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COMUNIDADES COOPERATIVAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL NÍVEL 1 turma 02

Apresentação

Nas escolas deste CFAE os docentes continuam a demonstrar a preocupação em acompanhar as mudanças que o mundo em que vivemos colocam à educação. É impossível ficar indiferente a esta nova realidade onde a inovação, criatividade, competências sociais, sustentabilidade são oportunidades de aprendizagem que as escolas necessitam de garantir. Ao equipar os alunos de competências que os valorizem estaremos a fazer parte da equipa que facilita a construção de cidadãos ativos, responsáveis e comprometidos. Assim, a Aprendizagem Cooperativa, apresenta-se como uma excelente oportunidade de poder dar significado às aprendizagens escolares, dotando os alunos das ferramentas essenciais para poderem ampliar a sua relação com os pares, com o património cultural, a sua relação com o mundo aprendendo e tendo oportunidade de intervir de forma mais capaz e exigente.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.

Objetivos

Adquirir/desenvolver competências para trabalhar em cooperação; Fortalecer as relações interpessoais e a cooperação entre os membros da Comunidade de aprendizagem; Recolher dados sobre a aprendizagem dos alunos; Identificar problemas de aprendizagem dos alunos a partir do feedback resultante da avaliação formativa; Realizar aprendizagens que possibilitem uma melhor adequação do ensino às necessidades de aprendizagem dos alunos; Alterar práticas pedagógicas e didáticas; Elaborar colaborativamente instrumentos de recolha de informação com efeitos formativos e sumativos; Estabelecer colaborativamente estratégias de divulgação do trabalho da Comunidade Cooperativa de Aprendizagem Profissional nas escolas/agrupamentos, como forma de motivar a adesão de novos elementos; Incentivar o trabalho cooperativo na comunidade escolar.

Conteúdos

Comunidade de Aprendizagem Profissional, qual a sua importância no processo de ensino-aprendizagem; Aprendizagem Cooperativa (AC): suas caraterísticas; A Aprendizagem Cooperativa numa Comunidade de Aprendizagem; Diferença entre Aprendizagem Cooperativa e Aprendizagem Colaborativa; Vantagens na utilização da Aprendizagem Cooperativa; Técnicas/Métodos de Aprendizagem Cooperativa; Como utilizar a Aprendizagem Cooperativa em contexto de sala de aula; Planificação de aulas com a metodologia ativa da Aprendizagem Cooperativa; Produção e organização de materiais didáticos baseados em métodos de Aprendizagem Cooperativa; Partilha de experiências pedagógicas decorrentes da aplicação dos materiais produzidos nas sessões de formação, em contexto de sala de aula.

Metodologias

Componente presencial: Explanativas (tempos curtos de exposição de conteúdos); Participativas (envolvimento contínuo dos docentes através de diferentes dinâmicas); Práticas (trabalho em grupo, debate e reflexão ao longo das sessões através dos diferentes métodos/técnicas de Aprendizagem Cooperativa); Reflexivas (reflexão sobre o trajeto formativo através de Diários de Aprendizagem Grupais nas sessões, reflexões sobre as experiências pedagógicas vividas em contexto de sala de aula, partilha de experiências dos formandos pertencentes a diferentes Departamentos e Grupos disciplinares). Planificação de 5 aulas com atividades cooperativas, com escolha intencional dos diferentes métodos de AC (Folha Giratória, Telefone, Pensar- Formar Pares- Partilhar, Jigsaw, TGT...) que se vão experimentando ao longo das diferentes sessões (pré implementação). Aplicação em contexto de sala de aula (implementação). Reflexão acerca das novas experiências pedagógicas vividas (pós-implementação). Realização do Trabalho Individual Final (Relatório Crítico individual). Trabalho autónomo: Planificar e implementar em contexto de sala de aula da segunda aula cooperativa (escolha e aplicação de um dos 2 métodos aprendidos: folha giratória ou telefone); Breve reflexão acerca da 2.ª experiência em contexto de aula cooperativa de aprendizagem (fase de pós-implementação). Planificar e implementar em contexto de sala de aula da terceira aula cooperativa (escolha e aplicação de um dos 4 métodos aprendidos: folha giratória, telefone, pensar- formar pares-partilhar e Jigsaw ou Puzzle de Aronson). Realização do Trabalho Final Individual (Relatório Crítico individual)

Avaliação

Os formandos apenas podem faltar a 1/3 das horas presenciais conjuntas, sem prejuízo dos mesmos. A avaliação dos formandos será quantitativa e expressa na escala de 1 a 10, sendo também expressa em termos qualitativos. A avaliação será contínua e os pesos da classificação final serão os seguintes: Nível de participação: 20% Trabalho Autónomo: 40% Trabalho Final Individual: 40% Escala de Avaliação: Insuficiente: (1,0 – 4,9) Regular: (5,0 – 6,4) Bom: (6,5 – 7,9) Muito Bom: (8,0 – 8,9) Excelente: (9,0 – 10)

Modelo

Questionário de avaliação da ação a enviar pelo CFAE a todos os formandos.

Bibliografia

Arends, R. I. (2008). Aprender a ensinar (7ª ed.) (Trad. A. Faria). Madrid: McGraw-Hill. (obra original publicada em 1995). Bessa, N. & Fontaine A. M. (2002). Cooperar para aprender. Uma introdução à aprendizagem cooperativa. Porto: ASA Editores. Cochito, M. I. (2004). Cooperação e Aprendizagem. Educação Intercultural. Lisboa: ACIME – Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas. Cohen A. & Fradique J. (2018). Guia da Autonomia e Flexibilidade curricular. Lisboa: Raiz Editora osme, A. (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular. Propostas e Estratégias de Ação. Porto: Porto Editora. Cosme, A. & Trindade R. (2013). Organização e Gestão do trabalho Pedagógico. Perspetivas, questões, desafios e respostas. Mais Leituras Editora

Observações

Docentes do AE Rafael Bordalo Pinheiro; AE Cadaval; AE D. João II, com pré-inscrição, decorrente de ACD realizada em setembro 2023. Oficina de formação no âmbito do Projeto COOPERA Escola + 21-23

Formador

Sónia Maria dos Santos Peres Moreira

Maria do Rosário Pinto dos Santos Sousa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-01-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
2 25-01-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
3 07-03-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
4 11-04-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
5 23-04-2024 (Terça-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
6 09-05-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
7 23-05-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
Início: 18-01-2024
Fim: 23-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122394/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 56 h
Local: AE Rafael Bordalo Pinheiro