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PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS EM AMBIENTE DIGITAL: Speaking & Listening turma 01

Apresentação

A avaliação das aprendizagens escolares é hoje associada a uma melhoria da qualidade das aprendizagens. A moldura legal da avaliação no ensino básico remete para um uso da informação sobre as aprendizagens dos alunos como base de referência para a definição dos referenciais de avaliação, remete igualmente para um envolvimento e co-responsabilização dos vários intervenientes no processo e também para uma valorização da modalidade formativa da avaliação, atribuindo à escola, a partir de informação contextualizada, a definição de medidas de promoção do sucesso educativo.

Destinatários

Professores dos Grupos 120, 220, 330

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 120, 220, 330. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 120, 220, 330.

Objetivos

•Caracterizar as funções da avaliação; •Problematizar a relação entre os diferentes modos de avaliação e os seus efeitos; •Usar instrumentalmente a avaliação enquanto reguladora, do ensino e da aprendizagem, como elemento integrante do desenvolvimento do currículo e potenciador do sucesso educativo, com recurso a plataformas e suportes digitais. •Desenvolver competências no domínio da avaliação formativa, formadora e co-participada, na construção de referenciais e instrumentos e na utilização dos resultados da avaliação, recorrendo a plataformas e suportes digitais;

Conteúdos

1. Apresentação da ação de formação: Objetivos, metodologias, conteúdos e avaliação da ação de formação - 1 hora 2. Definição de objetivos específicos de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira no âmbito da compreensão e produção oral - 1 hora 3. Conhecimento e partilha de recursos (avaliação Speaking & Listening), disponíveis na Internet: critérios de seleção e análise de documentos - 3 horas. 4.Definição de etapas de uma sequência didática e formas de avaliação- 1 hora 5. Criação de instrumentos de avaliação em suportes digitais: Speaking & Listening- 8 horas 6.Avaliação da ação de formação - 1 hora

Avaliação

Avaliação e Classificação dos recursos/instrumentos avaliativos digitais produzidos em contexto da oficina de formação. peso de 60% na avaliação e classificação da oficina de formação; Relatório individual avaliado e classificado em conformidade com o Regulamento Jurídico da Formação Contínua e outros documentos enquadradores da avaliação e classificação da formação contínua(CCPFC e DGAE), peso de 40% na avaliação/classificação da formação.

Bibliografia

Allen, D. (ed) (1998). Assessing Student Learning: from Grading to Understanding . Columbia: Teachers College Press.Hamp-Lyons, L. & Condon, W. (eds) (2000). Assessing the Portfolio: Principles for Practice, Theory and Research (Written Language) . Mount Waverly: Hampton Press.Rea-Dickins, P. & Germaine, K. (1992). Evaluation . Oxford: OUP.Vieira, F & Moreira, M. A. (1993). Para Além dos Testes ... A Avaliação Processual na Aula de Inglês . Braga: Instituto de Educação e Psicologia.Vieira, F. (1998). Autonomia na Aprendizagem da Língua Estrangeira . Braga: Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho.

Formador

Rita Graça Zurrapa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 31-05-2024 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 01-06-2024 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
3 01-06-2024 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
4 05-06-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 07-06-2024 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 31-05-2024
Fim: 07-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123859/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: AE Rafael Bordalo Pinheiro