377

Jornadas Pedagógicas de Peniche 2024 - Consolidar redes de partilha e práticas colaborativas no território educativo turma 01

Apresentação

Este curso de formação no formato de jornada pretende contribuir para a criação e consolidação de redes de trabalho colaborativo entre os Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas do Município de Peniche. Sendo um território educativo com características muito específicas e que integra Agrupamentos de Escolas abrangidos pela medida TEIP. a articulação com o Município e com uma extensa rede de stakeholders locais emerge como crucial na comunidade educativa. As Jornadas Pedagógicas constituem um momento de formação que viabiliza acesso ao conhecimento, à partilha de práticas e ao reforço do trabalho em rede que assegura a consecução dos objetivos definidos nos Projetos Educativos das Escolas Associadas.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, com prioridade para os docentes dos Agrupamentos de Escolas de Peniche.

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, com prioridade para os docentes dos Agrupamentos de Escolas de Peniche.. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, com prioridade para os docentes dos Agrupamentos de Escolas de Peniche..

Objetivos

1. Divulgar conhecimento sobre integração curricular e transição digital; 2. Desenvolver uma estratégia local concertada para capacitação dos recursos humanos; 3. Otimizar os recursos físicos do território educativo; 4. Consolidar redes de partilha de práticas; 5. Definir estratégias de ação promotoras de sucesso educativo;

Conteúdos

1. Enquadramento - 1h 2. Integração Curricular e Transição Digital - 4h 3. Estratégia Local para a Educação: otimização de recursos e definição de objetivos - 3h 4. Apresentação de Projetos de Intervenção e partilha de boas práticas - 4h 5. Discussão sobre o impacto das práticas e definição de ações de melhoria - 2h 6. Conclusão e Avaliação: 1h PROGRAMA Jornadas Pedagógicas de Peniche 2024 "Consolidar redes de partilha e práticas colaborativas no território educativo" 16 e 17 de julho de 2024 Local: Centro Cívico Intergeracional | Central (Peniche) Duração: 15 horas Programa Dia 16 (3.ª feira) 9h00 Abertura do secretariado 9h30 Sessão de abertura Henrique Bertino, Presidente da CMP Cristina Santos, Diretora do CFAE Centro-Oeste 10h00 Elisabete Silva, Coordenadora Intermunicipal do Plano Nacional das Artes | A cultura é uma aventura! Nicolau Borges, Plano Nacional de Leitura | Literacia Mediática Coffee break Sandra Geada, Gestora da Europe Direct Oeste e Lezíria do Tejo / Leader Oeste | A Europa vai à escola Inês Marques, Geoparque Oeste | Geoparque Oeste: uma boa prática colaborativa no território UNESCO 14h30 Geoparque Oeste | Rotas pelo Património – Conhecer para melhor preservar/ensinar (atividade prática) Coffee break Escola Secundária de Peniche | Partilha de práticas Ser Penicheiro Júnior: . Quinta Pedagógica . Penichando . Museu da Pesca e da Sustentabilidade Marinha de Peniche 18h00 - Encerramento das atividades do dia Dia 17 (4.ª feira) 9h30 Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia | Partilha de práticas Projetos Erasmus+ (Atividades teóricas e práticas) Coffee break Agrupamento de Escolas de Peniche | Partilha de práticas Equipas Educativas Plano de Ação para a Leitura 14h30 Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde | Partilha de práticas Aprender com o TOPUS Escola Positiva – Erasmus+ (atividade prática) Coffee break CPCJ-Peniche – Olhar sobre os maus-tratos Educação – Roteiro de Recursos Educativos Elsa Antunes, Educadora do AEAB – Dançando de Mãos Dadas com Peniche (atividade prática) 18h30 – Encerramento das Jornadas Pedagógicas de Peniche 2024 Ana Rita Petinga, Vice-Presidente da CMP Cristina Santos, Diretora do CFAE Centro-Oeste

Metodologias

Sessões teóricas; Sessões teórico-práticas. Sessões teóricas com recursos a especialistas convidados; Sessões práticas de trabalho em grupo incidente nos referenciais nacionais, de forma a potenciar a adaptação, transformação e produção de recursos didáticos sobre as temáticas em referência, para efeitos da sua aplicação em contexto escolar.

Avaliação

Relatório individual avaliado e classificado na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, considerando o trabalho elaborado pelos formandos. Critérios de Avaliação: Participação; Mobilização do Conhecimento; Pensamento Crítico e Inovação.

Modelo

Preenchimento de questionário de avaliação a enviar, por email, aos formandos.

Bibliografia

Conselho Nacional de Educação (2022). Recomendação sobre o acolhimento de migrantes e a construção de uma escola mais inclusiva. CNE. https://www.cnedu.pt/pt/noticias/cne/1751-recomendacao-sobre-oacolhimento-de-migrantes-e-a-construcao-de-uma-escola-mais-inclusivaLucas, M., & Moreira A. (2018). DigCompEdu: Quadro europeu de competência digital para educadores. Tradução do documento publicado em 2017 pelo Joint Research Centre da Comissão Europeia com o título European Framework for the Digital Competence of Educators: DigCompEdu. Universidade de Aveiro, CIDTFF. https://area.dge.mec.pt/download/DigCompEdu_2018.pdfOECD (2018). The future of education and skills. Education 2030. The future we want. OECD Publishing. https://www.oecd.org/education/2030/E2030%20Position%20Paper%20(05.04.2018).pdfUNESCO (2019). Rethinking pedagogy: Exploring the potential of digital technology in achieving quality education. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000372786

Observações

Foi pedida a acreditação para os grupos da educação especial e encontramo-nos à espera de aprovação. Os docentes destes grupos devem aguardar e ir verificando a alteração solicitada, na plataforma do CFAE.

Formador

Ana Margarida Silva Batalha

Ana Margarida Presa Teixeira da Fonseca

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-07-2024 (Terça-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 16-07-2024 (Terça-feira) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
3 17-07-2024 (Quarta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 17-07-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
Início: 16-07-2024
Fim: 17-07-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-126685/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Centro Cívico Intergeracional | Central (Peniche)