400

Fiz formação em Capacitação Digital. E agora? turma 01

Apresentação

As Aprendizagens Essenciais, em articulação com o Perfil dos Alunos, implicam novas abordagens pedagógicas, conforme preveem os decretos-leis 54/2018 e 55/2018 de 6 de julho. Assim, esta oficina surge da importância de partilhar experiências no contexto da gestão do currículo no ensino básico e secundário, independentemente da disciplina. Considerando que “Educar no século XXI exige a perceção de que é fundamental conseguir adaptar-se a novos contextos e novas estruturas, mobilizando as competências, mas também estando preparado para atualizar conhecimento e desempenhar novas funções” (DGE, 2017, p. 13), pretende-se, nesta formação, dotar os professores de conhecimentos que os conduzam à inovação pedagógica, desenvolvendo estratégias, com recurso às tecnologias, e que os auxiliem na sua ação, no âmbito do processo ensino-aprendizagem e da avaliação pedagógica.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1 - Ressignificar aprendizagens/ dar sentido aos conhecimentos adquiridos em formações realizadas na área de Capacitação Digital. 2 - Pôr em prática os conhecimentos adquiridos nas diversas formações já realizadas. 3 - Compreender as potencialidades de metodologias ativas com recurso a tecnologias, no desenvolvimento de competências fundamentais para o século XXI, à luz dos decretos-leis 54/2018 e 55/2018 de 6 de julho. 4 - Promover a utilização de estratégias de aprendizagem ativa com recurso a tecnologias, procurando incrementar o envolvimento dos alunos e a qualidade das aprendizagens. 5 - Capacitar para a construção de processos de recolha de informação e de rubricas para uma avaliação pedagógica (feedback, avaliação formativa e sumativa). 6 - Conciliar Aprendizagens Essenciais e competências do PASEO para um sucesso educativo pleno. 7- Compreender a importância de desenvolver a autonomia dos alunos enquanto construtores do seu saber e produtores de conteúdos.

Conteúdos

Sessão 1 - Apresentação do formador, dos formandos e da oficina de formação: objetivos, conteúdos, avaliação e cronograma, distribuição dos documentos teóricos, mencionados nesta proposta. Expectativas dos formandos na formação, com recurso à ferramenta Mentimeter. Levantamento das ferramentas digitais conhecidas dos formandos e a sua aplicabilidade pedagógica. A tecnologia ao serviço do ensino presencial (ensino híbrido). Organização da turma em equipas de trabalho (se possível, professores de disciplinas diferentes) no Padlet da formação e distribuição das tarefas. Sessão 2 - Apresentação dos normativos e reflexão conjunta sobre os documentos distribuídos. Introdução aos conceitos de professor inovador, reflexivo, agente e gestor do currículo. Aprendizagem ativa e ubíqua, com recurso às tecnologias digitais (TIDC), com naturalidade. Discussão e debate sobre as principais diferenças entre aprendizagem ativa e aprendizagem passiva. Sessão 3 - Intencionalidade pedagógica e desafios para o professor do século XXI e Cenários de Aprendizagem (CA). Partilha e reflexão conjunta de metodologias e estratégias pedagógicas, com recurso às tecnologias, que envolvam e impliquem os alunos no contexto do PASEO. Sessão 4 - Conceitos de Feedback, intencionalidade pedagógica, avaliação pedagógica e rubricas. Utilização das ferramentas tecnológicas ao serviço do ensino, da aprendizagem e da avaliação. Debate. Sessão 5 - Apresentação dos Cenários de Aprendizagem e avaliação pelos pares. Feedback da formadora e esclarecimento dos conceitos. Sessão 6 - Continuação das apresentação dos CA, com feedback para melhorias finais. Reflexão conjunta sobre as atividades desenvolvidas na formação. Os Domínios de Articulação Curricular (DAC): mais-valias? Potencialidades para a aplicação das Aprendizagens Essenciais, no contexto do PASEO. Desafios, potencialidades e constrangimentos. Sessão 7 - Em plenária, reflexão conjunta sobre as atividades desenvolvidas na formação. Os Domínios de Articulação Curricular (DAC): mais-valias? Potencialidades para a aplicação das Aprendizagens Essenciais, no contexto do PASEO. Desafios, potencialidades e constrangimentos.

Metodologias

Sessões de trabalho teórico-prático

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas em todas as sessões, a elaboração e reflexão sobre tarefas para os alunos, e o trabalho de aplicação em sada de aula (Cenário de Aprendizagem) elaborado por cada formando. A Avaliação final decorrerá também de uma reflexão escrita individual sobre a formação, as aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, e a sua participação na formação.

Modelo

Questionário de avaliação da ação através de formulário a fornecer pelo CFAE.

Bibliografia

Fernandes, D. (2021). FOLHA # Aprender Melhor com Políticas de Classificação Mais Transparentes e Consistentes, ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa| Centro de Investigação e Estudos de Sociologia.Fernandes, D. (2021). FOLHA # Para uma Iniciação às Práticas de Classificação Através de Rubricas, ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa| Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES).Fernandes, L. (2019). O Vídeo para uma Aprendizagem Autónoma e o Sucesso Educativo: um Estudo de Caso na Disciplina de Português no 12 º ano. Universidade do Minho, Braga. Portugal.Nóvoa, A. (2017). Desafio do Trabalho e Formação Docentes no século XXI. Novo Hamburgo, Brasil. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=sYizAm-j1rM.Oliveira, L. R. (2017). Da inovação pedagógica e do papel da tecnologia na educação: algumas considerações possíveis no quadro do Projeto Gilgamesh. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão.

Formador

Laurinda Maria Mendes da Fonte Fernandes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-10-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
2 30-10-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
3 06-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 20-11-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 10-01-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
6 11-01-2025 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
Início: 23-10-2024
Fim: 11-01-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-129944/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 30 h
Local: Plataforma ZOOM + AE Rafael Bordalo Pinheiro