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INCLUIR EM ABRIL...NA CASA DOS CAPITÃES turma 01

Apresentação

Esta ação enquadra-se no âmbito da celebração do 25 abril na casa onde os capitães prepararam a revolução e também de homenagem à Dr.ª Filomena Pereira que dedicou grande parte da sua atividade profissional na Direção Geral de Educação (DGE), contribuindo para o desenvolvimento e implementação de políticas para a educação inclusiva em Portugal. Docente do ensino básico, a Dr.ª Filomena Pereira é mestre em educação especial e tem desempenhado o cargo de diretora de serviços de educação especial e apoio sócio educativo na DGE. Uma das personalidades de referência nacional e internacional, tem promovido uma vasta reflexão, conceção e formação no âmbito da educação especial e da educação inclusiva, participando em vários grupos nacionais de trabalho, representando Portugal em diversos fóruns Europeus. Neste contexto, pretende-se promover um espaço de conhecimento e experiência da Dr.ª Filomena Pereira para uma reflexão sobre a educação de qualidade para todos, na valorização da equidade e diversidade que caracteriza as nossas escolas. A investigação e os relatórios internacionais vêm desenvolvendo um pensamento estratégico sustentável para a educação com vista à formação de cidadãos, reflexivos, críticos e ativos, no respeito pela diversidade, pela construção de um mundo melhor. Os governos e os investigadores estão cada vez mais preocupados com a equidade e a inclusão na educação devido a várias tendências globais importantes, como mudanças demográficas, migração e crises de refugiados, desigualdades crescentes e mudanças climáticas. Esses desenvolvimentos contribuíram para aumentar a diversidade e justificam um exame do impacto da diversidade na equidade e inclusão na educação. Apoiar a aprendizagem e o bem-estar de todos os alunos exige que os professores tenham um forte conhecimento teórico de ensino diferenciado e as habilidades para colocá-lo em prática. Sem oportunidades de aprendizagem adequadas ao longo do curso de vida docente, os professores muitas vezes se sentem despreparados para atender às diversas necessidades dos alunos. É por isso que é importante incorporar a diversidade, a equidade e a inclusão na formação inicial de professores e na aprendizagem profissional contínua. As políticas dos sistemas educacionais podem criar uma estrutura equitativa e inclusiva para os ambientes educacionais, mas a sua implementação no nível escolar é o que determina as experiências diárias dos alunos nas salas de aula. É nas escolas que as políticas assumem a forma de recursos específicos, práticas pedagógicas e mecanismos de apoio instrucional e não instrucional (EQUIDADE E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO © OCDE 2023).

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Promover um momento de análise e reflexão entre professores e educadores, sobre os contextos educativos inclusivos no respeito e valorização da diversidade.

Conteúdos

ACD “Incluir em abril…na casa dos capitães” (Homenagem à Dr.ª Filomena Pereira- DGE) 17 abril de 2024 – CASA DA MÚSICA - ÓBIDOS Programa (17:00h /20:00h) 17:00 – Receção aos participantes 17:30h – Sessão de boas vindas - Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Óbidos - Diretora do CFAE Centro Oeste - Diretor do AE Josefa de Óbidos 18:00h – Mesa redonda com Diretores de Agrupamentos de Escolas “Os desafios da educação inclusiva do lado das escolas” - Emanuel Vilaça – Diretor do AE Fernão do Pó – Bombarral - Paulo Henriques – Diretor do AE do Cadaval - Sara Guardado – Diretora do AE de Atouguia da Baleia Moderação: Fernanda Portugal e Carlos Simões 18:45 – homenagem à Dr.ª Filomena Pereira “Uma lição sobre educação inclusiva “ - Apresentação breve da biografia Nicolau Borges 19:00h Aula/conferência “Uma lição sobre educação inclusiva”

Metodologias

Conferência e mesa redonda

Avaliação

Presença e resposta a questionário de avaliação da aação a enviar pelo CFAE a cada participante.

Modelo

Questionário de satisfação sobre a ação a enviar pelo CFAE

Bibliografia

EQUIDADE E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO © OCDE 2023

Observações

Seminário aberto à participação de todos os interessados, nomeadamente Encarregados de Educação, Psicólogos, Terapeutas, Assistentes Operacionais, entre outros. A sua inscrição pode ser feita no seguinte link https://forms.gle/BW3nnF6cjEVkYhng6 (copiar e colar no BROWSER)

Formador

Nicolau João Gonçalves Borges

Cristina Faria Santos

Carlos Alberto da Pedreira Simões

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-04-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 17-04-2024
Fim: 17-04-2024
Acreditação: 15032024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Auditório Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos - Óbidos