360

Projeto PALSSEN - Abordagem Personalizada de Aprendizagem e Formação Inclusiva em Cursos de Formação Profissional - Indicadores de Qualidade turma 01

Apresentação

Acreditamos que a chave para a Educação e Formação Profissional Inclusiva é a aceitação e o apoio para assegurar que as instituições de educação e formação sejam acessíveis a todos os alunos. A Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva afirma que a visão final dos sistemas de educação inclusiva é assegurar que todos os alunos de qualquer idade tenham oportunidades educacionais significativas e de alta qualidade na sua comunidade local, juntamente com os seus pares. Tal visão requer uma mudança no ensino e no apoio ao processo de aprendizagem dos alunos com necessidades específicas. Requer também um afastamento da abordagem de uma educação e formação de "tamanho único", promovendo uma abordagem mais centrada na pessoa e feita à medida. Para implementar uma abordagem mais personalizada da aprendizagem para estudantes com necessidades específicas, os professores devem adquirir competências que lhes permitam identificar e satisfazer as necessidades destes alunos. Também as escolas devem ser dotadas de mecanismos que permitam a implementação de metodologias adequadas aos alunos e ao Ensino Profissional, bem como ferramentas que permitam fazer o diagnóstico das suas necessidades e consequentes Planos de Melhoria. Este projeto visa aumentar a eficácia do Ensino e Formação Profissional para alunos com Necessidades Específicas, contribuindo para aumentar as competências pedagógicas dos professores e dos técnicos especializados. EN We believe that the key to Inclusive VET is acceptance and support to ensure that education and training institutions are accessible to all learners. The European Agency for Special Needs and Inclusive Education states that the ultimate vision of inclusive education systems is to ensure that all learners of any age have meaningful, high-quality educational opportunities in their local community, together with their peers. Such a vision requires a change in teaching and supporting the learning process of students with specific needs. It also requires a move away from a "one size fits all" approach to education and training, towards a more person-centered and tailor-made approach. In order to implement a more personalized approach to learning for students with specific needs, teachers must acquire skills that enable them to identify and meet the needs of these students. Schools must also be equipped with mechanisms to implement methodologies suited to students and vocational education, as well as tools to diagnose their needs and make improvement plans. This project aims to increase the effectiveness of Vocational Education and Training for students with Specific Needs, helping to increase the pedagogical skills of teachers and specialized technicians.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Compreender as dimensões da Abordagem Personalizada de Aprendizagem (PAL) - Determinar 'o Estado da Arte' e 'a Situação Desejada' da Abordagem Personalizada de Aprendizagem nas escolas/instituições. - Compreender conceitos metodológicos utilizados no desenvolvimento dos resultados do projeto: o processo Círculo de Mudança, o conceito de Desenho Universal de Aprendizagem (UDL) e o Círculo de Influência. - Compreender o modelo de Plano Centrado no Aluno (SCP) - Compreender a metodologia de avaliação do Plano Individual e do processo de Planificação Individual. -Identificar tópicos de melhoria para o Plano Individual EN - Understand the dimensions of Personalized Approach of Learning (PAL) - Be able to determine ‘the State of Art’ (Current situation) and ‘the desired situation’ of Personalized Approach of Learning in the organisation - Understand the methodological concepts: Universal Design of Learning (UDL), The CLEAR-Framework, The Circle of Influence. - Understand the model of Person-Centred Planning (PCP) - Understand the methodology of assessing their Individual Plan (and Individual Planning process). - Can identify improvement topics for their Individual Plan (and Individual Planning process). - implementing Personalised Approach of Learning in VET

Conteúdos

- Descrição do conceito, metodologia e técnicas do PAL - Facilitadores e barreiras: Uma descrição dos facilitadores e barreiras - Instrumento de autoavaliação para a abordagem centrada no aluno. Explorar o Instrumento de Avaliação com base na avaliação dos elementos do modelo 7-S da McKinsey - Plano Centrado no Aluno (SCP) EN - A description of the concept, specific methods, techniques - Facilitators and barriers: A description of facilitators and barriers - Self-assessment Instrument for Learner Centred Approach. Hands on approach for the Assessment Instrument based on their assessment on the elements of the 7-S model of McKinsey - Learner Centred Planning (LCP)

Metodologias

A ação terá uma componente online (3h) e outra presencial (3h) a desenvolver no auditório do AE Josefa de Óbidos A 1.ª sessão será destinada à explicitação do modelo de Abordagem Personalizada de Aprendizagem (PAL), detalhando um instrumento de autoavaliação/monitorização para a dinamização pedagógica centrada no aluno, com vista a identificar facilitadores e barreiras à aprendizagem profissional de todos os alunos, em especial dos que possam apresentar necessidade educativas especiais. Análise exploratória em grupos colaborativos de discussão. A 2.ª sessão será reservada para a partilha de resultados da autoavaliação, procurando identificar barreiras e facilitadores, apontando processos de melhoria.

Avaliação

Presença e resposta a questionário de avaliação da ação a fornecer pelo CFAE através de e-mail, no final da ação.

Modelo

Resposta a questionário de avaliação da ação a fornecer pelo CFAE através de email, no final da ação

Observações

Ação recomendadas para: Equipas Pedagógicas do Ensino Profissional Diretores de Curso Diretores de Turma dos Cursos Profissionais Professores de Educação Especial Serviços Especializados (Psicólogos, Educadores Sociais) Pedagogical Teams of the VET Courses: School Managers (for VET) Course Coordinators Class Head teachers Specialised Training Technicians (Practical Teachers) Counselling Services (Psychologist, Therapists, Social Educator...) Special Education Teachers

Formador

Carlos Alberto da Pedreira Simões

Maria da Conceição do C. F. R. Henriques

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-04-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 16-04-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 08-04-2024
Fim: 16-04-2024
Acreditação: 20032024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 6 h
Local: 1.ª sessão ONLINE ZOOM; 2.ª sessão presencial - AE Óbidos