A Importância da pedagogia colaborativa na intervenção com crianças em contexto escolar turma 01
Apresentação
Num contexto em que a escola se quer cada vez mais inclusiva, tendo de responder a uma série de desafios relacionados com esta mesma vertente, e com as dificuldades decorrentes da pandemia, o SPO do AERBP tem vindo a ser cada vez mais solicitado, quer no âmbito das avaliações, quer das intervenções. Todos os níveis de escolaridade têm vindo a ser representados nesta procura, embora o pré-escolar e o 1ºciclo, apresentem dificuldades singulares e que envolvem de forma mais premente a avaliação e a adoção de medidas de suporte à aprendizagem. Outras situações merecem ainda respostas diferenciadas e especializadas que não são recursos próprios do serviço de psicologia e orientação. Todas estas questões são importantes de enquadrar e clarificar. Assim, esta ação de sensibilização vem colmatar a necessidade de esclarecer procedimentos, definir papéis, auscultar as preocupações dos educadores de infância/professores titulares e ainda, debater alguns mitos em torno da intervenção psicológica em contexto escolar. Neste contexto, a EMAEI vê-se confrontada com inúmeras situações a que procura dar resposta, embora algumas situações ainda não estivessem no momento de ser sinalizadas formalmente para avaliação e ponderação da necessidade de implementação de medidas seletivas.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial;
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Fomentar a colaboração entre escola, família e comunidade e esclarecer sobre os procedimentos internos para a referenciação de crianças / alunos ao serviço de psicologia e orientação, terapia da fala e Equipa de apoio à educação inclusiva. Esclarecer sobre as funções do psicólogo do Serviço de Psicologia e Orientação, do Terapeuta da Fala do AERBP e da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva. Esclarecer sobre alguns critérios para a referenciação de crianças / alunos e apoiar os educadores de infância e professores titulares nas suas preocupações.
Conteúdos
Enquadramento legal atual Princípios colaborativos na intervenção escolar
Metodologias
Workshop
Avaliação
Questionário de avaliação da ação, a enviar por email, pelo CFAE.
Modelo
Questionário de avaliação da ação, a enviar por email, pelo CFAE.
Observações
Psicólogas do Serviço de Psicologia e Orientação: Dina Nogueira, Patrícia Santos e Susana Nogueira Coordenadora da EMAEI: Estela Morgado
Ação exclusiva a docentes do AE Rafael Bordalo Pinheiro.
Formador
Dina Sandra Silva Nogueira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-10-2023 (Terça-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |