Medidas Universais para a Aprendizagem e Inclusão - Práticas de diferenciação pedagógica. turma 01
Apresentação
Esta ação enquadra-se no âmbito do desenvolvimento do trabalho em rede das EMAEI de apoio à implementação das medidas de suporte à aprendizagem previstas no Dec. Lei n.º 54/2018. O enfoque desta ação irá centrar-se na exploração das medidas universais, com especial relevo para a diferenciação pedagógica e estratégias ativas que favoreçam uma melhor aprendizagem e inclusão, no contexto dos desafios lançados pela diversidade dos alunos. É uma ACD prática que se destina a grupos de professores dos Agrupamentos de Escolas da área do CFAE.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Refletir sobre as orientações de politica educativa, com especial enfoque nas medidas universais de suporte à aprendizagem: - Identificar e refletir sobre estratégias de diferenciação pedagógica e Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA); - Enquadrar e refletir sobre as medidas de adaptação da avaliação pedagógica.
Conteúdos
- De que forma a politica educativa nos aponta o caminho para uma ação mais inclusiva? - De que forma podemos promover a participação e a aprendizagem de todas as crianças e jovens? - De que forma conseguimos criar um ambiente de aprendizagem que permita a inclusão de todos os alunos? - De que forma a avaliação pode promover o sucesso das aprendizagens de todos os alunos?
Metodologias
Modalidade de tertúlia (grupos de 25 docentes)
Avaliação
Questionário de avaliação da ação a fornecer pelo CFAE
Modelo
Questionário de avaliação da ação a fornecer pelo CFAE
Observações
Exclusivo a docentes do AE RAÚL PROENÇA
Formador
Carlos Alberto da Pedreira Simões
Maria Leonor Pereira Pires
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-01-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |