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A Importância da pedagogia colaborativa na intervenção com crianças em contexto escolar turma 01

Apresentação

Num contexto em que a escola se quer cada vez mais inclusiva, tendo de responder a uma série de desafios relacionados com esta mesma vertente, e com as dificuldades decorrentes da pandemia, o SPO do AERBP tem vindo a ser cada vez mais solicitado, quer no âmbito das avaliações, quer das intervenções. Todos os níveis de escolaridade têm vindo a ser representados nesta procura, embora o pré-escolar e o 1ºciclo, apresentem dificuldades singulares e que envolvem de forma mais premente a avaliação e a adoção de medidas de suporte à aprendizagem. Outras situações merecem ainda respostas diferenciadas e especializadas que não são recursos próprios do serviço de psicologia e orientação. Todas estas questões são importantes de enquadrar e clarificar. Assim, esta ação de sensibilização vem colmatar a necessidade de esclarecer procedimentos, definir papéis, auscultar as preocupações dos educadores de infância/professores titulares e ainda, debater alguns mitos em torno da intervenção psicológica em contexto escolar. Neste contexto, a EMAEI vê-se confrontada com inúmeras situações a que procura dar resposta, embora algumas situações ainda não estivessem no momento de ser sinalizadas formalmente para avaliação e ponderação da necessidade de implementação de medidas seletivas.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Fomentar a colaboração entre escola, família e comunidade e esclarecer sobre os procedimentos internos para a referenciação de crianças / alunos ao serviço de psicologia e orientação, terapia da fala e Equipa de apoio à educação inclusiva. Esclarecer sobre as funções do psicólogo do Serviço de Psicologia e Orientação, do Terapeuta da Fala do AERBP e da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva. Esclarecer sobre alguns critérios para a referenciação de crianças / alunos e apoiar os educadores de infância e professores titulares nas suas preocupações.

Conteúdos

Enquadramento legal atual Princípios colaborativos na intervenção escolar

Metodologias

Workshop

Avaliação

Questionário de avaliação da ação, a enviar por email, pelo CFAE.

Modelo

Questionário de avaliação da ação, a enviar por email, pelo CFAE.

Observações

Psicólogas do Serviço de Psicologia e Orientação: Dina Nogueira, Patrícia Santos e Susana Nogueira Coordenadora da EMAEI: Estela Morgado

Ação exclusiva a docentes do AE Rafael Bordalo Pinheiro.

Formador

Dina Sandra Silva Nogueira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-10-2023 (Terça-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 10-10-2023
Fim: 10-10-2023
Acreditação: ACD29092023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: AE Rafael Bordalo Pinheiro - Auditório Paulo Vasquez