DANÇAR COM O MUSEU - Práticas artísticas e pedagógicas na mediação entre a obra de arte, contexto e criação turma 01
Apresentação
Esta formação vai ao encontro da crescente consciencialização da necessidade da inclusão da arte e da criação artística como elementos essenciais para repensar a relação com as aprendizagens, promovendo a relação com o corpo, a valorização da autonomia, a capacitação para assumir os desafios e os falhanços, o prazer de aprender, de interpretar e intervir no mundo. Propõe um encontro entre práticas educativas e artísticas, através da mediação da obra de arte e da linguagem do movimento, fomentando a aquisição de ferramentas pedagógicas e de novos olhares para as potencialidades do currículo escolar e da relação escola-museu. Assenta sobre o processo de mediação e de articulação da prática de criação artística em dança a partir de uma exposição de arte, em contexto de museu, e explora processos de criação a partir das obras e do contexto da exposição em tempo real.
Destinatários
Professores dos Grupos 100, 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110.
Objetivos
- Compreender e apoiar o processo de pensamento sobre uma metodologia própria assente na relação entre a mediação e a prática da dança; - Explorar a ligação entre os universos da criação artística e do corpo performativo (agente e objeto); - Partilhar os saberes acumulados pela prática de trabalho; - Adquirir e diversificar ferramentas no campo da interpretação e da reflexão sobre e com obra de arte; - Fornecer um espaço de apoio para que os participantes desenvolvam ferramentas de trabalho com o corpo, espaço, dinâmicas e relação; - Criar, em tempo real, uma performance de dança a partir das obras de arte e de um processo de criação coreográfica continuado e reflexivo; - Explorar o espaço expositivo para criação e apresentação; - Estimular a experimentação livre e a expressão individual; - Apoiar a articulação do trabalho criativo desenvolvido no museu, com o contexto educativo.
Conteúdos
1ª Sessão (3 horas) - Ao encontro da Arte a)Apresentação da formação e esclarecimento de dúvidas; b)Atividades de apresentação individual e partilha de expectativas: exercícios práticos c)Visita à exposição d)Exercício de exploração: guião de interpretação pessoal das obras de arte a trabalhar e)Exercício de mediação da exposição e das obras de arte selecionadas f)Contextualização da sessão com fundamentação teórica g)Reflexão final: -qual o potencial do lugar Museu? 2ª Sessão (3 horas) - Um corpo que dança a)Aquecimento: eu, o espaço e os outros b)Exercícios de exploração de movimento c)Visita à exposição d)Exercícios de composição e exploração de movimento a partir das obras de arte e)Exercício prático em pequeno grupo f)Contextualização da sessão com fundamentação teórica g)Partilha e reflexão: -que ferramentas me ficam? 3ª Sessão (3 horas) Mediação e dança a)Aquecimento b)Visita à exposição c)Exercícios de movimento e composição coreográfica a partir de material reunido na mediação das obras d)Contextualização da sessão com fundamentação teórica e)Partilha e reflexão: que ferramentas me ficam e que outras surgem? 4ª Sessão (3 horas) Criação e composição a)Aquecimento b)Visita à exposição c)Exercício de movimento e composição coreográfica a partir do material já em desenvolvimento d)Organização dos materiais performativos decorrentes do processo de criação e)Contextualização da sessão com fundamentação teórica f)Partilha e reflexão: o que fica do trabalho em conjunto? 5ª Sessão (3 horas) Performatividade a)Aquecimento b)Exercício de movimento e composição coreográfica a partir do material já em desenvolvimento c)Ensaio e trabalho sobre os materiais performativos d)Apresentação pública dos materiais e)Atividade orientada de partilha: quais os desafios daqui para a frente? f)Partilha e reflexão: -que práticas artísticas ficam comigo e como respondem aos desafios da minha prática educativa? Lançamento da proposta de um projeto individual de mediação a partir do referente da dança na relação museu-escola. g)Conclusão e avaliação.
Metodologias
- Os módulos desenvolvem-se em conjuntos de três sessões - As sessões terão uma forte componente interativa e prática. Haverá momentos expositivos e demonstrativos dos modelos, dos materiais e das técnicas a abordar, seguidos de momentos práticos de exploração e concretização de exercícios e ainda a proposta de um projeto individual de mediação a partir do referente da dança na relação museu-escola. - Existirão momentos realizados dentro do espaço expositivo do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, recorrendo diretamente às exposições e suas obras. - Apesar dos conteúdos do programa serem abordados de uma forma maioritariamente prática serão inseridas contextualizações teóricas em pontos-chave das sessões. - No encerramento dos trabalhos está previsto um momento de balanço auto e hétero-avaliativo, bem como uma apreciação global dos formadores.
Avaliação
Este é um curso de aprendizagem eminentemente prática, que desenvolve o seu programa apoiado predominantemente no método ativo. O domínio dos conteúdos só poderá ser alcançado através da realização de exercícios práticos e de um registo e reflexão sobre os mesmos. Por esse motivo, o trabalho desenvolvido nas sessões assenta sobretudo na realização de exercícios e de experimentação sobre um conteúdo específico. A avaliação dos formandos terá em conta a sua assiduidade e a sua participação nas sessões, bem como a realização de um exercício final (instrumento de avaliação) em que aborda os conteúdos trabalhados e evidencia a sua aplicabilidade ao contexto da sala de aula. Os formandos serão avaliados de 0 a 10 valores, conforme Carta Circular n.º 3 de 2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelos formadores e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Bibliografia
BRUNER, J. (2009). Actual Minds, Possible Worlds. Harvard University Press.HEIN, G.E. (1998). Learning in the museum, Routledge, London and New York.FALK, J. H. & DIERKING, L. D. (2000). Learning from Museums, Visitor Experiences and the Making of Meaning. AltaMira Press.LEPECKI, A. (2006). Exhausting Dance: Performance and the Politics of Movement. Taylor & Francis.LOUPPE, L. (2012). Poética da dança contemporânea. Orfeu Negro.
Observações
Critérios de Seleção: 1. Afiliação ao Plano Nacional das Artes (PNA). 2. Proximidade geográfica e Diversidade de escolas : Priorizar docentes das escolas localizadas nos concelhos mencionados (Óbidos, Bombarral, Cadaval, Lourinhã, Rio Maior, Peniche, Alenquer, Alcobaça e Caldas da Rainha) representação equitativa dos diferentes municípios. 3. Disponibilidade para participação. 4. Motivação para integrar as artes no currículo. Partilhamos o link onde pode visualizar o vídeo acerca da formação: https://gulbenkian.pt/cam/read-watch-listen/corpo-de-historias-como-se-danca-uma-exposicao/
Formador
Ângelo Neto
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-05-2024 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 04-05-2024 (Sábado) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 04-05-2024 (Sábado) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 11-05-2024 (Sábado) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 11-05-2024 (Sábado) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |