PLNM - desafios para quem ensina e para quem aprende turma 01
Apresentação
- O afluxo de alunos estrangeiros nas escolas portuguesas obriga a uma reorganização do ensino da disciplina de PLNM e ao desenvolvimento de competências pedagógicas e didáticas ajustadas aos novos desafios; - Desenvolvimento de estratégias de ensino de PLNM que vão ao encontro das necessidades dos alunos de outros universos linguísticos e culturais, promovendo a sua inclusão e sucesso escolares no sistema de ensino português, fomentando deste modo o inter-relacionamento com os seus pares, no seio ou no exterior da comunidade escolar. - Aquisição de conhecimentos científicos e didáticos que contribuam para uma educação inclusiva deste público específico, reconhecendo e valorizando a sua diversidade linguística e cultural, através de dinâmicas pedagógicas que favoreçam a aprendizagem da língua portuguesa e o seu desenvolvimento enquanto língua de escolarização.
Destinatários
Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220, 300 e 910
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220, 300 e 910. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
No final do curso de formação, os formandos deverão ser capazes de: (1) Distinguir conceitos essenciais e relacioná-los com situações reais; (2) Identificar e caracterizar níveis de proficiência linguística; (3) Identificar e interpretar os normativos legais e os documentos de referência; (4) Aprofundar e desenvolver conhecimentos científicos e didático-pedagógicos; (5) Reconhecer a importância e a função de referenciais como o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas (e Companion Volume) ou o Portefólio Europeu de Línguas; (6) Contactar com diferentes abordagens e estratégias de ensino do português; (8) Produzir materiais didáticos para o desenvolvimento das competências comunicativas, em função do nível de proficiência; (9) Reconhecer diferentes modelos de desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino do português como língua veicular; (10) Identificar áreas críticas do uso da língua em manuais escolares para posterior adaptação às necessidades linguísticas de âmbito escolar dos alunos.
Conteúdos
1. Conceitos fundamentais; 2. A competência plurilingue e pluricultural (abordagem intercultural); 3. Métodos e abordagens de ensino do português; 4. Língua do quotidiano vs. Língua de escolarização; 5. O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas; 6. Documentos de referência e orientadores para o PLNM; 7. Avaliação da proficiência linguística; 8. Orientações metodológicas para o desenvolvimento das competências orais e escritas; 9. Análise de manuais escolares de diferentes disciplinas, sob uma perspetiva linguística; 10. Desenvolvimento de materiais didáticos para o PLNM língua de escolarização.
Metodologias
A ação assumirá um caráter teórico e teórico-prático, alternando entre trabalho autónomo, individual e em grupo. Ao longo do curso serão dados a conhecer métodos, abordagens e estratégias para o ensino do PLNM nas suas diferentes dimensões, assumindo-se também como um momento para a partilha de experiências, em articulação com os contextos educativos dos formandos, nas diversas escolas/equipas educativas onde estão integrados.
Avaliação
Relatório individual sobre o percurso formativo e identificação do trabalho produzido em contexto formativo, avaliado e classificado em conformidade com o Regulamento Jurídico da formação contínua de Professores, traduzido numa escala de 1 a 10 valores conforme regulamentação em vigor, de acordo com os seguinte critérios: . Participação 20% . Mobilização do conhecimento 40% . Pensamento critico e inovação (40%)
Modelo
Preenchimento do questionário de avaliação da ação a enviar, pelo CFAE aos formandos.
Bibliografia
Conselho da Europa, Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Aprendizagem, ensino, avaliação; Porto; Edições ASA; 2001.Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular; Aprendizagens Essenciais Ensino Básico; 2018. http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basicoDireção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular; Aprendizagens Essenciais Ensino Secundário; 2018. http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-secundarioDireção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular; Estudo de caracterização e avaliação de impacto da aplicação do Português Língua Não Materna (PLNM) no ensino básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos) e no ensino secundário; 2014. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/EBasico/PLNM/estudo_plnm.pdfDireção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular; Proposta de Orientações Programáticas de Português Língua não Materna (PLNM) para os Ensinos Básico e Secundário; 2014. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/EBasico/PLNM/2_proposta_de_orientacoes_programaticas_plnm.pdf
Formador
Soraia Valy Mamade Feiteira Lourenço
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-10-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 18-10-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 25-10-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 08-11-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 15-11-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 22-11-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 29-11-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |
8 | 06-12-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |