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Um território comum para a Arte, Cultura e Educação turma 01

Apresentação

A conceção da ação “Um território comum para a Arte, Cultura e Educação” propõe um olhar o campo de interceção dos universos da cultura (programação e mediação e participação artística) e da educação (escola e os seus currículos) enquanto constelação para a construção de uma comunidade de conhecimento, empenhada em contribuir para a capacitação de jovens cidadãos implicados no seu próprio projeto cultural de crescimento, sentido e refletindo sobre o mundo, a vida e o lugar de cada um e de todos nele. Relevando da importância das práticas artísticas participadas para currículos escolares pertinentes e vivos, esta ação desafia os participantes a assumir o papel de criadores de currículo, explorando o cruzamento transdisciplinar entre arte e educação.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial.

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial.. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial..

Objetivos

- Abordar a programação cultural na sua diversidade e enquanto instrumento de intervenção cultural, educativa e social. - Promover a discussão sobre a Educação Estética e Artística como componente estrutural do ser humano como um todo. - Modelos de intervenção artística na escola catalisador de processos de aprendizagem. - Compreender a flexibilidade curricular e projetos interdisciplinares na relação com as artes como forma de contribuir para a equidade dos processos de ensino-aprendizagem, mobilizando diferentes inteligências.

Conteúdos

1. O que é programar? O que é ser espectador? Qual é a dimensão educativa de uma programação cultural e da experiência artista? (4H – teórico-prático) - Explorar e articular conceitos como programação, infâncias, públicos, educação, mediação, participação. - A importância da escolha, da escuta, da capacidade de observação e desenvolvimento de sentido crítico face à oferta cultural; - Práticas artísticas e mapeamento no campo artístico de transições entre as dimensões da fruição, experimentação, criação, reflexão; - Apropriação dos códigos específicos que preparam para a fruição artística e sua exploração subsequente; - A discussão entre pares sobre o potencial da dimensão cultural e artística na escola; - A interferência subjetiva da arte, promovendo o crescimento através da estranheza, da dimensão poética, do espanto como estímulo criativo e reflexivo; - A importância da dimensão reflexiva nas conversas com artistas sobre o espetáculo a partir das perguntas do público. 2. Cruzamento dos territórios Cultural e Educativo. Motivar mediadores e professores para envolvimento em processos artísticos a partir das suas linguagens e ferramentas na sua ligação afetiva e treino da criatividade em processos de construção de conhecimento; A importância de operar novas articulações e da apropriação de novos conhecimentos e significados a partir das experiências artísticas (4H teórico-prático); - O processo criativo das artes: processos de escolha, equilíbrio, comunicação, opções estéticas; - Jogo com o corpo para a equação educativa: empatia, emoção, consensualização de tomada de decisão; - As potencialidades do processo criativo divergente: usar o pensamento e a criatividade; - O pensamento crítico e o questionamento, através do debate e a partilha numa participação colaborativa. 3. Criadores de Currículo e a transversalidade nos processos das artes com outras áreas do conhecimento, tomando um objeto artístico para processos investigativos, o desejo de saber, de criar, de fazer. - Promover experiências de transversalidade a partir das experiências artísticas diversas (4h teóricas-prático) - As relações entre várias áreas de conhecimento; - Experiências de cruzamentos de conteúdos através da criação de um ou vários projetos em comum entre várias disciplinas; - Abordar método educativo assente nas linguagens e processos artísticos, que jogam numa cadeia de experiências (ver espetáculos, assistir oficinas, residências) que ativam um conjunto de estímulos que favorecem a curiosidade, o desejo de criar e comunicar.

Metodologias

As sessões têm um carácter teórico-prático e reflexiva. - O modelo de trabalho apresentado assenta numa sequência de ações ação-reflexão: - Reflexão teórica subjacentes à ação: programação (públicos, infância, arte, educação), mediação, participação, formatos artísticos, interdisciplinariedade. - Os professores assistem a recursos áudio-visuais espetáculos (fruição/reflexão); - Implicação com os contextos educativos.

Avaliação

De acordo com o RJFCP – Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro e nos termos dos números 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho n.º4595/2005, de 6 de maio, valorizando-se a lógica formativa e de acompanhamento. Assim, a avaliação assume- se contínua qualitativa no decorrer do Curso de formação tendo por base: - Participação e envolvência - Construção do projeto - Comunicação

Modelo

Questionário de avaliação da formação, a fornecer pelo CFAE, a todos os formandos, através link

Bibliografia

Ramos do Ó, “Desafios à Escola Pública”, (2007), Educação & Realidade Morsch, (2016) “Numa Encruzilhada de quatro discursos”: Priódico Permanente Wallenstein, M., Pedro, R., Silvestre, A.; Gil, M. (2013). Se não havia nada, como é que surgiu alguma coisa? Centro Cultural de Belém. Hugo Cruz Práticas Artísticas: participação e política Edições Colibri Wallenstein (coord.), (2016), “Nós Todos Pensamos em Nós” Centro Cultural de Belém

Observações

Ação de formação em parceria com o Serviço Educativo do Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha, com participação de mediadores (não docentes)

Formador

Madalena Franco Wallenstein Teixeira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-02-2024 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
2 09-03-2024 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
3 06-04-2024 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
4 29-05-2024 (Quarta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
Início: 24-02-2024
Fim: 04-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122542/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 12 h
Local: Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha (CCC)