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Avaliação das Aprendizagens em Educação Física e Desporto Escolar turma 01

Apresentação

Esta ação de formação resulta da necessidade de envolver os docentes de Educação Física no desenvolvimento de uma estratégia de atualização da gestão das aprendizagens dos alunos, nomeadamente na implementação de um novo paradigma na avaliação dos alunos, correspondendo à implementação de uma cultura de gestão flexível do currículo, no desenvolvimento de práticas curriculares colaborativas e na criação de ferramentas de monitorização das aprendizagens de incidência formativa.

Destinatários

Professores dos Grupos 260, 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260, 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260, 620.

Objetivos

- Conhecer os conceitos fundamentais da Avaliação em Educação; - Identificar os Referenciais de Avaliação em Educação Física; Criar instrumentos de avaliação para utilização nas aulas de EF e Desporto Escolar (Tipo de Provas, Construção de Um Guião, Descritores de Desempenho);

Conteúdos

1. Apresentação da ação de formação: objetivos, conteúdos, avaliação, definição dos parâmetros da metodologia do trabalho autónomo(produtos e evidências pedagógicas e didáticas expectáveis). 1 hora 2.Conhecer os conceitos fundamentais da Avaliação em Educação - 4 horas 2.1.Enquadramento Teórico (Paradigma Positivista vs Paradigma Naturalista); 2.2.Principais Objetivos da Avaliação. 2.3.Qualidades formais da avaliação: Validade e Fiabilidade 2.4.Modalidades de Avaliação – Formativa; Sumativa; Criterial; Normativa 2.5.Alinhar a avaliação com o currículo 2.6.Importância do Feedback em avaliação 2.7.Auto-Avaliação 2.8.Avaliação por Portfólios 3. Identificar os Referenciais de Avaliação em Educação Física - 6 horas 3.1.Programas de Educação Física e Desenvolvimento Curricular; 3.2.Aprendizagens Essenciais; 3.3.Quadro de Extensão da EF (Atividades Físicas; Aptidão Física; Conhecimentos); 4.Criação de instrumentos de avaliação para utilização nas aulas de EF e Desporto Escolar (Tipo de Provas;Construção de Um Guião;Descritores de Desempenho) - Trabalho autónomo - 15 horas. (Técnicas de Observação:Grelhas de Observação;Listas de verificação;Técnicas de Inquérito:Questionários;Entrevistas;Análise de Conteúdo:Testes Escritos). 5.Avaliação; partilha de recursos produzidos em contexto da oficina de formação. Avaliação da ação de formação- 4 horas

Avaliação

Avaliação do portefolio individual elaborado em contexto de trabalho autónomo, com um peso de 60% na classificação final; Relatório individual sobre a ação de formação, com um peso de 40% na classificação final. Avaliação com notação na escala de 1 a 10 valores, em conformidade com o Regulamento Jurídico da Formação Contínua e cartas circulares do CCPFC e da DGAE sobre a avaliação e classificação da Formação Contínua dos docentes.

Bibliografia

Comédias, J. (2012) A Avaliação autêntica em Educação Física – O problema dos Jogos Desportivos Coletivos. Tese Doutoramento apresentada ao Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Lisbo: ULHT- Fernandes, D. (2009). Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Unesp.Allal, L (2010). Assessment and the Regulation of Learning. In P. Peterson, E. Baker&B. McGaw(eds.), International Encyclopedia of Education (pp.348-352.). Oxford: ElsiverFernandes, D. (2006). Para uma teoria da avaliação formativa. Revista Portuguesa de Educação (pp.21-50).Barreto, H., Beja,E., Bom, L., Carreiro da Costa, F., Damas, C. Lima, T., e tal (1980). Da Atividade Lúdica à Formação Desportiva: Seminário de Metodologia do basquetebol. Cruz Quebrada: ISEF.

Formador

Augusto Mendes Aniceto

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-11-2024 (Quarta-feira) 19:00 - 21:00 2:00 Presencial
2 20-11-2024 (Quarta-feira) 19:00 - 21:00 2:00 Presencial
3 04-12-2024 (Quarta-feira) 19:00 - 21:00 2:00 Presencial
4 08-01-2025 (Quarta-feira) 19:00 - 21:00 2:00 Presencial
5 22-01-2025 (Quarta-feira) 19:00 - 21:00 2:00 Presencial
6 12-02-2025 (Quarta-feira) 19:00 - 21:00 2:00 Presencial
7 26-02-2025 (Quarta-feira) 19:00 - 21:00 2:00 Presencial
8 07-03-2025 (Sexta-feira) 19:00 - 20:00 1:00 Presencial
Início: 06-11-2024
Fim: 07-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-126447/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro