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O 25 de Abril, a Educação Física e o Desporto na Escola turma 01

Apresentação

O aparecimento de novas modalidades desportivas, a evolução e disponibilização de equipamentos e de materiais, bem como a necessidade de criar respostas inclusivas para a alunos com diferentes motivações e capacidades, obrigam à atualização permanente dos professores de Educação Física. Desde 2004 que se realiza anualmente na região Oeste uma ação de formação na área da Educação Física e do Desporto Escolar que se transformou num encontro anual dos docentes dessa área. A ação consta habitualmente de conferências proferidas por personalidades de reconhecido mérito na área do desporto e da Educação física. Já foram conferencistas desta ação professores universitários, atletas olímpicos, treinadores nacionais e presidentes de do Comité Olímpico de Portugal, da Confederação do Desporto, de Federações desportivas, etc. Além das conferências, a ação inclui formação prática de curta duração (3 a 9 horas) em diversas modalidades ou atividades desportivas, podendo, habitualmente, os formandos escolher a modalidade ou as modalidades que mais lhe interessam. Finalmente, o formato da ação de formação inclui ainda workshops vários para apresentação e partilha de projetos das escolas da região. Pretende-se dar continuidade a esta formação anual, combinando a reflexão sobre o fenómeno desportivo, no século XX e na atualidade, e o impacto da revolução do 25 de abril na democratização do desporto e da escola, com a formação e atualização técnica e pedagógica em diversas modalidades desportivas que constam dos programas de Educação Física e do Desporto Escolar.

Destinatários

Professores dos Grupos 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620.

Objetivos

- Proporcionar aos formandos uma visão alargada do impacto que a revolução do 25 de abril teve no desenvolvimento desportivo, bem como na democratização da escola e do Desporto.; - Permitir a partilha de projetos de escola que possam estimular e inspirar a melhoria das práticas no Desporto Escolar e na Educação Física; - Atualizar os conhecimentos dos formandos sobre as correntes atuais da Educação Física e o do Desporto. - Melhorar as competências dos professores no ensino e no treino de modalidades desportivas.

Conteúdos

- Reflexão sobre os conceitos de Desporto, de Educação Física e de Desporto para Todos. - O impacto da revolução do 25 de Abril na Educação Física e no Desporto. - História da Educação Física no século XX em Portugal. - Estratégias de ensino e de treino na escola de: Ginástica, Desportos de Combate, Futsal, Badminton, Padel, Remo, Canoagem e Vela. - Abordagem, ensino e avaliação dos conhecimentos em Educação Física

Metodologias

1.Introdução -Objetivos, metodologias e conteúdos – 1 hora 2.Conferência sobre o tema por dois especialistas convidados: Professor David Monge da Silva (ISEFUTL) e o jornalista e escritor Vítor Serpa – 3 horas 3. Mesa redonda com a participação de personalidades de méritos reconhecidos na área do Desporto Escolar. Participarão representantes da Coordenação nacional do Desporto Escolar, da Sociedade Portuguesa de Educação Física e do Comité Olímpico de Portugal – 3 horas 4. Debate com os formandos na ação – 2 hora 5. Seis modalidades desportivas em ação – 12 horas Nas sessões serão utilizadas estratégias ativas com recurso ao trabalho por grupos, à descoberta guiada e à avaliação entre pares. 6. Partilha de boas práticas. Referências e modelos exemplares. 3 horas 7. Avaliação da Ação de Formação – 1 hora

Avaliação

Elaboração de um relatório crítico individual, avaliado e classificado em conformidade com o regulamento jurídico de formação contínua e demais cartas circulares reguladoras da avaliação e classificação da formação contínua de professores (CCPFC e DGAE) Participação nas sessões das modalidades.

Modelo

Relatório do Formador; Questionário de Avaliação da Ação aos Formandos

Bibliografia

Fabienne Legrand, Léducation Physique au XIXe et au XXe siécle, II, op.cit em Crespo J. (1976). A formação dos professores de Educação Física. Alguns dados históricos. Ludens. Lisboa. Vol.I, n.º1Manuais das modalidades desportivasAprendizagens Essenciais da disciplina de Educação Física

Formador

Alberto Claudino Loureiro Nunes

Augusto Mendes Aniceto

Valor: 40.00€
Início: 10-07-2024
Fim: 12-07-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-124118/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Sede do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó