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Sistema Nacional de Intervenção Precoce – 1º Encontro Regional do Oeste turma 01

Apresentação

A Intervenção Precoce na Infância consiste num conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e na família, incluindo ações de natureza preventiva e reabilitativa, designadamente no âmbito da educação, da saúde e da ação social. A resposta social abrange crianças dos 0 aos 6 anos, com alterações nas funções ou estruturas do corpo que limitam a participação nas atividades típicas para a respetiva idade e contexto social ou em risco grave de atraso de desenvolvimento, bem como as suas famílias, de acordo com o dec lei 281/2009. As Equipas Locais de Intervenção (ELI) são constituídas por equipas multidisciplinares, com base em parcerias institucionais, envolvendo vários profissionais. Procuramos promover uma abordagem transdisciplinar para garantir uma resposta eficaz à multiplicidade e complexidade das necessidades das famílias com crianças em desenvolvimento. É o foco na transdisciplinaridade que permite que cada profissional vá além do conhecimento especializado da sua formação de base, sempre no sentido da capacitação da família. Tal como preconizado pelas Boas Práticas Recomendadas em IPI, a ELI procura assegurar uma intervenção: centrada na família; inclusiva; em contextos naturais de aprendizagem; baseada nas rotinas diárias da criança; assente na capacitação dos cuidadores; alicerçada num trabalho de equipa, preferencialmente transdisciplinar; que privilegie uma coordenação de serviços e recursos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial e outros profissionais da área da saúde e segurança social.

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Dar visibilidade ao trabalho realizado pelo Sistema Nacional de Intervenção Precoce e Equipas Locais de Intervenção Precoce; - Sensibilizar para as dinâmicas da IPI- Intervenção Precoce na Infância; - Consciencializara comunidade para as perturbações do desenvolvimento.

Conteúdos

Programa Provisório do 1º Encontro Regional do Oeste “À espreita do Oeste - família, crianças e comunidade “ 8:30 /9:00h Receção aos participantes 9:00h Sessão de abertura Diretor do Centro Distrital do MTSS de Leiria Diretor do ACES Oeste Norte Diretor Agrupamento de Escolas referência e acolhimento – D João II Presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha Diretora do CFAE Centro Oeste 10:00h Painel 1 – Um olhar sobre IPI “Como intervir nos primeiros anos de vida “ Dr.ª Teresa Nunes Marques “Articulação coordenada entre ministérios – NST” ELI´s Oeste Norte – apresentação e caracterização das equipas e da sua intervenção 11:00h Coffee break 11:30h Painel 2 "Práticas em IPI nos diversos contextos naturais de vida (centradas na família, consultadoria colaborativa…)" Dra. Teresa Nunes Marques "Importância das práticas inclusivas - Dec. lei 54 – EMAEI ´s" Dra. Ana Paula Monteiro 13:00h Almoço 14:30h Painel 3 "Um olhar sobre os atuais desafios do desenvolvimento infantil" Moderador Dr. º Pedro Caldeira (a confirmar) "Práticas de articulação / desafios do desenvolvimento" Dr.ª Luísa Preto, Dr. Daniel Soares e Dr.ª Ana Monroy "Estratégias de intervenção no âmbito da linguagem e comunicação" Margarida Ramalho – Centro de Apoio e Intervenção no Desenvolvimento Infantil (CAIDI) 16:00h Painel 4 "Olhar as Práticas de intervenção Precoce centradas na família" Apresentação de práticas da ELI´s Oeste Norte 16:45h Sessão encerramento 17:00h Encerramento

Metodologias

Seminário

Avaliação

Questionário de avaliação da ação aos formandos, através de formulário a enviar pelo CFAE.

Modelo

Questionário de avaliação da ação aos formandos, através de formulário a enviar pelo CFAE.

Anexo(s)

Programa do 1.º Encontro Intervenção precoce

Observações

Destinatários: Diretores de Agrupamentos de Escolas; Diretores técnicos das Instituições Particulares de Solidariedade Social, bem como instituições privadas com valências de creche e jardim-de-infância; Coordenadores das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva; Elementos das Equipas locais de intervenção Precoce: Docentes e Técnicos Superiores (Psicólogos, Técnicos Superiores de Serviço Social, Terapeutas da fala, Psicomotricistas, Terapeutas Ocupacionais e Fisioterapeutas); Docentes e Não docentes dos diversos agrupamentos e das restantes valências de creche e jardim- de-infância; Elementos do ACES Oeste Norte (enfermeiros, médicos e direção); Elementos do CHO (enfermeiros, médicos, direção e profissionais relevantes); Instituições com protocolos com as Equipas Locais de Intervenção.

Link de formulário para inscrição na ação dos técnicos fora da área da educação: Médicos, Terapeutas, Técnicos de Serviço Social, Enfermeiros, etc. (Copie o link e cole no browser) https://forms.gle/KQozQmoaoZzMBUTi8 Os educadores de infância e docentes das escolas privadas e IPSS podem criar conta na plataforma de formação e inscreverem-se através dela.

Formador

Zélia Maria Cruz Baltazar

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 30-11-2023 (Quinta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 30-11-2023 (Quinta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 30-11-2023
Fim: 30-11-2023
Acreditação: ACD02112023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Auditório da ESAD - IPL em CALDAS RAINHA