TECER ABRIL- Um olhar transdisciplinar sobre a liberdade turma 01
Apresentação
O impacto da pandemia na vida das escolas trouxe outros olhares sobre a forma como aprendemos e ensinamos criando a necessidade de repensar as metodologias e até os espaços, nomeadamente as salas de aula. A formação propõe aos professores a exploração de diferentes metodologias e a integração de abordagens transdisciplinares nas suas práticas. Isso permitirá que os professores desenvolvam atividades colaborativas que envolvam múltiplas disciplinas, enriquecendo a experiência de aprendizagem dos alunos. Através da formação “Tecer abril - Um olhar transdisciplinar sobre a liberdade” os professores serão incentivados a desenvolver atividades que estimulem a criatividade e o pensamento crítico dos alunos. Isso contribuirá para uma aprendizagem enriquecedora e permitirá que os alunos explorem e expressem suas próprias perspetivas e ideias.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial.
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Tecer abril é uma expressão metafórica que representa o ato de construir, entrelaçar e fortalecer os princípios e valores da liberdade nas nossas vidas e na sociedade. Assim como um tecelão utiliza fios para criar um tecido, tecer a liberdade implica trabalhar ativamente para promover e preservar a liberdade individual e coletiva. A formação tem como principal objetivo capacitar os professores para a implementação do projeto “Tecer Abril” com as suas turmas, valorizar e explorar as diferentes metodologias e recursos pedagógicos, promovendo a interdisciplinaridade, a criatividade, o pensamento crítico e a participação ativa dos alunos na aprendizagem. O projeto busca explorar o tema da liberdade por meio de atividades que integram diferentes disciplinas, como português, matemática, estudo do meio, educação para a cidadania e artes.
Conteúdos
A construção de teares e exploração das suas potencialidades pedagógicas e envolvimentos dos alunos e suas famílias
Metodologias
Sessões de trabalho prático
Avaliação
Questionário de avaliação da ação, a enviar pelo CFAE, por email, a todos os formandos.
Modelo
Questionário de avaliação da ação, a enviar pelo CFAE, por email, a todos os formandos.
Observações
Ação exclusivamente destinada a docente do AE Raúl Proença. ARTISTA CONVIDADE: Alice Albergaria Borges
Formador
Elisabete Libório da Silva
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 16-11-2023 (Quinta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 23-11-2023 (Quinta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |