FOLIO EDUCA 2023- "O Risco"- Tertúlias Literárias Dialógicas turma 01
Apresentação
A ação de formação responde, transversalmente, às necessidades de formação dos educadores e docentes nas áreas do conhecimento, promoção e mediação da leitura e da literatura, bem como relacionadas com o papel das bibliotecas escolares, enquanto recurso de trabalho interdisciplinar aberto a todos os profissionais de educação, formação e cultura. Associam-se os conteúdos ao tema geral da edição de 2022 do Festival Internacional Literário de Óbidos - O Risco- e à divulgação da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, que Óbidos integra desde 2016, na área da Literatura
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.
Objetivos
•Valorizar a leitura que ultrapassa a superficial e permite o acesso aos sentidos, à compreensão do texto, incluindo os níveis de inferência e de descodificação pelo contexto e as referências culturais. •Promover a reflexão de agentes educativos em contextos formais e não formais sobre a Literatura, a Leitura, a Educação, as Bibliotecas, e o tema de 2022 – O Risco. •Divulgar boas práticas e obras literárias de qualidade reconhecida e virtualidade educacional identificável. •Propiciar experiências de mediação leitora consistentes e inovadoras, com públicos de diversas idades e escolaridades •Estimular a conversa, a troca de ideias e de perguntas, a criatividade e a colaboração, incluindo entre universos profissionais, cívicos, científicos e artísticos considerados comumente de improvável encontro
Conteúdos
1.Apresentaçao da acão - Metodologias, Explicitação dos conceitos de Tertúlia dialógica: 3 horas 2.Educação Livro a Livro. Tertúlia Literária Dialógica 1 - 3 horas 3.Educação Livro a Livro. Tertúlia Literária Dialógica 2 - 3 horas 4.Educação Livro a Livro. Tertúlia Literária Dialógica 3 - 3 horas 5.Reflexão, Avaliação e Impacto da formação - 3 horas
Metodologias
Sessões presenciais, no formato de Tertúlia Literária Dialógica, com autores nacionais de livros editados sobre temáticas das áreas da pedagogia, da didática e sobre as Temáticas do "Poder". A metodologia pressupõe diálogo e interação entre os autores e os formandos. O funcionamento das Tertúlias Dialógicas baseia-se nos sete princípios da aprendizagem dialógica e desenvolvem-se a partir das melhores criações da humanidade, em diferentes campos: desde a literatura até à arte ou à música. Através das Tertúlias Dialógicas potencia-se uma abordagem direta, sem distinção de idade, género, cultura ou capacidade, à cultura clássica universal e ao conhecimento científico acumulado pela humanidade ao longo do tempo.
Avaliação
Relatório individual critico com referência aos produtos realizados por cada formando em contexto laboratorial, avaliado e classificado em conformidade com o Regulamento Jurídico da Formação Contínua e demais circulares emanados pelo Conselho Científico da Formação Contínua e Direção Geral da Administração Escolar
Modelo
Relatório e inquéritos.
Bibliografia
De Botton, L., Girbes, S., Ruiz, L., & Tellado, I. (2014) Moroccan mothers’ involvement in dialogic literary gatherings in a Catalan urban primary school: Increasing educative interactions and improving learning. Improving Schools, 17 (3), p. 241-249. 3]. Flecha, R. (1997). Compartiendo Palabras. Barcelona: Paidós Serrano, M.A., Mirceva, J., & Larena, R. (2010). Dialogic Imagination in Literacy Development, Revista dePsicodidáctica, 15 (2), 191-205 Soler, M. (2015). Biographies of ‘Invisible’ People Who Transform Their Lives and Enhance Social Transformations Through Dialogic Gatherings. Qualitative Inquiry, 21 (10). Special Issue on Dialogic Literary Gatherings.
Anexo(s)
Modelo de relatório crítico individual decorrente de ações de formação.
Observações
prioridades: 1. Docentes do AE Josefa de Óbidos; 2. Docentes em exercício de funções na área geográfica de intervenção do CFAE Centro-Oeste.
Formador
Paula da Conceição Rodrigues Ribeiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-10-2023 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 16-10-2023 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Presencial |
3 | 18-10-2023 (Quarta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 20-10-2023 (Sexta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |