378

O impacto da internacionalização - ERASMUS + (ACD 2) turma 01

Apresentação

No âmbito do desenvolvimento de projetos de intervenção com vista à promoção de práticas pedagógicas inovadoras, no cumprimento dos objetivos estratégicos do Projeto Educativo em vigência, o Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia encontra-se a desenvolver um projeto Erasmus+ KA121, com o contrato de subvenção Nº 2023-1-PT01-KA121-SCH-000123384, no âmbito da Acreditação Erasmus+. À luz do atual enquadramento legal do Sistema Educativo Português, nomeadamente o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, no âmbito da Educação Inclusiva, o Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular, bem como o Perfil dos alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, o Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia valoriza e promove estratégias com vista ao desenvolvimento do potencial máximo de cada membro da Comunidade educativa, visando o processo educativo que salvaguarda o ensino-aprendizagem com enfoque no aluno, garantindo o desenvolvimento de uma Cultura de Escola que visa o aluno ao centro. Visando a implementação do Desenho Universal das Aprendizagens – DUA, e numa procura de respostas dinâmicas que potenciem o desenvolvimento de competências que garantam aprendizagens significativas a todos os alunos, bem como respostas inclusivas em toda a Comunidade Educativa, o Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia, no ano letivo 2023/24, desenvolveu um projeto de observação e formação em escolas e centros de formação no estrangeiro, que permitiu dotar de 13 docentes do Agrupamento, em 5 países diferentes, nomeadamente: Polónia, Irlanda, Eslovénia, Itália e Chéquia. A participação destes docentes em planos de formação que visam o desenvolvimento de competências no âmbito do digital e da inclusão, bem como o contacto com diferentes Sistemas Educativos garantiu ao corpo docente do Agrupamento desenvolvimento profissional, bem como debate académico no âmbito de temas estratégicos e estruturantes com vista ao desenvolvimento de uma Cultura de Escola Inovadora. O presente plano de formação pretende alargar o foco a docentes e técnicos superiores com intervenção direta nos processos de promoção de sucesso educativo dos alunos, que não tendo participado diretamente nas mobilidades de formação no âmbito do Erasmus KA121, possam, no âmbito do Plano de Formação Interna, ser envolvidos e convocados para processos de reflexão e transformação da escola.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Melhorar as competências para utilizar vários métodos e técnicas de ensino inovadores centrados no aluno, incentivando a resolução de tarefas significativas do mundo real e desenvolver competências transversais; - Aumentar as competências na utilização de recursos abertos, digitais e de literacia mediática, aumentando a capacidade para desencadear mudanças em termos de modernização através das TIC; - Adquirir técnicas para trabalhar com salas de aula heterogéneas, apoiar a inclusão de várias minorias no ensino regular baseado em valores democráticos, promover a participação ativa na sociedade; - Rever e desenvolver competências pessoais e profissionais, criar confiança na promoção de pedagogias inovadoras e ativas que respondam à diversidade social e cultural.

Conteúdos

- Técnicas de ensino inovador; - Competências transversais de desenvolvimento curricular - Literacia digital e literacia mediática; - Competências dos professores para o promoção de abordagens centradas no aluno, na diversidade e inclusão.

Metodologias

Será adotada uma metodologia ativa de trabalho, através de sessões reflexivas em torno das temáticas previstas, numa perspetiva de comunidade de aprendizagem. Haverá momentos de apresentação de práticas recolhidas/aprendidas em cada mobilidade Erasmus+. Divisão em grupos de trabalho para desenvolvimento de workshops sobre cada mobilidade Erasmus+.

Modelo

Presença e preenchimento de questionário de avaliação do impacto da ação através de link a enviar pelo CFAE.

Formador

Ana Isabel Machado Fortunato

Ana Sofia da Silva Mesquita de Matos

Elsa Maria da Costa Viana Baptista

Susana Isabel Santos Correia Pereira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-07-2024 (Quarta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 10-07-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 17:00 2:00 Presencial
Início: 10-07-2024
Fim: 10-07-2024
Acreditação: 21062024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Sede do AE de Atouguia da Baleia