Estratégias para a avaliação das aprendizagens de Português no Ensino Secundário turma 01
Apresentação
A avaliação das aprendizagens é parte integrante do ensino e da aprendizagem, sendo um processo regulador que certifica as aprendizagens realizadas e gerador de informação cuja análise orienta a intervenção pedagógica. Outro dos propósitos da avaliação é a certificação das aprendizagens. Nesse sentido, importa “[...] valorizar leituras de complementaridade, de modo a potenciar a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.” (art.º 22.º, n.º 5 do decreto-lei n.º 55/2018 de 6 de julho). Como tal, esta ACD enquadra-se numa reflexão sobre dados relativos à avaliação e nas estratégias didáticas que favoreçam a qualidade das aprendizagens dos alunos, com vista à promoção do seu sucesso escolar.
Destinatários
Docentes do Grupo 300
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Refletir sobre documentos da tutela relativos à avaliação externa – JNE e IAVE: Relatório do Júri Nacional de Exames (JNE e Direção-geral da Educação), 2021 e Relatório Nacional 2010-2016 – Exames Finais Nacionais – Ensino Secundário, do Instituto de Avaliação Educativa, I. P. (IAVE). Analisar itens de Provas de Exame Nacional dos domínios da Educação Literária e Escrita. Fazer inferências a partir de dados estatísticos dos resultados dos alunos em contexto de avaliação externa. Deduzir níveis de complexidade cognitiva a partir da análise de itens de avaliação. Definir estratégias para a melhoria do desempenho dos alunos na resolução de itens de avaliação do domínio da Educação Literária.
Conteúdos
Dados estatísticos e de desempenho dos alunos em contexto de avaliação externa. Conteúdos de itens de Educação Literária e Escrita, na avaliação externa. Provas de Exame Nacional (2010 a 2022). Itens de avaliação – os níveis de complexidade cognitiva. Estratégias de aprendizagem.
Metodologias
Teórico-prática.
Avaliação
Questionário de satisfação.
Modelo
Questionário de satisfação dos formandos.
Bibliografia
Miller, M., Linn, R. & Gronlund, N. (1995, 2009). Measurement and assessment in teaching (10th edition). New Jersey: Pearson. Webb, R. (2005). Leading Teaching and Learning in the Primary School from “Educative Leadership” to “Pedagogical Leadership”. Educational Management Administration & Leadership, 33, 69-91. Withers, G. (2005). Item writing for tests and examinations, Module 5. Paris: UNESCO. Wright, Robert J. (2008). Educational Assessment: Tests and Measurements in the Age of Accountability. Thousand Oaks: Sage Publications.
Observações
Formador: Ricardo Cruz
Formador
Nicolau João Gonçalves Borges
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-05-2023 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |