Compreender a IA: uma integração ética e pedagógica da IAG nas escolas turma 01
Apresentação
Desde 30 de novembro de 2022 que todos pudemos passar a interagir com um chatbot, recorrendo a algo até aí exclusivo da interação humana: a linguagem natural. Desde então, progressivamente e independentemente da inexistência de orientações formais, alunos e professores estão a fazer uso da IAG de forma experimental. Tendo em conta as possibilidades e os desafios que a IAG levanta, como integrá-la em meio escolar? Com que orientações? Com que preocupações éticas e de equidade? E com que objetivos organizacionais e pedagógicos? Esta ação de curta duração procura dar resposta a estas questões. Destina-se a diretores escolares que desejam compreender a IAG e ser capazes de chegar a políticas de integração da IAG em meio escolar informadas, éticas e potenciadoras de modalidades de trabalho e de aprendizagens relevantes, inclusivas e consonantes com os desafios futuros.
Destinatários
Diretores/Gestão Escolar
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Ter uma visão abrangente sobre o que é a IA e a IAG, em particular, e as suas aplicações no contexto educativo. Conseguir discutir os desafios éticos e práticos da integração da IAG nas escolas. Explorar estratégias para desenvolver dinâmicas de informação e capacitação interna que promovam a integração segura e eficaz da IAG. Conseguir criar políticas de IAG informadas, seguras e pedagogicamente relevantes que respeitem os preceitos éticos e de equidade.
Conteúdos
Relevância tecnológica e educacional da IA: como a IA está a transformar diversas áreas da sociedade, incluindo a educação. Compreender o potencial da IAG e os desafios que representa. Liderar as escolas de forma informada e proativa em relação a estas mudanças. Ética e equidade: questões éticas e de equidade associadas à implementação da IA nas escolas. Capacitação e desenvolvimento profissional: os diretores escolares e a adoção e integração de novas tecnologias nas práticas pedagógicas. Liderar a implementação da IAG de forma segura e eficaz, promovendo uma cultura de inovação e aprendizagem contínua entre docentes e alunos. Desenvolvimento de políticas de IA: desenvolver e implementar políticas de IA que reflitam os valores e objetivos da respetiva comunidade educativa, garantindo uma integração responsável e benéfica da tecnologia. Preparação para o futuro: integrar a IA de maneira ética e equitativa, para preparar melhor os alunos para o futuro, equipando-os com as competências e o conhecimento necessários para se integrarem num mundo cada vez mais digitalizado e automatizado.
Metodologias
Exposição teórica. Exploração de recursos de apoio aos conteúdos teóricos. Reflexão conjunta. Trabalho prático em pequeno grupo. Partilha e feedback.
Avaliação
Presença e preenchimento de questionário de avaliação da ação de formação
Modelo
Preenchimento de questionário de avaliação da ação através de link fornecido pelo CFAE Centro Oeste.
Bibliografia
Comissão Europeia. (2021). Orientações éticas para educadores sobre a utilização e inteligência artificial (IA) no ensino e na aprendizagem. União Europeia. https://learning-corner.learning.europa.eu/learning-materials/use-artificial-intelligence-ai-and-data-teaching-and-learning_pt Holmes, W., Persson, J., Chounta, I.-A., Wasson, B., & Dimitrova, V. (2022). Artificial inteligence and education: A critical view through the lens of human rights, democracy and the rule of law. Council of Europe. https://rm.coe.int/artificial-intelligence-and-education-a-critical-view-through-the-lens/1680a886bd Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro europeu de competência digital para educadores. UA Editora – Universidade de Aveiro. https://area.dge.mec.pt/download/DigCompEdu_2018.pdf OECD. (2019). The OECD artificial intelligence (AI) principles. Oecd.ai. https://oecd.ai/en/ai-principles UNESCO. (2022). Recomendação sobre a ética da inteligência artificial aprovada em 23 de novembro de 2021. In https://www.unesco.org/en. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381137_por UNESCO. (2023). Guidance for generative AI in education and research. Unesco.org; UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386693 Broadband Commission for Sustainable Development. (2022). Artificial intelligence and digital transformation competencies for civil servants working group report on AI capacity building. In https://www.unesco.org/en. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000383325 Vuorikari, R., Kluzer, S., & Punie, Y. (2023). DigComp 2.2: The digital competence framework for citizens with new examples of knowledge, skills and attitudes. European Commission. https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC128415?fbclid=IwAR2oU4AP-0aj8mp8sMfTLRgvC9ZpuaO7a942d1b8UC3YCnC0bdnu88-G5XY
Formador
Ana Margarida Presa Teixeira da Fonseca
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 27-05-2024 (Segunda-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |