Supervisão Colaborativa na promoção da Flexibilidade Curricular - para uma Escola (+) Inclusiva turma 01

Apresentação

A flexibilidade curricular contribui para o desenvolvimento de aprendizagens de qualidade, enquanto respostas efetivas às necessidades educativas de todos os alunos e promove o reconhecimento pelas escolas da mais-valia da diversidade dos seus alunos, sendo identificada “como instrumento fulcral para a operacionalização da educação inclusiva, enquanto forma de organização do sistema educativo orientada para uma resposta eficaz à inclusão de todos os alunos que, por qualquer motivo, encontram entraves no acesso ao currículo”, conforme se pode ler no Plano 21|23 Escola+, plano integrado para a recuperação das aprendizagens (Resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2021).

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;.

Objetivos

- Melhorar práticas na gestão de um currículo articulado e enriquecido (Plano 21/23 Escola +). - Compreender o conceito de Supervisão Colaborativa. - Conhecer algumas estratégias de Supervisão, os seus princípios, operacionalização e participantes. - Desenvolver competências de supervisão e de análise reflexiva, para melhorar o desempenho profissional docente, no que diz respeito à flexibilidade curricular, e à recuperação das aprendizagens dos alunos.

Conteúdos

Cenários de Supervisão (1 hora); O ciclo supervisivo: planificação, ação, reflexão (1 hora); Trabalho Autónomo (2 horas); Flexibilidade pedagógica e curricular como instrumento de operacionalização da educação inclusiva (1 hora); Dinâmicas/abordagens pedagógicas diferenciadas e centradas nos alunos, nas diferentes áreas disciplinares (resolução de problemas, trabalho de projetos, inquiry, entre outras) (1 hora); Métodos e técnicas de e para a avaliação das aprendizagens no contexto do trabalho colaborativo (1 hora). Trabalho Autónomo (3 horas); Conceção e monitorização do trabalho de natureza colaborativa: identificação de ações dos docentes e dos alunos nas diferentes fases do trabalho – planeamento, desenvolvimento e avaliação (2 horas); Trabalho Autónomo (2 horas); Práticas de supervisão com observação de aulas interpares: planificação; ação; reflexão (4,5 horas) Trabalho Autónomo (4,5 horas);

Metodologias

PRESENCIAL O desenvolvimento da ação, na modalidade de oficina de formação, permitirá a investigação ação com base na observação da prática letiva, monitorização dos processos, análise e reflexão sobre a prática, reorientação, em caso de necessidade de melhoria e sistematização, e divulgação de boas práticas, organizando-se em três fases: a) sessões presenciais conjuntas, para enquadramento teórico e/ou normativo-legal acerca de supervisão; ciclo supervisivo; flexibilidade curricular; elaboração de metodologias e/ou de instrumentos e materiais pedagógico-didáticos para planificação, conceção e avaliação de Domínios de Autonomia Curricular´; organização do desempenho dos/as formandos/as por referência a essas metodologias e/ou instrumentos e materiais; AUTÓNOMO b) trabalho autónomo para concretização no terreno – em contexto de escola e/ou de sala de aula – das decisões, estratégias e técnicas estabelecidas e aplicação: supervisão colaborativa, bem como aferição inicial dos resultados, dos materiais e recursos gizados no passo anterior; essa concretização e aplicação devem ser acompanhadas de um registo capaz de vir a sustentar uma reflexão consistente e de gerar, na fase subsequente, uma discussão dos resultados obtidos; c) sessões presenciais conjuntas, para apresentação dos resultados obtidos pelos/as diversos/as formandos/as e, desta maneira, produzir sínteses rigorosas, convenientemente sistematizadas e capazes de consolidar desempenhos subsequentes que se revelaram eficazes.

Avaliação

Participação nas sessões (dinâmica da participação e qualidade das intervenções); Apresentação oral do trabalho autónomo desenvolvido; Conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos de gestão curriculares num trabalho de natureza multi, inter e transdisciplinaridade ; Qualidade dos materiais produzido no âmbito da oficina, tais como: instrumentos de planificação; ppt de apresentação dos projetos; evidências do trabalho desenvolvido em contexto; instrumentos de recolha de informação; instrumentos de monitorização da supervisão; relatórios reflexivos da supervisão; Produção de relatório final, individual. Conjunto dos resultados e dos materiais produzidos classificados em conformidade com o Regulamento Jurídico da Formação Continua e Cartas Circulares sobre a avaliação e classificação da formação contínua de Professores e demais cartas circulares do CCPDFC e da DGAE.

Modelo

Questionário de satisfação através de formulário a preencher, pelos formandos, na última sessão.

Bibliografia

ALARCÃO, I. e CANHA, B. (2013). Supervisão e Colaboração. Uma relação para o Desenvolvimento, Porto Editora. COSME, Ariana (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular, Porto Editora. ROLDÃO, M. C. e ALMEIDA, S. (2018) Gestão Curricular. Para a autonomia das escolas e professores. Direção-Geral da Educação. Direção-Geral da Educação (2018). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Formador

Dora Sofia Ferreira de Jesus

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 31-10-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 14-11-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 28-11-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 12-12-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
Início: 31-10-2023
Fim: 12-12-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-119989/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: AE do Cadaval