A Geoeducação como pilar na comunicação dos Geoparques Mundiais da UNESCO turma 01
Apresentação
Comunicar ciência de forma simples e eficaz é um dos exercícios mais complexos que existem no ensino, mas também em estruturas que desenvolvem programas educativos. Considera-se que a partilha de boas práticas pode contribuir para a implementação de novas estratégias nas diferentes atividades e responsabilidades letivas.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Proporcionar o acesso a ferramentas e experiências que podem capacitar e valorizar a sua atividade profissional.
Conteúdos
a) Conceito de geoeducação; b) Conceito de Geoparque Mundial da UNESCO; c) Estratégias de comunicação de ciência em atividades letivas; d) Metodologias e boas práticas de comunicação de ciência em ambientes letivos.
Metodologias
Apresentação e partilha de informação Utilização de PPT e outros recursos pedagógicos.
Avaliação
Questionário de avaliação
Modelo
Os formandos preenchem um questionário de avaliação sobre a ação, a fornecer pelo CFAE por e-mail.
Bibliografia
https://rce.casadasciencias.org/rceapp/art/2021/054/ https://revistas.uminho.pt/index.php/physisterrae/article/view/2274/2737
Formador
Miguel Matias Reis Silva
Bruno Miguel Claro Pereira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 27-01-2024 (Sábado) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |