e conhecerem-se a si mesmos, tornando-se pessoas mais verdadeiras; entenderem que qualquer pessoa pode escrever e gostar de escrever, não só os designados escritores; trabalharem com o professor para polir peças que queiram transformar em blogs, ensaios, artigos, memórias. Cabe aos professores desenvolverem atividades que cruzem os saberes de várias disciplinas, levando-os a adquirir conhecimentos de modo integrador e a desenvolverem competências que lhes permitam compreender a complexidade do mundo e a exercerem uma cidadania ativa e transformadora. A escrita é uma ferramenta determinante para mobilizar o saber em ação e integrar saberes de várias disciplinas. Numa altura em que tanto se fala de saúde mental, é importante compreender a relevância que as artes podem ter neste campo. Permitir a jovens que se expressem através de uma escrita livre, é contribuir ativamente para a formação de adultos saudáveis.

Destinatários

Docentes do AE Fernão do Pó - Bombarral

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Aprender o que são fatias de histórias e ensinar a fazê-las – as fatias de histórias como primeiro desbloqueador das emoções e da criatividade. - Ensinar a procurar poemas relevantes para a escrita e completar um arco de poesia adequado à duração de uma aula completa ou parcial. - Saber ajudar os alunos a ultrapassar bloqueios, dando-lhes ferramentas e a inspiração necessária para não desistirem. - Inspirar os docentes a criarem uma prática diária de escrita – quanto mais escreverem, melhor ensinarão!

Conteúdos

- Aprender os conceitos de Escrita Selvagem, bloqueios à escrita e desbloqueios, bom escritor vs mau escritor (realidade e diferenças), peças de escrita vs poesia (articulação entre prosa e prosa poética). - Aprender a escolher poemas adequados (fontes portuguesas e estrangeiras); compreender o porquê de algumas traduções de poemas; aprender a ler os poemas (entoação, pausas, emoção); saber explicar por palavras suas o que é a Escrita Selvagem e por que razão os alunos a devem praticar assiduamente enquanto ferramenta criativa útil; saber gerir o tempo de cada sessão; saber como incentivar os alunos que, durante o período de escrita, parem de escrever porque estão bloqueados; identificar esses bloqueios e ajudar à continuação da sessão sem perturbar o resto dos alunos; aprender a terminar o período de escrita e a fazer a transição para o poema seguinte; aprender vocabulário adequado para terminar cada sessão, de forma a incentivar os alunos a lerem em voz alta as suas peças. Compreender que a partilha de histórias faz parte do processo e da aprendizagem conjunta. - Pretende-se incentivar os escritores a serem honestos, realistas, mas também sonhadores.

Metodologias

Todas as sessões serão de carácter prático, com a duração de 120 minutos: - 15 a 20 minutos para introdução e resposta a perguntas/dúvidas - Restante tempo: fatias de histórias – 2 rondas leitura do 1.º poema + escrita + leitura do grupo leitura do 2.º poema + escrita + leitura do grupo leitura do 3.º poema + escrita + leitura do grupo Entre sessões será dado aos participantes um trabalho de escrita para realizarem em casa. Idealmente, pretende-se que aprendam a criar um hábito diário de escrita, para que melhor possam ensinar.

Avaliação

Avaliação da Ação pelos formandos e pelos formadores através de questionário de satisfação (link a remeter pelo CFAE após a Ação)

Modelo

Questionários dos participantes.

Bibliografia

Conselho da Europa. (2001). Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Aprendizagem, ensino, avaliação. Porto: Edições ASA. Escrivarte - Projeto de escrita criativa a partir dos quadros do artista plástico Rui Carruço, coordenado pela área de Filologia Portuguesa da USAL. Instagram, www.instagram.com/escrivarte/ Morais, M. D. F. (2011). Criatividade: desafios ao conceito. Braga, Portugal: Universidade do Minho. Santos, Margarida Fonseca. (2018). Razões para Escrever. Lisboa: Nós na Linha. Santos, Margarida Fonseca. (2013). Histórias em 77 palavras. Recuperado de https://77palavras.blogspot.com/ Oliver, Mary (1994), A Poetry Handbook – A prose guide to understanding and writing poetry, Editora Ecco. Addonizio, Kim, Laux, Dorianne (1997), The Poet’s Companion – A guide to the pleasures of writing poetry, Editora Norton. Brande, Dorothea (1981), Becoming a Writer, Editora Tarcher Perigee

Observações

Ação especificamente destinada aos docentes do AE Fernão do Pó - Bombarral, com pré-inscrição.

Prioridade aos docentes pré-inscritos.

Formador

Elisabete Libório da Silva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-05-2023 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
2 03-05-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
3 04-05-2023 (Quinta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
Início: 02-05-2023
Fim: 04-05-2023
Acreditação: ACD19042023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: AE Fernão do Pó - Bombarral