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Português Língua Não Materna - alguns contributos para uma sala de aula mais inclusiva turma 01

Apresentação

O afluxo de alunos estrangeiros nas escolas portuguesas obriga a uma reorganização do ensino da disciplina de PLNM e ao desenvolvimento de competências pedagógicas e didáticas inclusivas ajustadas; Pretende-se sensibilizar para as necessidades dos alunos de outros universos linguísticos e culturais, ao nível das competências linguísticas e estratégicas, promovendo a sua inclusão académica no sistema de ensino português e deste modo fomentar o inter-relacionamento com os seus pares, no seio ou no exterior da comunidade escolar. Importa explorar estratégias pedagógicas que contribuam para uma educação deste público específico, reconhecendo e valorizando a diversidade nas dinâmicas pedagógicas que favoreçam a aprendizagem da língua e o seu desenvolvimento enquanto língua de escolarização. A implementação do Dec. Lei n.º 54/2028, de 6 de julho, constitui um desafio central, procurando-se estimular um maior envolvimento dos docentes nas questões da diferenciação pedagógica, avaliação para as aprendizagens, atenção à diversidade linguística e desigualdades no envolvimento e participação destes alunos no processo de ensino-aprendizagem, procurando desenvolver as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Promover a reflexão para dar resposta aos desafios multiculturais e linguísticos da escola atual; - Estimular uma visão holística e integrada das práticas pedagógico-didáticas de suporte à aprendizagem e inclusão do aluno estrangeiro, bem como do processo de avaliação; - Refletir sobre estratégias de ensino de PLNM; - Fomentar a implementação das medidas universais previstas no Dec. Lei n.º 54/2018 de 6 de julho; - Aferir a necessidade de aprofundamento do tema em Ações de Formação de maior duração, em várias modalidades.

Conteúdos

- Partilha de experiências, práticas e constrangimentos. - Identificação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão do aluno estrangeiro. - O papel da disciplina de PLNM no processo de ensino-aprendizagem.

Metodologias

A ação assumirá um caráter teórico e teórico-prático. Serão criados momentos de partilha de experiências, práticas e constrangimentos.

Avaliação

Presença e questionário de satisfação, em uso no CFAE.

Modelo

A prevista pelo Centro de Formação, nomeadamente através de questionário de satisfação, em uso no CFAE.

Bibliografia

Dec. Lei n.º 54/2018, de 6 julho; Portaria n.º 232-A/2018, de 20 de agosto (artigo 11.º); Despacho n.º 2044/2022, de 16 de fevereiro; DGE (2018). Manual de Apoio à Prática; Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, Conselho da Europa (2001)

Formador

Margarida Isabel Durães Rodrigues Cruz

Soraia Valy Mamade Feiteira Lourenço

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-02-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 22-02-2024
Fim: 22-02-2024
Acreditação: 25012024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro