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Perspetivas da educação inclusiva em Portugal: Desafios e oportunidades turma 01

Apresentação

Esta Ação de Formação de Curta Duração (ACD) enquadra-se no contexto da visita de uma delegação de Cabo Verde ao Município do Bombarral, na sequência de um protocolo de cooperação com a finalidade de estabelecer programas comuns para o desenvolvimento mútuo das respetivas populações nas diversas áreas de atuação de ambas as autarquias. Pretende-se reforçar os laços culturais e de amizade, dinamizando programas e ações de natureza cultural, social, educativa, turística, económica e ambiental, através da cooperação entre técnicos qualificados e apoio a projetos de desenvolvimento local, em particular nas áreas sociais e educativas. Deste modo, esta ação enquadra-se na partilha de politicas e práticas educativas entre os dois países, proporcionando uma reflexão sobre os sistemas de aprendizagem, com especial enfoque na educação inclusiva.

Destinatários

Docentes e técnicos de Cabo Verde

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Promover uma reflexão sobre as principais orientações e instrumentos de política educativa portuguesa; - Contextualizar a educação inclusiva de qualidade para todos; - Refletir sobre os desafios atuais da escola para responder à diversidade.

Conteúdos

- Os compromissos de Portugal para a Agenda 20/30 da ONU; - Conceito de educação inclusiva - O Perfil do alunos à saída da Escolaridade Obrigatória - As Orientações Curriculares para a Educação Pré Escolar (OCEPE) e Aprendizagens Essenciais (AE) - Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania; - Principais instrumentos legislativos; - Autonomia e flexibilidade Curricular.

Metodologias

Metodologia de tertúlia, através de momentos de apresentação de informação e momentos de reflexão/questionamento sobre as políticas e práticas educativas em Portugal.

Avaliação

Presença e preenchimento, pelos formandos, de questionário de avaliação da ação de formação.

Modelo

Preenchimento de questionário de avaliação da ação de formação, a fornecer pelo CFAE, aos participantes.

Formador

Cristina Faria Santos

Carlos Alberto da Pedreira Simões

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-02-2024 (Terça-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 20-02-2024
Fim: 20-02-2024
Acreditação: 12022024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Agrupamento de Escolas Fernão do Pó - Bombarral