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As EMAEI no apoio à inclusão e diversidade na escola turma 01

Apresentação

Esta ação dá continuidade ao trabalho desenvolvido pelas Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) na formação dinamizada no ano letivo de 2022/2023, com o registo de acreditação CCPFC/ACC-117187/22. Irá manter o envolvimento destas estruturas de todos os Agrupamentos de Escolas da área do CFAE Centro Oeste (Bombarral, Caldas da Rainha, Cadaval, Óbidos e Peniche), numa continuidade de trabalho colaborativo em rede. Pretende-se reforçar o trabalho de aprofundamento das questões organizacionais e pedagógicas para a promoção da educação inclusiva, reconhecendo e valorizando a diversidade nas dinâmicas pedagógicas que favoreçam a aprendizagem de todos os alunos. Este modelo de formação, desenvolvido desde 2017/2018 têm-se revelado muito importante por estimular o conhecimento e reflexão critica de políticas e orientações nacionais e internacionais, pela partilha de práticas entre as EMAEI e pela ação junto da comunidade docente de cada agrupamento. A implementação dos Dec. Lei n.º 55 e 54/2028, de 6 de julho, constitui um desafio central, procurando-se estimular um maior envolvimento dos docentes nas questões da diferenciação pedagógica, avaliação para as aprendizagens, atenção à diversidade linguística e desigualdades no envolvimento e participação de todos os alunos nos processos de aprendizagem, para o desenvolvimento de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). Pretendemos manter o foco no alargamento a mais docentes dos Agrupamentos de Escolas, continuando a implementar Ações de Curta Duração (ACD) em torno de temáticas pertinentes, orientadas por especialistas convidados.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;.

Objetivos

- Aprofundar práticas de implementação da intervenção multinível, diferenciação pedagógica; trabalho de projeto; articulação e integração curricular com o perfil do aluno à saída da escolaridade e avaliação para as aprendizagens; - Aprofundar a reflexão, entre agrupamentos, sobre modelos organizacionais de resposta aos desafios multiculturais e linguísticos da escola atual; - Reforçar uma visão holística e integrada do apoio educativo e das intervenções especializadas no contexto da ação pedagógicas inclusiva para a melhoria da aprendizagem de todos os alunos; - Aprofundar o conhecimento da comunidade docente dos vários agrupamentos para a implementação eficaz das medidas universais, seletivas e adicionais, previstas no Dec. Lei n.º 54/2018; - Preparar e implementar Ações de Curta Duração em várias modalidades (workshops, tertúlias, grupos de discussão), para aprofundamento de temas específicos de interesse coletivo.

Conteúdos

1. Apresentação da ação de formação no quadro do trabalho em rede: objetivos, metodologia e avaliação. Levantamento e partilha da situação e contexto de cada EMAEI, no início do ano letivos 2022/2023 no que se refere à organização da escola para a diversidade (ponto da situação); Definição das temáticas pertinentes e prioritárias a desenvolver em cada agrupamento (Planeamento) – 3h 2. A escola à prova das desigualdades: Constrangimentos e desafios. A educação inclusiva e os seus equívocos. – 3h 3. Ambientes educativos inclusivos: opções metodológicas. De que forma podemos promover a participação e aprendizagem de todos os alunos, criando ambientes estimulantes de desenvolvimento de competências? – 3h 4. A gestão e integração curricular no contexto da educação inclusiva. Como ajustar e organizar as experiências de aprendizagem à diversidade de necessidades dos alunos com necessidades especificas e de língua não materna. Refletir e partilhar práticas. – 6h. 5. Incorporação das orientações de politica educativa nos documentos internos da escola. Um olhar analítico interno para um sistema de monitorização da educação inclusiva de cada agrupamento. 6h 6. Propostas de melhoria em função das análises realizadas. O papel da EMAEI junto dos professores, das estruturas intermédias e líderes de topo. Avaliação da ação e propostas de continuidade. 4h

Metodologias

Será adotada uma metodologia ativa de trabalho, através de sessões reflexivas em torno das temáticas previstas, com recurso aapresentações de informação e a dinâmicas de trabalho a pares e em grupo, com partilha das conclusões em grande grupo. Serão criados momentos de partilha de experiências a práticas entre EMAEI. Criação de grupos de trabalho para a elaboração de planos de formação, workshops e tertúlias, preparando temáticas especificas paraos Agrupamentos de Escolas. Convite a especialistas para colaboração na reflexão, proporcionando momentos de debate. Todos os matérias e recursos produzidos serão partilhados num padlet, ficando acessíveis a todos os formandos.

Avaliação

De acordo com o RJFCP – Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro e nos termos dos números 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho n.º4595/2005, de 6 de maio, valorizando-se a lógica formativa e de acompanhamento. Assim, a avaliação dos formandos terá incidência na: . Participação e envolvimentos dos formandos nas sessões de trabalho- 50% . Relatório critico individual – 50%

Modelo

Questionário de satisfação a enviar por email aos formandos.

Formador

Carlos Alberto da Pedreira Simões

Maria da Conceição do C. F. R. Henriques

Maria Leonor Pereira Pires

Fernanda de F. C. M. Portugal

Ana Maria Feliciano dos Santos Moniz

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-01-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 08-02-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 29-02-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 14-03-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 08-04-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
6 16-04-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
7 02-05-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
8 27-06-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
Início: 25-01-2024
Fim: 06-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-121463/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: AE Rafael Bordalo Pinheiro e outras