410

Trabalho de aprendizagem curricular por Projetos no 1.º Ciclo turma 01

Apresentação

A presente formação justifica-se, de uma forma geral, pelo facto da escola, atualmente, confrontar-se com uma sociedade de informação, em que se torna fundamental o desenvolvimento de práticas pedagógicas que promovam a transformação da informação em conhecimento, ao invés da reprodução do mesmo. Nesse sentido, para que o sentido críticom a compreensão e a produção de conhecimento ocorram, há que promover práticas de organização das aprendizagens escolares que fomentem o desenvolvimento de competências investigativas, cooperativas e comunicativas. Cientes da importância da participação cooperada das crianças na apropriação significativa e profunda do currículo, o Trabalho por Projetos é uma prática pedagógica que se assume como fundamental para a concretização desse objetivo.

Destinatários

110 - 1º Ciclo do Ensino Básico

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de 110 - 1º Ciclo do Ensino Básico. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de 110 - 1º Ciclo do Ensino Básico.

Objetivos

- Desenvolver a autonomia, a responsabilidade, a cooperação e a participação ativa dos alunos na apropriação do currículo escolar; - Apoiar o professor no desenvolvimento de competências investigativas nos alunos (planeamento; pesquisa; tratamento da informação; organização de uma apresentação digital; comunicativas); - Promover a motivação pela aprendizagem escolar através do sentido social das aprendizagens escolares, desenvolvido pela partilha daquilo que os alunos aprendem, ensinando-se uns aos outros; - Desenvolver competências metacognitivas nos alunos (autoavaliar-se e aprender a aprender); - Promover o gosto e interesse pelo aprender e partilha.

Conteúdos

1. Trabalho por Projetos numa comunidade de aprendizagem – princípios pedagógicos; 2. A organização da sala de aula e materiais; 3. Os instrumentos de pilotagem do trabalho; 4. As diferentes fases do Trabalho por Projetos; 5. O papel e apoio do professor; 6. As competências de cooperação desenvolvidas nos alunos; 7. A regulação do trabalho e construção de critérios de avaliação com os alunos; 8. O tempo de comunicação dos Projetos; 9. O estudo posterior dos temas comunicados.

Avaliação

A avaliação tem carácter qualitativo e quantitativo (Despacho n.º 4595/2015). A escala de avaliação é compreendida entre 1 a 10 valores, sendo que a aprovação na oficina de formação dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da ação. Consideram-se três critérios: • Participação: Pontualidade; Intervenções/Apresentações (Pertinência/Clareza/Nível de reflexão); Empenho/Iniciativa; Cooperação/Partilha (2 valores); • Produção de trabalho/materiais: Adequação/Pertinência (4 valores); • Trabalho Final/Portefólio: Correção Formal (1); Conteúdo (Rigor, Fundamentação, Problematização, Coerência Interna, Apresentação) (1,5); e Aplicação dos conteúdos (1,5) (4 valores).

Bibliografia

Correia, C. (2012). Aprender através de projetos. Escola Moderna, 5(43), 12-25. Dewey, J. (1968). Expérience et éducation. Armand Colin.Figueiredo, P. (2014). Desenvolvimento do trabalho em projetos. Escola Moderna, 6(2), 130-137.Giordain, A., & Vecchi, G. (2002). L`enseignement scientifique comment faire pour que “ça marche?” (Tradução de Júlia Soares). Delagrave.Gomes, I. (2011). Trabalho de aprendizagem curricular por projetos cooperativos. Escola Moderna, 5(39), 41-54.Legrand, L. (1990). A Pedagogia do Projeto. In E. Leite, M. Malpique, & M. R. Santos (Orgs.), Trabalho de Projeto (pp. 36-37). Edições Afrontamento.

Formador

Luís Filipe Batista Mestre

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-01-2025 (Terça-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
2 14-01-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 28-01-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 11-02-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 25-02-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
6 11-03-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
7 18-03-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
8 01-04-2025 (Terça-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
Início: 07-01-2025
Fim: 01-04-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-130489/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: AE Rafael Bordalo Pinheiro + Online ZOOM

INSCREVER-ME