Oficina Educar para uma Geração Azul turma 01
Apresentação
A ação surge da urgência em aumentar o nível de literacia do oceano de professores e alunos e permite ultrapassar lacunas e barreiras - falta de formação e de recursos - que impedem a inclusão dos temas do oceano no ensino. Permite dotar os professores com conhecimentos, motivação e ferramentas para, de forma flexível, trabalharem os temas do oceano no currículo do 1º ciclo. Facilita também abordagens interdisciplinares e transversais em domínios de autonomia curricular e a flexibilização do currículo, e em linha com as Estratégias Nacionais da Educação para a Cidadania e de Educação Ambiental.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo do grupo 120 dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Peniche, com pré-inscrição.
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo do grupo 120 dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Peniche, com pré-inscrição..
Objetivos
Espera-se que no final desta ação os formandos consigam: - Compreender a importância de formar uma geração conhecedora, consciente e responsável em relação ao oceano e que valorizará a sua importância para o desenvolvimento de Portugal e para a sustentabilidade do planeta; - Aumentar a motivação e capacidade para incluir os temas do oceano nas aprendizagens essenciais do 1º ciclo e na criação de nos domínios de autonomia curricular com esta temática; - Compreender a complexidade da nossa relação com o oceano e a importância dos ecossistemas e biodiversidade marinhos para a sustentabilidade do planeta e descarbonização da economia; - Identificar os impactos da humanidade no oceano e comportamentos que permitirão agir em prol da sustentabilidade do planeta.
Conteúdos
Distribuição dos conteúdos pela carga horária e pelas diversas tarefas. A oficina de formação será estruturada em sessões online, síncronas (6H), assíncronas (4H), e duas sessões presenciais (5H). Decorrerá alternando momentos de discussão conceptual e de trabalho autónomo ou cooperativo de formulação de propostas e de materiais didáticos a utilizar posteriormente pelos formandos nas suas próprias aulas. A formação deverá ser ministrada com a seguinte ordem de temas e sessões (conjuntas síncronas - S; A distância assíncrona - @D; Presenciais- P).: 1 – S,120 min Introdução ao funcionamento da plataforma Como é o oceano? - Geografia e topografia subaquática; características F.Q. 2 - @D, 170 min Como é o oceano? - Biodiversidade e Ecossistemas marinhos 3 - S, 120 min Como é o oceano? Biodiversidade e Ecossistemas marinhos (conclusão) Porque é importante o oceano? TRABALHO AUTÓNOMO (5H) 4 - @D, 130 min Porque é importante o oceano? Quanto vale o oceano? Quem é o dono do oceano? Porque é especial o mar de Portugal? TRABALHO AUTÓNOMO (5H) 5 - S, 120 min Porque é importante o oceano? Quanto vale o oceano? Como influenciou o oceano a humanidade? Quem é o dono do oceano? Porque é especial o mar de Portugal? TRABALHO AUTÓNOMO (5H) 6 - P, 150 min Como se protege o oceano? O que há por descobrir no oceano? Apresentações de trabalhos e partilha de boas práticas pelos formandos, discussão dos formandos. Avaliação dos trabalhos dos formandos 7 - P, 150 min Apresentações de trabalhos e partilha de boas práticas pelos formandos, discussão dos formandos. Avaliação dos trabalhos dos formandos e de conteúdos através de questionário.
Metodologias
Componente Presencial: Blended learning, com abordagem expositiva, interrogativa e ativa; inquiry based learning, dinâmicas de grupo, discussão conceptual. O trabalho conjunto inclui 6H de sessões síncronas de aprendizagem de temas, discussão de problemas e estratégias de aplicação; 4H assíncronas de consolidação ou abordagem prévia interativa de temas; 5H presenciais de discussão da prática, dificuldades e sugestões. Após 3 sessões conjuntas inicia-se o trabalho autónomo com alunos (15H), que permitirá consolidar conteúdos e metodologias, criar planificações e dinamizar atividades. Será partilhada e discutida na plataforma entre formandos e formadores e presencialmente, identificando aspetos a melhorar e novas estratégias de aplicação que aumentem a sua eficácia. Trabalho Autónomo: Após 3 sessões conjuntas (cf. Conteúdos da ação) inicia-se o trabalho autónomo com alunos (15H), que permitirá consolidar conteúdos e metodologias, criar planificações e dinamizar atividades. Será partilhada e discutida na plataforma entre formandos e formadores e presencialmente, identificando aspetos a melhorar e novas estratégias de aplicação que aumentem a sua eficácia.
Avaliação
A avaliação será realizada formativamente, através de feedback e da autoavaliação. Serão aplicadas grelhas de avaliação com níveis de desempenho. O trabalho presencial e a distância terão uma ponderação de 40% e serão considerados os seguintes parâmetros: i) participação/colaboração; ii) questionário final. O trabalho autónomo terá uma ponderação de 60%. Os trabalhos partilhados no e-portefólio poderão ser votados através de poll, por todos os formandos, contribuindo para a avaliação final. Será fornecido feedback oral durante as sessões presenciais e feedback escrito aos e-portefólios dos formandos. Em consonância com o Regulamento do CCPFC, de 9 de maio de 2016, a todos os formandos que completem a ação será atribuída uma classificação de acordo com a seguintes escala: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular - de 5 a 6,4 valores; Insuficiente - de 1 a 4,9 valores.
Modelo
Questionário de avaliação da oficina em formulário a enviar pelo CFAE Centro Oeste.
Bibliografia
- European Commission, 2020. Mission Starfish 2030: Restore our Ocean and Waters. Report of the Mission Board Healthy Oceans, Seas, Coastal and Inland Waters. - Fundação Oceano Azul, 2020. Oceano - educar para uma geração azul. Estratégias para integrar a literacia do oceano na educação para a cidadania e no projeto de autonomia e flexibilidade curricular. 3ª Ed. - UNESCO. 2022. A New Blue Curriculum. Toolkit for Policy-makers. IOC Manuals and Guides, 90. Paris.
Observações
Os formadores têm larga experiência enquanto formadores no Programa Oceano – Educar para uma Geração Azul e um forte domínio dos conteúdos a ministrar. Adicionalmente, enquanto educadores marinhos do Oceanário de Lisboa, têm grande experiência em estratégias pedagógicas com alunos do 1º ciclo de escolaridade, com as atividades práticas que são sugeridas aos formandos e na dinamização de ações de curta duração para professores. Todos os formadores têm habilitações nas áreas das ciências marinhas, ou outras consideradas relevantes para esta formação, bem como acreditação do CCPFC.
Os restantes, até aos 40, ficarão em lista para eventual nova turma.
Formador
Beatriz Maria Tempero Ramos
Claudia Correia
Natacha Alexandra Moreira Bacalhau
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 16-01-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 21-01-2024 (Domingo) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
3 | 23-01-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 06-02-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
5 | 07-02-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
6 | 02-03-2024 (Sábado) | 10:00 - 12:30 | 2:30 | Presencial |
7 | 02-03-2024 (Sábado) | 14:00 - 16:30 | 2:30 | Presencial |