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Emoções na Educação: do Pensamento ao Comportamento - 1.º MÓDULO turma 01

Apresentação

O ser humano é um ser social e afetivo, ou seja, tem necessidade de estabelecer relacionamentos, bem como se sentir amado e querido pela sociedade, amigos ou família. No ambiente escolar não poderia ser diferente: aprendemos quando nos sentimos bem connosco e com os que se encontram ao nosso redor, como: professores, amigos, gestores e equipe escolar. Para que a aprendizagem ocorra de maneira eficaz e duradoura, é necessário que ela desperte no aluno alguma emoção ou significado, pois quanto maior for o interesse e a motivação por determinado assunto ou tema, maior será a absorção e a facilidade na aquisição desse conhecimento. Em contrapartida, quando um assunto gera forte angústia ou carga emocional, podem ser provocadas falhas temporárias na atenção e na concentração, impedindo o desenvolvimento de uma nova aprendizagem, e gerando no aluno a chamada “branca” em momentos de avaliação. Sejam negativas ou positivas, as emoções têm papéis fundamentais em diversos contextos da vida. De acordo com a literatura científica, essa relação também aparece no processo de aprendizagem, sobretudo ao ajudar o aluno a direcionar o foco para coisas do seu interesse. As emoções, quando gerenciadas de forma equilibrada e sadia, propiciam aprendizagens benéficas e prazerosas, componentes indispensáveis para o desenvolvimento cognitivo mas também social de todos os alunos. É por conta disso que escolas que incentivam a educação emocional criam um ambiente mais positivo e acolhedor para seus alunos, uma vez que isso pode melhorar a cultura escolar, reduzir o bullying e promover uma maior satisfação dos alunos e dos professores.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial e Técnicos Especiais, com prioridade a docentes do AE Rafael Bordalo Pinheiro

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Compreender o papel abrangente da escola, como espaço social e de aprendizagem, na promoção do desenvolvimento e na formação global de crianças e adolescentes, não incidindo apenas no seu desenvolvimento cognitivo, mas também no seu desenvolvimento social e emocional;

Conteúdos

1. Conceito de Emoção 2. Modelo sistémico das Emoções 3. Tipos e Funções das Emoções 4. Emoção e Sentimento 5. Emoções na Infância e Adolescência 6. Estratégias e autorregulação emocional 7. Conceito e fundamentos da Educação Emocional

Metodologias

Abordagem teórico-prática, método expositivo, interrogativo e ativo, incluindo o recurso a dinâmicas de grupo de prática simulada, visualização de vídeos e análise e debate crítico de situações, casos/dilemas.

Modelo

Questionário de avaliação da ação através de link a enviar pelo CFAE aos formandos

Observações

Ação a ser dinamizada na Escola Básica de Santa Catarina e será dado acesso a drive online com todos os Manuais e todos os recursos extra.

Prioridades de participação: 1.º Docentes em exercício na EBI de Santa Catarina; 2ª Docentes do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro; 3.º Docentes de outros Agrupamentos de Escolas da área do CFAE Centro Oeste.

Formador

Patrícia Isabel Duarte dos Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-01-2025 (Quarta-feira) 15:30 - 18:30 3:00 Presencial
2 22-01-2025 (Quarta-feira) 15:30 - 18:30 3:00 Presencial
Início: 08-01-2025
Fim: 22-01-2025
Acreditação: ACD24102024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: AE Rafael Bordalo Pinheiro - EB de SANTA CATARINA

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