355

Integração da IA em educação: oportunidades, desafios, interrogações e práticas turma 01

Apresentação

Desde 30 de novembro de 2022 que todos pudemos passar a interagir com um chatbot, recorrendo a algo até aí exclusivo da interação humana: a linguagem natural. Desde então, progressivamente e independentemente da inexistência de orientações formais, alunos e professores estão a fazer uso da Inteligência Artificial generativa (IAG) de forma experimental. Tendo em conta as possibilidades e os desafios que a IAG levanta, como integrá-la em meio escolar? Com linhas orientadoras? Com que preocupações éticas e de equidade? E com que práticas pedagógicas? Esta ACD, destinada a professores do ensino básico e secundário, visa dar respostas a estas questões e dotar os formandos de conhecimento e competências fundamentais para integrar a IAG em contexto educativo, tendo em conta: a evolução tecnológica; a responsabilidade e a ética; a preparação dos alunos, nomeadamente, para o futuro mercado de trabalho; e práticas pedagógicas inovadoras com IAG para desenvolvimento de competências do PASEO e de aprendizagens essenciais.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Compreender a relevância e o impacto da Inteligência Artificial Generativa (IAG) na educação e na sociedade em geral. Ter uma visão abrangente sobre o que é a IA e a IAG, em particular, e as suas aplicações no contexto educativo. Compreender os desafios éticos e de equidade associados à implementação da IAG em contextos educativos. Preparar os professores para integrar a IAG de forma ética e equitativa, desenvolvendo competências nos alunos para o futuro mercado de trabalho digital e automatizado. Fomentar a integração da IAG em práticas pedagógicas inovadoras, alinhadas com os referenciais curriculares e com linhas de orientação de referência sobre o uso da IA em contexto educativo.

Conteúdos

Relevância tecnológica e educacional da IA: como a IA está a transformar diversas áreas da sociedade, incluindo a educação; compreender o potencial da IAG e os desafios que representa. Ética e equidade: questões éticas e de equidade associadas à implementação da IA em educação. Preparação para o futuro: integrar a IA de maneira ética e equitativa, para preparar melhor os alunos para o futuro, equipando-os com as competências e o conhecimento necessários para se integrarem num mundo cada vez mais digitalizado e automatizado. Práticas pedagógicas com IAG: os professores e a adoção e integração da IAG nas práticas pedagógicas; possibilidades de implementação da IAG de forma segura e eficaz, promotora de aprendizagens significativas alinhadas com as aprendizagens essenciais e referenciais teóricos sobre IA em educação já existentes.

Metodologias

Apresentação teórica. Reflexão conjunta / discussão. Demonstração de atividades práticas com IAG. Perguntas e respostas. Avaliação / feedback.

Avaliação

Presença e preenchimento de questionário de avaliação da ação de formação

Modelo

Presença e preenchimento de questionário de avaliação da ação de formação

Bibliografia

Comissão Europeia. (2021). Orientações éticas para educadores sobre a utilização e inteligência artificial (IA) no ensino e na aprendizagem. União Europeia. https://learning-corner.learning.europa.eu/learning-materials/use-artificial-intelligence-ai-and-data-teaching-and-learning_pt Holmes, W., Persson, J., Chounta, I.-A., Wasson, B., Dimitrova, V. (2022). Artificial intelligence and education: A critical view through the lens of human rights, democracy and the rule of law. Council of Europe. https://rm.coe.int/artificial-intelligence-and-education-a-critical-view-through-the-lens/1680a886bd Lucas, M., Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro europeu de competência digital para educadores. UA Editora – Universidade de Aveiro. https://area.dge.mec.pt/download/DigCompEdu_2018.pdf OECD. (2019). The OECD artificial intelligence (AI) principles. Oecd.ai. https://oecd.ai/en/ai-principles UNESCO. (2022). Recomendação sobre a ética da inteligência artificial aprovada em 23 de novembro de 2021. In https://www.unesco.org/en. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381137_por UNESCO. (2023). Guidance for generative AI in education and research. Unesco.org; UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386693 Broadband Commission for Sustainable Development. (2022). Artificial intelligence and digital transformation competencies for civil servants working group report on AI capacity building. In https://www.unesco.org/en. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000383325 Vuorikari, R., Kluzer, S., Punie, Y. (2023). DigComp 2.2: The digital competence framework for citizens with new examples of knowledge, skills and attitudes. European Commission. https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC128415?fbclid=IwAR2oU4AP-0aj8mp8sMfTLRgvC9ZpuaO7a942d1b8UC3YCnC0bdnu88-G5XY

Formador

Ana Margarida Presa Teixeira da Fonseca

Marco António Brás Neves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-03-2024 (Segunda-feira) 15:30 - 18:30 3:00 Presencial
Início: 18-03-2024
Fim: 18-03-2024
Acreditação: ACD18032024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro