FOLIO Educa 2023 - Seminário Internacional turma 01
Apresentação
A ação de formação responde, transversalmente, às necessidades de formação dos educadores e docentes nas áreas do conhecimento, promoção e mediação da leitura e da literatura, bem como relacionadas com o papel das bibliotecas escolares, enquanto recurso de trabalho interdisciplinar aberto a todos os profissionais de educação, formação e cultura. Associam-se os conteúdos ao tema geral da edição de 2022 do Festival Internacional Literário de Óbidos - O Risco- e à divulgação da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, que Óbidos integra desde 2016, na área da Literatura.
Destinatários
Assistentes Operacionais em exercício de funções em Bibliotecas Escolares da Região Oeste
Objetivos
. Valorizar a leitura que ultrapassa a superficial e permite o acesso aos sentidos, à compreensão do texto, incluindo os níveis de inferência e de descodificação pelo contexto e as referências culturais. •Promover a reflexão de agentes educativos em contextos formais e não formais sobre a Literatura, a Leitura, a Educação, as Bibliotecas, e o tema de 2022 – O Risco. •Divulgar boas práticas e obras literárias de qualidade reconhecida e virtualidade educacional identificável. •Propiciar experiências de mediação leitora consistentes e inovadoras, com públicos de diversas idades e escolaridades •Estimular a conversa, a troca de ideias e de perguntas, a criatividade e a colaboração, incluindo entre universos profissionais, cívicos, científicos e artísticos considerados comumente de improvável encontro
Conteúdos
1.Apresentação da ação da formação: Objetivos e Metodologias - 1 hora 2.O "Risco". Conceptualização: Limites e abrangência do conceito - 3 horas 3.O Risco - Livros que interpelam -3 horas 4.Literacias e Leitura. Práticas e Partilhas - O Risco - 4 horas 5. Informação - Literacias. Práticas e Partilhas- 3 horas 6. Avaliação da ação de formação 1 hora
Metodologias
-Sessões teóricas presenciais de reflexão e sistematização de recursos pedagógicos e didáticos sobre as temáticas do Risco; -Sessões presenciais para efeitos de adaptação, transformação e produção de recursos formativos e didáticos sobre as temáticas em referência, para efeitos da sua aplicação em contexto escolar. Workshops e conferências.
Avaliação
Presença;25% Participação;50% Teste escrito: 25%
Modelo
Relatório do formador; Inquérito aos formandos;
Bibliografia
De Botton, L., Girbes, S., Ruiz, L., & Tellado, I. (2014) Moroccan mothers’ involvement in dialogic literary gatherings in a Catalan urban primary school: Increasing educative interactions and improving learning. Improving Schools, 17 (3), p. 241-249. 3]. Flecha, R. (1997). Compartiendo Palabras. Barcelona: Paidós Serrano, M.A., Mirceva, J., & Larena, R. (2010). Dialogic Imagination in Literacy Development, Revista dePsicodidáctica, 15 (2), 191-205 Soler, M. (2015). Biographies of ‘Invisible’ People Who Transform Their Lives and Enhance Social Transformations Through Dialogic Gatherings. Qualitative Inquiry, 21 (10). Special Issue on Dialogic Literary Gatherings.
Anexo(s)
Modelo de relatório crítico individual decorrente de ações de formação.
Formador
Paula da Conceição Rodrigues Ribeiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-10-2023 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 14-10-2023 (Sábado) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 15-10-2023 (Domingo) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 15-10-2023 (Domingo) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |