312

Rede Nacional de Estações de Borboletas Noturnas turma 01

Apresentação

As borboletas noturnas são um grupo de fauna com impactos positivos e negativos nos ecossistemas vitivinícolas, agrícolas e frutícolas. O seu papel de polinizadores, mas também de infestante é algo que alimenta ainda muitas questões. Assim, as estações de borboletas são fundamentais não só para identificar as espécies, mas também para marcar a presença deste grupo na região e em território nacional.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Esta ação tem como objetivo o enquadramento teórico-prático deste tema, a divulgação de resultados da Rede de Borboletas Noturnas, mas também a sensibilização e promoção do tema, como forma de estabelecimentos de ensino poderem montar a sua própria estação de borboletas noturnas e desenvolver ações locais de monitorização.

Conteúdos

- Atividades desenvolvidas no Pólo de Inovação de Dois Portos - Atividades desenvolvidas pelo aspirante Geoparque Oeste - O papel das borboletas noturnas no ecossistema vitícola - A Rede Nacional de Estações de Borboletas Noturnas - Armadilhagem de borboletas

Metodologias

Workshop

Avaliação

Questionário de Avaliação da ACD a enviar por endereço eletrónico pelo CFAE

Modelo

Questionário de Avaliação da ACD a enviar por endereço eletrónico pelo CFAE

Formador

Miguel Matias Reis Silva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-11-2023 (Terça-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
Início: 21-11-2023
Fim: 21-11-2023
Acreditação: ACD25102023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Polo de Inovação de Dois Portos - INIAV