PRÁTICAS DE ARTICULAÇÃO CURRICULAR E AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA turma 01
Apresentação
Esta Ação de Formação de Curta Duração (ACD-3h) enquadra-se no âmbito do CICLO DE DEBATES: À CONVERSA COM QUEM FAZ" e destina-se a partilhar práticas/experiências de articulação curricular entre várias disciplinas que promovam, de forma mais dinâmica, a integração de aprendizagens sustentáveis, nos alunos. O Dec. Lei n.º 55/2018 , no seu artigo 3.º identifica os "Domínios de Autonomia Curricular (DAC), como áreas de confluência de trabalho interdisciplinar de articulação curricular, tendo por base os documentos curriculares, em resultado do processo de autonomia e flexibilidade curricular. A possibilidade de integrar as aprendizagens essenciais de diferentes disciplinas, articulando saberes, constitui um desafio importante para os professores, lançando novos oportunidades na planificação de atividades de aprendizagem mais significativa para os alunos. Várias opções estratégicas podem ser adotadas pelas escolas e pelos professores, desafiando-os a novas metodologias e dinâmicas ativas de aprendizagem. Nesta perspectiva, pretende-se com esta ação, a partilha de práticas desenvolvidas por escolas da área do CFAE Centro Oeste.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Clarificar e compreender melhor o conceito de articulação e inclusão curricular; - Conhecer práticas desenvolvidas pelas escolas e pelos professores das várias disciplinas; - Promover uma reflexão cooperativa entre docentes.
Conteúdos
- Articulação e integração curricular; - Domínios de Autonomia Curricular; - Metodologias ativas de aprendizagem; - A importância da avaliação pedagógica nos processos de aprendizagem; - Motivação e envolvimentos dos professores no processo de construção de atividades e projetos; - Envolvimento dos alunos na aprendizagem.
Metodologias
Apresentação de experiências desenvolvidas por diferentes escolas; Reflexão sobre processos e metodologias desenvolvidas.
Avaliação
Presença e preenchimento de questionário de avaliação a fornecer pelo CFAE através de formulário.
Modelo
Preenchimento de questionário de avaliação a fornecer pelo CFAE através de formulário.
Bibliografia
Cosme, Ariana (2018) - Autonomia e Flexibilização Curricular - Propostas e Estratégias de Ação - Porto Editora Roldão, Maria (2018) - Gestão Curricular Revisitada - Para a Autonomia das Escolas e Professores- DGE
Formador
Carlos Alberto da Pedreira Simões
Maria da Conceição do C. F. R. Henriques
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-05-2024 (Quinta-feira) | 17:45 - 20:45 | 3:00 | Online síncrona |