310

Desenvolvimento de Recursos Pedagógico-Didáticos Inclusivos (Impressão 3D) turma 01

Apresentação

Trata-se de uma ação de formação proposta pelo CRTIC do território educativo do CFAE Centro-Oeste visando: -dar resposta ao desafio da inclusão utilizando materiais e tecnologias sustentáveis; -apostar na diferenciação metodológica apoiada em Produtos de Apoio personalizados e de baixo custo; -saber organizar os recursos físicos e humanos existentes na escola de forma a propiciar ambientes cada vez mais motivadores da inclusão; -refletir sobre as alterações que um novo paradigma tecnológico, social e educativo implica. - a necessidade premente de atualização e aprofundamento de conhecimentos por parte dos docentes na área da educação inclusiva e tecnologias ao seu dispor..

Destinatários

Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial.

Objetivos

Produzir alterações positivas no procedimento dos diversos atores na escola no domínio da inclusão; Sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de responder às necessidades individuais para atingir os objetivos educativos propostos; Potenciar as competências dos docentes no sentido do aproveitamento das possibilidades que a tecnologia oferece; Contribuir para uma abordagem mais proativa na busca de soluções criativas e diferenciadas.

Conteúdos

1. Apresentação da ação/Intervenções iniciais 3 h; Sensibilização para as potencialidades da tecnologia de impressão 3D na criação de Produtos de Apoio inclusivos; Relação de necessidades de PA a modelar (Trabalho em grupo) 2. Apresentação de estudos de caso/ projetos testados, no domínio da inclusão 3,5h. 3. O itinerário da criação de um PA em 3D 4h. 4. Sessão - Avaliação de resultados 1,5h. PROGRAMA DA AÇÃO 1.ª Sessão – 15 de nov. 2023 17.00h - Apresentação da ação/Intervenções iniciais (1h) – Vários 18.00h – “Sensibilização para as potencialidades da tecnologia de impressão 3D na criação de Produtos de Apoio Inclusivos” – CRTIC-CR (30 min) 18.30h – “Relação de necessidades de PA a modelar (Trabalho de grupo)” – Formandos (1,5 h). 2.ª Sessão – 22 de nov. 2023 17.00h – “Apresentação de estudos-caso/Projetos testados (no domínio da inclusão) ” – Prof. Dr. Renato Bispo – IPL-ESAD (3,5h) 3.ª Sessão – 29 de nov. 2023 17.00h – “O itinerário da criação de um Produto de Apoio em 3D” – Prof. Dr. Renato Bispo – IPL-ESAD (4h) 4.ª Sessão – 30 de nov. 2023 19.00h – “Avaliação de resultados” – CRTIC-CR (1,5 h) Encerramento.

Metodologias

Sessões teóricas; Sessões práticas; Sessões teórico-práticas.

Avaliação

Relatório critico individual final avaliado e classificado em conformidade com o Regulamento Jurídico da Formação Contínua e cartas circulares do CCPFC e da DGAE sobre a avaliação e classificação da formação continua de professores.

Modelo

Questionário de avaliação do grau de satisfação da ação, a enviar pelo CFAE aos formandos, por email.

Bibliografia

A Impressão 3D BABSON, Bab; 2020 (eBook disponível online, na Rede de Bibliotecas das Caldas da Rainha, in, Catálogo do I.P. de Leiria); Design contra o estigma BISPO, Renato; Universidade de Aveiro, 2018; Designing for the Disabled: The new Paradigm Goldsmith GOLDSMITH, Selwyn; London: Routledge S., 2011• Impressão 3D e Direito de Autor ROCHA, Maria Victória; 2017 (Encontra-se na Sala de Publicações Periódicas no Escamoteável N.º 3 IPLeiria) O XYZ das Impressão 3D : Tudo o que você gostaria de saber sobre Impressão 3D e não tinha a quem perguntar RAZGRIZ, Guilherme; Editora INCB, 2020 (eBook disponível online, na Rede de Bibliotecas das Caldas da Rainha, in, Catálogo do I.P. de Leiria)

Observações

Docentes dos Agrupamentos de Escolas da área do CRTIC

Formador

Ana Paula Mendes de Abreu António

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-11-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 22-11-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
3 29-11-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
4 30-11-2023 (Quinta-feira) 19:00 - 20:30 1:30 Presencial
Início: 15-11-2023
Fim: 30-11-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-119370/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 12 h
Local: EB de Santo Onofre - Espaço+