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Educação Ambiental para a Sustentabilidade (2º e 3º Ciclos do ensino Básico). turma 01

Apresentação

O Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade insere-se no conjunto de Referenciais preparados pela Direção-Geral da Educação no âmbito da Educação para a Cidadania. O Referencial, de natureza flexível, pode ser usado em contextos muito diversos, no seu todo ou em parte, no quadro da dimensão transversal da Educação para a Cidadania, através do desenvolvimento de projetos e iniciativas que tenham como objetivo contribuir para a formação pessoal e social dos alunos. Pretende-se que os alunos aprendam a utilizar o conhecimento para interpretar e avaliar a realidade envolvente, para formular e debater argumentos, para sustentar posições e opções, competências estas consideradas fundamentais para a participação ativa na tomada de decisões fundamentadas, numa sociedade democrática, face aos efeitos das atividades humanas sobre o ambiente.

Destinatários

Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário.

Objetivos

Promover nas Escolas a Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Identificar conteúdos integrados nos Currícula relacionados com a sustentabilidade ambiental. Conhecer a Organização e Estrutura do Referencial de Educação para a Sustentabilidade. Relacionar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória com as Aprendizagens Essenciais. Integrar Planificações Didáticas na gestão do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Identificar recursos didáticos e pedagógicos relacionados com a Sustentabilidade Ambiental.

Conteúdos

1. Apresentação da ação de Formação. Objetivos, recursos, metodologias e avaliação da ação de formação- 3 horas. 2 - Sustentabilidade, Ética e Cidadania - 2 horas A - Pilares da Sustentabilidade; B - Ética e Cidadania; C - Responsabilidade Intergeracional; D - Redução da Pobreza; E - Qualidade de vida. 3. - Produção e Consumo Sustentáveis - 2 horas. A – Resíduos; B - Economia Verde; C - Rotulagem (bens e serviços); 4.Território e Paisagem - 3 horas A – Litoral; B – Paisagem; C - Dinâmicas Territoriais; D - Objetivos de Qualidade de Paisagem. 5. Alterações Climáticas - 3 horas A - Causas das alterações climáticas; B - Impactes das alterações climáticas; 6. Biodiversidade - 3 horas A - A importância da Biodiversidade; B - Biodiversidade enquanto recurso; C - Principais ameaças à Biodiversidade; D – Estratégia para a conservação da Biodiversidade. 7. Energia - 3 horas A - Recursos Energéticos; B - Problemas energéticos do mundo atual; C - Sustentabilidade Energética; D - Mobilidade sustentável. 8. Água - 3 horas. A - Importância da água para a vida naTerra; B - Problemáticas ambientais associadas à água doce; C - Literacia dos Oceanos; D - Gestão Sustentável dos Recurso Hídricos. 9. Solos - 3 horas. A - O Solo enquanto Recurso; A - Solo enquanto Recurso; B - Uso e Abuso; C - Mitigação e Adaptação. 10. Trabalho de campo. Atividade de sistematização: reconhecimento de realidades concretas e sensibilização à sustentabilidade Ambiental. 4 horas 11. Avaliação da ação de formação – 1 hora

Metodologias

Sessões teóricas; Sessões práticas(Trabalho de campo); Sessões teórico-práticas. Sessões teóricas com recursos a especialistas convidados; Sessões práticas de trabalho em grupo incidente nos referenciais para a Sustentabilidade Ambiental (Temas, Subtemas, Objetivos e Descritores de Desempenho), identificando pontos comuns nos programas curriculares geridos pelos formandos de forma a potenciar a criação de recursos pedagógico didáticos passíveis de serem integrados numa gestão eficiente e flexível curricular.

Avaliação

Relatório individual sobre o percurso formativo e identificação do trabalho produzido em contexto formativo, avaliado e classificado em conformidade com o Regulamento Jurídico da formação contínua de Professores, traduzido numa notação de 1 a 10 valores conforme regulamentação em vigor. (Relatório individual 50%; participação e trabalho produzido 50%)

Modelo

Questionário de satisfação a preencher por formando em link a enviar pelo CFAE

Bibliografia

Conselho Nacional de Educação (2012). Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Lisboa: CNE. DGE - REFERENCIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE, Lisboa, 2018 – DGE. Fernandes, J. A. (1983). Manual de Educação Ambiental. Coleção O Ambiente e o Homem, Secretaria de Estado do Ambiente. Lisboa: Comissão Nacional do Ambiente – GEP. Gomes, M. (2010). No terreno. Educação para o desenvolvimento sustentável: das teorias às práticas. Revista Noesis, 80, 30-33. IA (2006) Estratégia da CEE/ONU para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Adoptada na Reunião de Vilnius, 17-18 de março de 2005. IA, Amadora.

Observações

Docentes com pré inscrição pelo Museu da Água e docentes dos AE da área do CFAE Centro Oeste, por ordem de inscrição Pode ainda haver pequeno ajustamento no calendário.

Formador

SARA MARIA LEAL DUARTE

Margarida Sofia Lopes Moreira Filipe Ramos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-02-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
2 22-02-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 27-02-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 29-02-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 05-03-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
6 07-03-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
7 12-03-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
8 14-03-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
9 16-03-2024 (Sábado) 09:30 - 13:00 3:30 Presencial
10 16-03-2024 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
Início: 20-02-2024
Fim: 16-03-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122506/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 30 h
Local: Museu da Água e do Património Histórico em Lisboa #EPAL