Bem-estar e Mindfulness (NÃO DOCENTE) turma 01
Apresentação
As doenças mentais têm vindo a ter um grande impacto na sociedade portuguesa, é uma preocupação ao nível da saúde e do bem-estar que urge soluções mais pragmáticas, até na forma como nos vemos, como resolvemos conflitos com outros e interagimos com eles. Este ano letivo a tónica da EECE (Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola) no agrupamento AERBP é Educação para a Paz e para o bem-estar, e há que levar estas preocupações também à nossa comunidade educativa e porque não a outras escolas?
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
A energia curativa sob a forma de Mindfulness pode ser direcionada para o próprio e também para os outros, sobretudo para as pessoas com quem estabelecemos relacionamentos, seja na família, no local de trabalho (psicossociais) ou em outra situação. Tratam-se de todas as nossas relações interpessoais. Com as sessões de Mindfulness vamos agregar valor, agregando no Ser (indivíduo) um maior bem-estar e uma sensação de maior plenitude.
Conteúdos
No contexto da medicina, psicologia e na educação, o termo Mindfulness pode ser traduzido como atenção plena ou plena atenção, em que os indivíduos estão com consciência plena e num estado mental de estar atento, intencionalmente, à experiência presente. Mindfulness envolve dois componentes essenciais, a autorregulação da atenção e uma orientação aberta à experiência (Bishop et al., 2004). Ou seja, uma autorregulação da atenção para que o indivíduo se mantenha concentrado na experiência e possa reconhecer melhor os acontecimentos corporais, sensoriais e mentais no momento presente. E, uma orientação particular face às próprias experiências do momento, caracterizada pela curiosidade, abertura e aceitação, consistindo num monitoramento aberto à experiência. Desta forma, será dada uma breve explicação sobre o que significa o Mindfulness, quais as vantagens do seu uso no dia-a-dia e na prática letiva, seguidamente são experienciadas vivências de sessões com Mindfulness.
Metodologias
As metodologias utilizadas nesta ação serão sobretudo metodologias ativas (vivenciais), colocando o formando como protagonista de toda a experiência.
Modelo
Resposta a questionário de avaliação da ação em formulário a fornecer pelo CFAE
Observações
Bishop, S. R., Lau, M., Shapiro, S., Carlson, L., Anderson, N. D., Carmody, J., …Devins, G. (2004): “Mindfulness: A proposed operational definition”, Clinical Psychology: Science and Practice, 11(3), 230-241. Martins, Mª João; Castilho, Paula; Carvalho, Célia; Pereira, Ana; Braehler, Chistine & Macedo, António (2020). "Mindfulness e Compaixão - Na recuperação da psicose". Pactor - Edições de Ciências Sociais, Forenses e da Educação, Lisboa.
Formador
Matilde da Ascensão Ventura Vieira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-11-2024 (Terça-feira) | 19:00 - 21:00 | 2:00 | Presencial |
2 | 22-11-2024 (Sexta-feira) | 19:00 - 21:00 | 2:00 | Presencial |