384

FOLIO EDUCA 2024 - Tertúlias Literárias Dialógicas turma 01

Apresentação

A ação de formação responde, transversalmente, às necessidades de formação dos educadores e docentes nas áreas doconhecimento, promoção e mediação da leitura e da literatura, bem como relacionadas com o papel das bibliotecasescolares, enquanto recurso de trabalho interdisciplinar aberto a todos os profissionais de educação, formação e cultura. Associam-se os conteúdos do tema da edição de 2024 do Festival Internacional Literário de Óbidos - inquietude - e a divulgação da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, que Óbidos integra desde 2016, na área da Literatura

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Promover a reflexão de agentes educativos em contextos formais e não formais sobre a Literatura, a Leitura, a Educação, as Bibliotecas, e os temas FOLIO 2024. Divulgar obras literárias reconhecidas. Propiciar experiências de mediação leitora com públicos de contextos educativos diversificados. Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre os temas propostos. Potenciar a criação de recursos educativos inovadores e criativos.

Conteúdos

PROGRAMA DA AÇÃO DE FORMAÇÃO: Tertúlia #1 11OUT / 18H00 Poesia-me / Auditório AEJO / Alice Neto de Sousa + Luís Germano (Mod) Tertúlia #2 14OUT / 18H00 Ler para viver - Biblioterapia / Auditório AEJO / Sandra Barão Nobre + Paula Ribeiro (Mod) Tertúlia #3 16OUT / 18H00 Arte e Literatura e Literatura enquanto Arte / Auditório AEJO / Rita Basílio, Ana Valéria de Figueiredo + Cristina Ferreira (Mod) Tertúlia #4 18OUT / 18H00 Famílias e Escolas: Desafios e Inquietação / Auditório AEJO / João Costa e João Couvaneiro + José Santos (Mod) O curso (25h) é constituído por: . Quatro Tertúlias em datas específicas (11, 14, 16 e 18 outubro - auditório do AE Josefa de Óbidos) . Três Oficinas ou Sessões selecionadas do programa oficial do FOLIO EDUCA 2024 (excluindo qualquer uma integrante do Seminário Internacional) Conteúdos da ação: 1.Apresentação do curso de formação - Metodologias, Explicitação dos conceitos de Tertúlia Dialógica: 3 horas 2.Educação Livro a Livro. Tertúlia Literária Dialógica 1 - 3 horas 3.Educação Livro a Livro. Tertúlia Literária Dialógica 2 - 3 horas 4.Educação Livro a Livro. Tertúlia Literária Dialógica 3 - 3 horas 5.Educação Livro a Livro. Tertúlia Literária Dialógica 4 - 3 horas 6.Educação Livro a Livro. Tertúlia Literária Dialógica 5 - 3 horas 7.Educação Livro a Livro. Tertúlia Literária Dialógica 6 - 3 horas 8.Educação Livro a Livro. Tertúlia Literária Dialógica 7 - 3 horas 9. Conclusão e avaliação da formação - 1 hora

Metodologias

Sessões presenciais, no formato de Tertúlia Literária Dialógica, com 7 autores nacionais e internacionais de livros editados sobre temáticas das áreas da pedagogia, da didática e sobre as Temáticas do tema anual do FOLIO. A metodologia pressupõe diálogo e interação entre os autores e os formandos. O funcionamento das Tertúlias Dialógicas baseia-se nos sete princípios da aprendizagem dialógica e desenvolvem-se a partir das melhores criações da humanidade, em diferentes campos: desde a literatura até à arte ou à música. Através das Tertúlias Dialógicas potencia-se uma abordagem direta, sem distinção de idade, género, cultura ou capacidade, à cultura clássica universal e ao conhecimento científico acumulado pela humanidade ao longo do tempo.

Avaliação

Relatório individual critico com referência aos produtos realizados por cada formando, avaliado e classificado em conformidade com o Regulamento Jurídico da Formação Contínua e demais circulares emanados pelo Conselho Científico da Formação Contínua e Direção Geral da Administração Escolar.

Modelo

Resposta a questionário de satisfação a enviar pelo CFAE a cada formando

Bibliografia

De Botton, L., Girbes, S., Ruiz, L., & Tellado, I. (2014) Moroccan mothers’ involvement in dialogic literary gatherings in aCatalan urban primary school: Increasing educative interactions and improving learning. Improving Schools, 17 (3), p. 241-249. 3].Serrano, M.A., Mirceva, J., & Larena, R. (2010). Dialogic Imagination in Literacy Development, Revista dePsicodidáctica,15 (2), 191-205.Soler, M. (2015). Biographies of ‘Invisible’ People Who Transform Their Lives and Enhance Social Transformations ThroughDialogic Gatherings. Qualitative Inquiry, 21 (10). Special Issue on Dialogic Literary Gatherings.

Anexo(s)

Modelo de Relatório Individual - Tertúlias Dialógicas Literárias

Avaliação do curso de formação - TERTÚLIAS LITERÁRIAS DIALÓGICAS

Observações

As três Tertúlias/Sessões opcionais podem ser selecionadas do programa FOLIO EDUCA, disponível na página oficial do FOLIO 2024 Segue lista de algumas sugestões disponíveis no programa: 12OUT / 18H00 / Ensinar-Aprender com Humor / Mesa / Auditório Municipal - Casa da Música / Luísa Paolinelli, Teresa Adão e Ricardo Araújo Pereira 13OUT / 17H30 / Diálogos cruzados: Que educação para o século XXI / Apresentação de livro / Auditório Municipal - Casa da Música / Luísa Paolinelli (Mod), Adelino Calado, Mário Fortes Santos, Carlos Fiolhais, Carlos Neto, José Eduardo Franco, Annabela Rita e Dionísio Vila Maior 15OUT / 18H00 / São Paulo - Cidade Educadora / Mesa / BMO - CJS / Aparecido Júnior, Karla Queiroz, Eduardo Murakami e José Santos (Mod) 19OUT / 16H30 / História Global da Literatura Portuguesa / Apresentação de livro / Auditório Municipal - Casa da Música / Annabela Rita, Luísa Paolinelli, José Eduardo Franco, Isabel Ponce de Leão, Miguel Real e Pedro Mexia (mod) 20OUT / 16H00 / PROFESSORES - LIBERTAR O FUTURO / Apresentação de livro + Mesa / Auditório Municipal - Casa da Música / António Sampaio da Nóvoa, Maria João Cardona e Ana Paula Piti

Formador

Paula da Conceição Rodrigues Ribeiro

Eduarda Maria da Silva Ribeiro Mota

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-10-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 14-10-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 16-10-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 18-10-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 11-10-2024
Fim: 25-10-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-127274/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos